segunda-feira, 6 de julho de 2009

A ilusão do grafista

Hoje em dia a análise Técnica é muito popular entre muitos investidores. Existem vários livros, cursos, sites e blogs sobre análise gráfica. Ela é muito usada entre os traders, que usam os padrões de preços, linhas de tendencia, suportes, resistências, canais, volume e vários indicadores computadorizados para tentar prever a direção futura de uma ação ou do mercado como um todo. Alguns usam teorias exóticas como a teoria de Dow, ondas de Elliot e Fibonacci.

O fato é que a análise tecnica pode nos dar uma boa idéia do que aconteceu no passado, mas não tem nenhum poder de prever o comportamento futuro de uma ação. O problema é o lado direito do gráfico (o que ainda vai acontecer) que é imprevisivel. O movimento de preços de uma ação é o resultado da ação de milhares de players, analisando dezenas de variáveis e na verdade não obedece a nenhum padrão. Se vc encontra um determinado padrão gráfico isto não quer dizer nada sobre o futuro. Você pode acertar, assim como errar. As chances são de aproximadamente 50%-50%. Até analistas tecnicos famosos como Joe Ross admitem que os analistas tecnicos erram em 75% das vezes e só conseguem sobreviver no mercado se tiverem um bom gerenciamento de risco e position sizing.

Se a análise técnica funcionasse os analistas tecnicos viveriam de seus trades, e não teriam interesse nenhum em ensinar a alguem suas tecnicas. Mas o que acontece realmente é que eles não vivem da bolsa; vivem de dar palestras, aulas, vender livros e cursos.

O que as pessoas esquecem é que o grafico segue o comportamento da ação e não o contrário.

9 comentários:

  1. Excelente matéria. Muito esclarecedora!

    Grandes abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  2. Inv. e Fin., o assunto definitivamente não é simples assim. Existem estudos que mostram que investimentos seguindo média móvel de 200 dias obtém retornos acima do mercado e com menos risco no mercado americano. Isso não quer dizer que não concorde com sua conclusão, apenas estou mostrando que esse é um assunto bem complexo e que não pode ser resolvido em 4 parágrafos.

    No mais, parabéns pelo blog! Te adicionei na minha lista de blogs recomendados!

    ResponderExcluir
  3. A analise tecnica tem o seu papel em ajudar a visualizar melhor a movimentação dos preços passados dos ativos, que seria bem mais dificil se fossemos analisar apenas sequencias de numeros. O problema é quando se acha que estes padrões tenham algum poder de prever o movimento futuro de um ativo. O fato inquestionável é que ninguem consegue prever o futuro; e não muito como fugir disto.

    É verdade que vários ativos tem uma tendencia de reversão a media, principalmente apos grandes movimentos especulativos, mas as chances de acerto não são muito maiores que 50%; eu não apostaria meu dinheiro e meu futuro nisto.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Inv. e Fin., como você responderia então esses estudos que mostram um retorno um pouco acima da média utilizando apenas ferramentas gráficas como a MM que comentei no outro comentário? Ruído apenas? Pseudo-sistemas que aparecem em processos randômicos? Não tenho opinião formada sobre isso, é algo complicado...

    ResponderExcluir
  5. Inv. e Fin,
    Vamos trocar links ?

    Abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  6. IF 42,
    Vou responder no proximo post.

    Luis Otavio,
    O que quer dizer com trocar links?
    Estou colocando um link pro seu blog. É isto?

    ResponderExcluir
  7. Inv e Fin,

    Correto, estou adicionando o seu em meu blog.

    Grandes abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  8. Análise Técnica, assim como em outras Análises, o sucesso depende muito mais de quem à faz.

    Acredito que a AT serve como um bom suporte para acompanhar o mercado.

    Também sou favorável à utilização de AF + AT.

    Tudo depende do seu objetivo em extrair o que lhe interessa da Análise.

    O que ocorre hoje é que a AT atrai muito mais iniciantes do que AF e acaba tendo uma mau uso generalizado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Opa, somente agora vi este tópico.

    Bom em relação a questão do IF 42, realmente a média móvel de 200 dias apresentou resultados superiores. No entanto esta diferença foi bastante pequena, inferior a 10% em quase 10 anos. O que é bastante lógico, pois estamos tratando de MÉDIA móvel, o que pela lógica daria o mesmo valor do investimento em b&h. Portanto, até a próxima tendência é que essa média móvel tenha um desempenho um pouco inferior, pois tende a estabilizar a média. De forma geral, a MM200 só esta buscando a média no período.

    ResponderExcluir