sábado, 25 de julho de 2009

Montando uma reserva de emergência

É importante para todos os investidores ter uma reserva de emergência fora da bolsa, na renda-fixa, contra os imprevistos da vida. Como a volatilidade do mercado de ações é muito alta, se você precisar do dinheiro em uma situação de urgência, como um problema de saúde, desemprego, acidente, etc; você não vai precisar resgatar o dinheiro da bolsa, eventualmente tendo que realizar prejuizos.

Esta reserva de emergência deve estar alocada em ativos liquidos, com disponibilidade imediata, como poupança, um fundo DI ou CDB-DI. Outros instrumentos de renda fixa como Títulos do Tesouro direto e debentures são menos liquidos e talvez não se prestem para fins de reserva de emergência isoladamente, mas podem ser utilizados em conjunto com instrumentos mais liquidos, por exemplo deixando uma reserva prontamente disponivel na poupança ou DI e o restante no Tesouro Direto ou debentures. O melhor investimento vai depender das caracteristicas de cada investidor.

Quanto deixar na reserva de emergência? O minimo seria o equivalente a seis meses de contas pagas. Assim se voce perder o emprego terá tempo de conseguir outra colocação sem precisar resgatar o dinheiro da bolsa. Quanto maior a reserva de emergência, mais segurança para o investidor de longo prazo. Poderíamos classificar a reserva de emergência em niveis:

- Nível 0 : Sem dividas
- Nível 1 : O equivalente a seis meses de contas pagas; este seria o minimo que qualquer investidor deveria ter.
- Nível 2 : O equivalente a 12 meses de contas pagas
- Nível 3 : O equivalente a 24 meses de contas pagas
- Nível 4 : O equivalente a 5-8 anos de contas pagas

Por que diversos níveis de segurança? Isto vai depender das caracteristicas individuais de cada investidor. Um jovem, solteiro, sem filhos e que tenha uma boa estabilidade no emprego, como um funcionario público pode muito bem ficar no nivel 1 de segurança e ter apenas 6 meses na Renda fixa e manter o restante em ativos de risco, se os seus objetivos forem de longo prazo, de acordo com a alocação de ativos que ele escolheu. Já se alguem é casado, tem filhos, é arrimo de familia, não tem tanta estabilidade no emprego, necessita de um maior nível de segurança, como o nivel 2 ou 3. Se alguem já é aposentado deve manter o nivel 4 de segurança e ter em renda fixa de 5-8 anos de suas despesas mensais. Isto tambem depende da tolerancia ao risco de cada um.

Se voce tem uma reserva de emergência na renda fixa adequada para sua situação de vida pode durmir tranquilo, sabendo que as flutuações de curto prazo da bolsa não vão afetar a sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário