quinta-feira, 2 de julho de 2009

Um Lanchinho Gratis

Um dos ditados mais famosos no mercado financeiro é "There's no free lunch", que em uma tradução livre para o português seria o nosso "Não tem boquinha, não." Este ditado refere-se ao fato de que quanto maior o retorno de um investimento, maior o seu risco; ou seja, não existe um meio de ganhar dinheiro fácil, sem riscos. Assim um dos principais fatores que um investidor deve ter em mente é o gerenciamento de riscos. Uma das pricipais maneiras de gerenciar e diminuir os riscos é através da estratégia de alocação de ativos, o famoso "Não colocar todos os ovos na mesma cesta". Sobre este tema vale a pena estudar um pouco o trabalho de Harry Markowitz sobre a Teoria Moderna do Portfolio.

Markowitz define risco como o desvio padrão dos retornos esperados de um investimento. E além do risco e retorno de um investimento ele avalia a correlação entre várias classes de investimento (ou co-variancia). Se 2 investimentos se movem juntos na mesma direção eles tem uma correlação positiva (por exemplo o preço do barril do petróleo e a cotação da ação da petrobrás) e se eles se movem em direções opostas eles tem uma correlação negativa (por exemplo o Dolar e Ibovespa). E dois investimentos podem tambem não ter nenhuma correlação.

Mas qual a importância disto? É que quando montamos um portfolio de investimentos com várias classes de ativos que tenham pouca correlação uns com os outros podemos diminuir o risco a nivel de portfolio. Menos risco sem uma diminuição do retorno. Isto é o mais próximo que podemos ter de um lanchinho grátis.

O maior problema da teoria do Markowitz é que ele usa retornos historicos de um ativo para determinar o risco e retorno futuro. E como sabemos, mas muitos esquecem, nem sempre o futuro repete o passado.

4 comentários:

  1. Muito Bom!

    Tópico de suma importância.

    Alocação de Ativos é um assunto que me atrai muito.

    Quando você diz que classes de ativos que tenham pouca correlação entre elas podemos diminuir o risco, não seria melhor se a correlação fosse a mais perto da negativa (-1) para podermos ter o melhor retorno de acordo com o mesmo risco?

    Futuramente, espero mais artigos sobre Asset Allocation!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Henrique,

    O ideal seriam uma correlação negativa perfeita (-1) mas este ativo não existe. Então precisamos utilizar o que for mais proximo disto, que no caso do Ibovespa seria o Dolar.

    Existem alguns problemas quanto a isto. Uma é a situação macroeconômica dos Estados Unidos, com tendencia de desvalorização do dolar no LP; Outro ponto é avaliar se sua carteira de ações tem um comportamento semelhante ao Ibovespa (Beta próximo a 1).

    Assuntos para futuros posts.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Confesso que esta tendência de desvalorização do dólar no longo prazo é um dos fatores que mais me preocupa em relação à alocação dos meus investimentos.

    Botei um link para o seu blog lá no meu!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Te mandei uma e-mail mas não sei se chegou por ai...

    Caso não tenha chegado poderia me mandar um e-mail se identificando pois gostaria de trocar algumas idéias contigo!

    meu e-mail: ique_carvalho@hotmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir