domingo, 5 de julho de 2009

A incerteza do futuro

Um dos livros mais famosos entre investidores, principalmente os iniciantes é o Axiomas de Zurique, de Max Gunther; que trata basicamente de estratégias para especular na bolsa, algo muito em moda hoje em dia. Apesar de não recomendar suas estratégias acho que vale a pena uma lida, pois como tudo na vida existe muita coisa boa a se aproveitar no livro. Um dos melhores capítulos é o que trata do 4º Grande Axioma - Das Previsões. Acredito que todo investidor deveria ler e aprender as verdades expressas neste capítulo. Transcrevo abaixo algumas das melhores partes:

* O comportamento do ser humano é imprevisível
* A Verdade é que ninguem tem a mais remota idéia do que vai acontecer ano que vem, semana que vem, nem sequer amanhã. É da maior importância jamais levara sério economistas, especialistas em mercado, nem quaisquer outros oráculos financeiros.
* Os que fazem previsões financeiras exibem as vezes meia duzia de palpites que deram certo, mas nunca divulgam a lista de todas as coisas que errou.
* "É fácil ser profeta" disse o economista Dr. Theodore Levitt na Business week. "Você faz 25 previsões e depois só comenta as que deram certo".
* Todo profeta as vezes acerta e as vezes erra - erram mais do que acertam, mas quem é que vai advinhar?
* O mundo do dinheiro é um mundo de eventos humanos; e não há método, nem existe ninguem capaz de prever eventos humanos.
* O fato, simplesmente, é que são demais as variáveis envolvidas, para que se possa obter uma previsão confiável de algo como a taxa de inflação. Esta taxa resulta de milhões de pessoas tomando bilhões de decisões: operários decidindo quanto querem ganhar, patrões decidindo quanto querem pagar, consumidores estabelecendo os preços que estão a fim de engolir.
* Assim, não monte suas estratégias de investimentobaseado em previsões, por que pode não dar certo. No mundo do dinheiro, ninguem tem a mais remota idéia do que irá acontecer no futuro. Preste bem atenção: ninguem.

E todos nós podemos ver a verdade desde axioma em vários exemplos no ano passado. É só avaliar as previsões do inicio de 2008 do Ibovespa de todas as corretoras. Nenhuma delas previu a grande crise e a queda que iria ocorrer no mercado de ações. Nenhuma. Nenhum economista ou analista financeiro famoso sequer imaginava o tamanho da crise que se avizinhava, além de uns poucos. Então tome muito cuidado com as previsões dos analistas financeiros sobre o PIB, taxa de juros, cambio, desemprego, inflação, o Ibovespa e valores justos para ações, que sempre mudam e sofrem revisões. Analise-os pelo que realmente são - incertos, faliveis; e não baseie suas decisões e seu futuro exclusivamente nelas.

Ninguem presta atenção aquelas letrinhas que dizem "retornos passados não são garantias de retornos futuros". Todos acham que só porque um fundo de ações ou um fundo multimercado alanvancado rendeu muito nos ultimos anos ele vai continuar rendendo assim. Exemplos não faltam, incluindo um fundo de ações muito famoso por seus retornos acima da média e que na crise do ano passado faliu. E tambem a maioria esquece que retornos acima da média na maioria das vezes são conseguidos com posições muito arriscadas em mercados futuros, alavancadas, em que se o mercado for contra a aposta do gestor o fundo pode perder mais do que o patrimonio e voce pode ficar com saldo negativo, devendo no fundo.

Então precisamos estar preparados para um futuro imprevisivel. Nossos investimentos devem ter uma base sólida e não se basear apenas em previsões faliveis. Precisamos ter uma estratégia definida e focar bem no gerenciamento dos riscos que corremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário