sábado, 11 de julho de 2009

Manejo do Risco: Diversificação

Em todo investimento é importante analisar 2 componentes: O risco e o retorno. Investidores racionais são avessos ao risco e exigem um maior retorno para incorrer em um maior risco. O risco está ligado a incerteza dos resultados e a possibilidade de perda financeira e é medido pela variabilidade dos retornos de um ativo e pode ser mensurado atraves de medidas estatisticas como variância e desvio padrão

No mercado de ações, existem basicamente dois tipos de riscos: o risco de mercado (ou risco sistêmico), que afeta a economia global e não depende da escolha de um papel ou de outro; e o risco do papel, associado especialmente ao ativo em questão, ou ao setor, conhecido como risco diversificável ou específico . Este tipo de risco está associado a fatos como alterações ou problemas ao nível da gestão da empresa, greves ou modificações nos padrões de consumo relativos aos produtos da empresa, perda de clientes, processos.

Alguns exemplos recentes: o efeito de derivativos cambiais em empresas como Sadia e Aracruz; a crise aérea que afetou a Gol e Tam; problemas de governança corporativa que afetaram a Cosan; fraudes na Agrenco, etc.

Uma forma de minimizar o efeito do risco do papel é diversificar a carteira de ações montada entre varios papeis e varios setores. Quem opta por um número pequeno de papéis está aumentando o seu potencial de risco diversificável, ou seja, o risco específico de cada um daqueles papéis. O risco diversificável não interessa para o investidor, pois é passivel de eliminação. Um mercado de capitais eficiente não deve compensar os investidores por assumirem riscos que possam ser eliminados sem custo.




3 comentários:

  1. Além da diversificação nas ações, podemos considerar também, a diversificação na composição da carteira, ou seja, uma parte em renda variável e uma parte em renda fixa tornando-a mais "segura", porém menos rentável em períodos de alta da bolsa.

    Abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis Otávio,

    Com certeza é muito importante a alocação dos ativos em outras classes como renda fixa, câmbio e imóveis, como uma forma extra de diminuir o risco, conhecido como asset allocation. Tratarei deste assunto em futuros posts. Quis apenas neste ponto focar na diversificação no mercado acionario.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Fico no aguardo de tal matéria, tenho muito interesse!

    Grandes abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir