segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aniversário

O blog está comemorando um ano de existencia e de visual novo. Nada muito elaborado, apenas um dos novos designs do blogger que achei mais interessante. Este blog não tem uma periodicidade definida, pois só escrevo quando acho que tenha algo interessante para outros lerem, e o foco maior é na qualidade e não na quantidade, mas houve no total 68 posts, o que dá um pouco mais de um post por semana. O Objetivo do blog é a educação financeira e acredito que ele vem conseguindo trazer um conteudo de valor aos pequenos investidores.

Em comemoração ao aniversário trouxe um pequeno resumo dos melhores posts neste último ano, que refletem bem tudo que tenho aprendido e como vejo o mundo financeiro.

- Um Lanchinho Grátis: Introdução a asset allocation, diversificação e teoria de Markowitz

- A Incerteza do Futuro: "Retornos passados não são garantias de retornos futuros"; frase que todo mundo le mas ninguem segue. A incerteza como base de uma estratégia sólida de investimentos.

- A Ilusão do Grafista: Desmistificando a "análise técnica". Padrões gráficos do passado não tem nenhum poder de prever o comportamento futuro de uma ação. Quem usa análise gráfica está apenas fazendo uma aposta, quer ele saiba ou não. Em vez de olhar os gráficos pode também jogar cara e coroa pra saber se uma ação vai subir ou cair que dá na mesma.

- Análise Técnica: Sorte ou Realidade? Estudo cientifico comprovando que a análise técnica é inútil.

- Manejo do Risco: Diversificação. Diversificação como a principal estratégia de controle de risco, tendo em vista a imprevisibilidade do futuro.

- Manejo do Risco: Asset Allocation. A importancia de investir em diferentes classes de ativos pouco correlacionados e não apenas diversificar dentro da mesma classe. A asset allocation é o principal determinante da rentabilidade de um portfolio no longo prazo.

- Diversificação na Bolsa através de ETFs: O uso de ETFs como uma ferramenta para ampla diversificação na bolsa. Possivelmente a melhor opção para o pequeno investidor.

- Teoria dos Mercados Eficientes: Introdução. As informações novas são precificadas rapidamente. O mercado brasileiro em relação as blue chips é razoavelmente eficiente.

- Montando uma estratégia Sólida. Juntando tudo e montando uma estratégia sólida de investimentos.

- Reflexões sobre aposentadoria precoce. Procure um trabalho que goste de fazer, aproveite a vida, se divirta, de atenção a sua família. Seus projetos financeiros não devem atrapalhar sua vida atual.

- Semi-aposentadoria. Trabalhe menos e aproveite a vida de aposentado desde já.

- Fundos Imobiliários. Investindo em imóveis através de fundos imobiliários.

- Portfolio Permanente. Montando um portfolio que performe bem em todos os ciclos econômicos.

- Adaptação do portfolio permanente ao Brasil. Adaptando as idéias do portfolio permanente a realidade brasileira.

- Carteira de Dividendos: Faz sentido?? Montar uma carteira de ações focando apenas nos dividendos é uma estratégia com várias falhas conceituais.

- Montando uma carteira Individual. Replicando o Ibovespa com  uma carteira de ações individual

- O que a análise fundamentalista não mostra. Aquela empresa com P/L baixo pode não ser a pechincha que voce acha. A análise fundamentalista analisa o passado da empresa. Isto muitas vezes não se reflete no futuro da empresa em um mundo dinâmico.


Não sei quanto aos outros mas este blog tem sido muito instrutivo para mim. Tem me ajudado a organizar e estruturar as idéias e tenho aprendido muito com cada um, com os comentários e com o feedback de todos. Se voces aproveitarem pelo menos a metade do que tenho aprendido com este blog estarei satisfeito. Aguardo sugestões de como melhorar ainda mais.

3 comentários:

  1. Parabéns por 1 ano de elaborado conteúdo!

    Ter um blog realmente ajuda BASTANTE na organização de nossas próprias idéias e filosofias.

    Na busca de passar um conteúdo claro e qualificado aprendemos bastante no processo da escrita.

    Que venha mais um ano de novos e qualificados artigos aqui no Investimentos e Finanças.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Henrique,

    Assim como Platão acredito que as idéias se constroem e se desenvolvem com o dialogo, e progressivamente vamosnos aproximanado da "verdade".

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aniversário do blog, e pela seleção de artigos!


    Eu também senti a mesma coisa ao elaborar o Valores Reais: parece que a gente fica mais comprometido com as ideias que publicamos nos blogs.


    E gostei bastante do novo layout do blog!




    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir