sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Coloque suas contas em Débito Automático

Há algum tempo atras li o livro o Milionário Automático, de David Bach; é uma leitura bem simples mas gostosa de fazer, muito rápida; acho que li em uns 2 dias. A idéia principal do livro é colocar tudo no automático. Ele fez um calculo de quanto precisaria investir mensalmente para a posentadoria em um fundo de investimento em ações indexado (ele também é adepto de investir no indice) e programou investimentos mensais na mesma data e no valor programado (vários bancos permitem fazer isto); assim na hora que recebia o seu salário o dinheiro dos investimentos já era debitado automáticamente e ele nem contava mais com este dinheiro como parte do seu salário.

Outra coisa que ele aconselha é colocar todas as suas contas pessoais no débito automático; água, luz, gás, telefone, celular, internet, cartão de crédito, enfim todas as contas possiveis. Venho experimentando isto há algum tempo e realmente é excelente. As principais vantagens são tranquilidade, não atrasar nas contas e assim nunca pagar multas; e ganhar tempo, não precisando ir ao banco muitas vezes só para pagar uma conta, enfrentando filas e se expondo ao risco de ser assaltado. Além de que geralmente isto rende algum bonus no relacionamento com o banco, que pode se traduzir em descontos nas tarifas bancárias.

Abs

5 comentários:

  1. Apesar de simples, essa atitude pode te salvar de muita dor de cabeça no futuro.

    Engraçado que o dinheiro investido automaticamente realmente "some" mentalmente. Comigo mesmo eu sequer cogito a possibilidade de fazer algum resgate do meu portfolio, aconteça o que acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é colocar as contas em débito automático é algo muito simples, mas que libera um tempo razoável para vc para aproveitar mais a vida. É como aquela propagando de cartão de crédito em que o cara esta aproveitando a vida e ve muitas pessoas na fila do banco. Fila de banco, tô fora!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem lembrado, Investimentos!


    Além de colocar os débitos no automático, alguns bancos tb oferecem a possibilidade de o salário cair na poupança no automático tb. Se a pessoa conseguir, depois de 30 dias, fazer sobrar algum dinheiro no final do mês, as sobras renderão os juros da poupança.


    E isso sem a necessidade de a pessoa precisar fazer a operação de transferir da conta-corrente para a conta-poupança. Vai q ela se esquece no dia?



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Não sou cliente do Banco Real, mas minha esposa é e eles tem um sistema de transferir automaticamente qualquer dinheiro que esteja sobrando na conta corrente para a poupança e é bem interessante. Sempre rende uns trocos. Bem lembrado, Hotmar!

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo, Investimentos!


    Como dizem o Joe Dominguez e a Vicki Robin, é preciso rastrear cada centavo que entra e sai da nossa vida.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir