segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Passo inicial em direção a semi-aposentadoria

Feliz 2010 a todos!

Como foi comentado em um post anterior, a idéia de semi-aposentadoria me parece muito interessante, pois ela tenta encontrar um equilibrio entre trabalho e lazer. Basicamente, em vez de se matar de trabalhar para só aproveitar a vida quando aposentado em algum futuro distante, voce trabalharia menos, apenas o suficiente para cubrir suas despesas mensais e assim teria mais tempo livre já desde hoje para aproveitar a vida, sua família e seus amigos.

A idéia de semi-aposentadoria está diretamente ligada a alguns movimentos sociais como a simplicidade voluntária e o conceito de downshifting - ou seja escolher um estilo de vida exteriormente mais simples, mas que lhe permita se dedicar as coisas que voce realmente gosta. É uma forma de escapar da "corrida dos ratos" não tentando vence-la, mas se negando a participar dela. É uma mudança de foco, do materialismo obsessivo de querer sempre mais, de querer ser milionário, para um conceito equilibrado de achar satisfação nas coisas atuais.

Resolvi fazer uma experiência pessoal em um tipo de semi-aposentadoria. Como sou profissional liberal e tenho um controle dos meus horários, resolvi diminuir a minha carga horária - desde dezembro estou trabalhando apenas 3 dias e meio por semana, tendo a outra metade da semana livre para me dedicar a outras atividades, hobies, familia, amigos, passeios, etc. Se por um lado se ganha menos dinheiro, por outro lado graças a Deus é suficiente para cobrir minhas despesas e se tem um enorme ganho de qualidade de vida. E sempre posso voltar a trabalhar em tempo integral. Este dinheiro extra estava sendo aplicado nos investimentos visando uma aposentadoria precoce; mas quando voce já trabalha menos, faz o que gosta e tem tempo livre para se divertir a idéia de aposentadoria precoce perde um pouco do sentido. E além do mais, se posso já trabalhar menos hoje por que esperar até um futuro distante?? Então a partir de agora não deve sobrar muito dinheiro para investir e vou depender basicamente do rendimento das aplicações, mas não preciso deste dinheiro e tenho todo o tempo do mundo para que ele renda.

7 comentários:

  1. Muito bom!

    Também penso da mesma maneira!

    A minha dúvida é saber o ponto mais provável em que eu poderei naturalmente viver apenas com o rendimento do mercado.

    Hoje, como sou jovem, costumo guardar 60% do salário. Guardar mais quando se tem menos é mais importante do que os juros ganhos no investimento.

    Conforme o dinheiro na conta aumenta, poupar não tem mais o mesmo sentido de antes. Por isso, é natural ir diminuindo a capacidade de poupança até conseguir chegar ao ponto em que é possível gastar todo o salário sem preocupação.

    Parabéns pela idéia! Espero ouvir mais sobre a sua bem sucedida semi-aposentadoria!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Também penso assim. Sou profissional liberal e tbm funcionário público, meu desejo é um dia poder trabalhar somente como funcionário público e aproveitar o resto, férias e finais de semana. Penso que este é o caminho mais equilibrado. Somente trabalhar por prazer. Ficar sem trabalhar deve ser muito dificil e com certeza não valorizaremos este tempo livre.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!


    Metas graduais rumo a se fazer o q se gosta, aproveitando bem o tempo presente, e com mais liberdade financeira e não-financeira.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse conceito de semi-aposentadoria!
    Bom não sei se o que eu quero se encaixa mais nisso ou em aposentadoria... mas como pretendo continuar "trabalhando" na bolsa .. acho que é semi tbm...
    atualmente trabalho e invisto... como faço trades acho que é trabalho tbm.... e num futuro próximo pretendo ficar só nos trades...
    O que o DitoDégas falou é verdade... percebi esses dias... ficar sem trabalhar muito cedo não é legal.... trabalhando damos mais valor para os momentos sem trabalho...rss
    acho que é do ser humano valorizar só quando não tem rss..

    ResponderExcluir
  5. Um aspecto interessante é verificar que o trabalho (e seu outro lado da moeda, o lazer) possuem desutilidade/utilidade marginais assim como qualquer outro bem econômico. Os 3 primeiros dias de trabalho na semana certamente são menos estressantes que o sexto, p.ex. Do mesmo modo, o 1o dia de lazer é no geral mais prazeroso que o 5o.

    A idéia de semi-aposentadoria não deixa de ser uma forma de otimizar isso. A relação $/stress cai e a qualidade de vida sobe. Não vejo nada de ruim ou errado nessa equação rsrs...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Excelente!

    Assino embaixo colega. Gosto muito desse conceito. Muito melhor do que a idéia de se matar de trabalhar em algo que você não gosta, querendo rentabilidade de 20% ao mês, para poder se aposentar cedo e aí então........poder curtir a vida. Nada melhor que fazer aquilo que gosta, quando você faz aquilo que gosta, você não tem um dia trabalho, você tem um dia de prazer.

    Abcs

    ResponderExcluir