quinta-feira, 9 de julho de 2009

A dificil arte da Análise Fundamentalista

Uma outra escola de investimentos é a da análise fundamentalista. Dentro da análise fundamentalista existem 2 estratégias. A primeira estratégia parte da analise dos multiplos fundamentalistas (P/L, P/VPA, PSR, EV/EBTIDA, ROIC, Dividend Yield, Divida Bruta / PL e margens), tanto isoladamente e tambem em comparação com os valores historicos destes indicadores da empresa, e em relação aos indicadores das demais empresas do setor. E a partir dai se faz uma analise se esta empresa está barata ou cara em relação aos seus valores historicos ou aos valores do setor. Falaremos mais sobre estes indicadores posteriormente.

A segunda estratégia tenta estabelecer um preço justo para esta ação; existem várias maneiras de calcular o preço justo de uma ação. Um dos métodos mais usados é o de fluxo de dividendos descontados; ela parte do presuposto que o valor de uma ação é o resultado de todos os dividendos futuros que esta ação proporcionara. O investidor analisa o crescimento dos lucros por ação e dos dividendos e faz uma estimativa dos dividendos futuros e aplica uma taxa de desconto para trazer ao valor presente. Existem tambem vários outros modelos de precificação.

E por que ao analisar os preços justos de um mesmo ativo encontramos tanta diferença entre vários analistas?? Como vimos num post anterior o futuro é incerto. E estas equações para determinar o preço justo usam várias estimativas sobre o crescimento da empresa, valores futuros de lucro por ação e de dividendo e taxa de desconto (relacionada com a taxa selic do período, que é considerado o ativo de menor risco). Então este preço justo na verdade se baseia em uma manutenção da taxa de crescimento dos lucros e dividendos e da manutenção da taxa selic em valores atuais ou menores. Se houver uma queda dos lucros, ou da taxa de crescimento da empresa ou um aumento da taxa selic, que vai levar a aumento da taxa de desconto então automaticamente o preço justo de uma ação vai cair. E isto vai depender das condições macroeconômicas e das decisões da direção da empresa. Então existem diversos fatores futuros que podem alterar drasticamente o valor justo de uma empresa. É por este motivo que após encontrar o preço justo o investidor deve ainda determinar uma margem de segurança para a aplicação. E é por este motivo que a análise fundamentalista também não é infalivel, pois mudando-se as condições econômicas todos estas variáveis podem mudar.

Precisamos então estar atentos ao analisar o preço justo de alguns ações que tiveram altas taxas de crescimento nos ultimos anos como a Vale e a Gerdau. Ao usarmos as taxas de crescimento dos ultimos anos chegaremos a um valor justo da empresa bem alto. Mas é óbvio que taxas de crescimento muito altas não são sustentáveis no longo prazo. Então devemos esperar crescimentos bem menores no futuro. E isto sem falar dos impactos da crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário