Olhando para o passado, o historico de subida da bolsa de valores no LP tem premiado aqueles que investiram tudo de uma vez, em cerca de 2/3 das vezes. Mas obviamente o rendimento passado não garante rendimento futuro, então apesar de historicamente ter sido melhor na maioria das vezes investir tudo de uma vez eu prefiro manter as chances em 50%/50%. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. A estratégia mais arriscada e consequentemente a que pode dar um maior retorno é investir tudo de uma vez. A estratégia mais defensiva é investir aos poucos, obviamente podendo tambem ganhar menos.
Uma opção interessante é uma estratégia intermediária - invista a metade de uma vez e a outra metade vá investindo aos poucos.
Agora é preciso ficar atento aos custos; investir R$ 1000,00 por mês em 12 meses vai trazer 12 vezes mais taxas de corretagem do que investir 12000 uma vez.
Outro ponto é tentar escolher a melhor ação, geralmente vendo qual a que rendeu mais nos ultimos tempos, como se isto quissesse dizer alguma coisa sobre o futuro. A melhor estratégia é investir em uma carteira diversificada de ações como PIBB11 ou BOVA11.
Ótimo artigo, IF!
ResponderExcluirUma carteira diversificada é sempre uma ótima pedida! :D
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Inv. e Fin., DCA só vale em termos psicológicos, pois em termos financeiros já está provado que ele, em média, reduz o retorno e não diminui o risco. Tanto estudos com simulacoes monte carlo quanto analise passada real das bolsas confirmam isso.
ResponderExcluirPortanto, não concordo quando você diz que o "lump sum investing" é mais arriscado que o DCA e ,a meu ver, o investidor tem pouco a ganhar "diversificando estratégias" como você menciona no texto. O futuro é desconhecido mas ele tem uma tendência de se comportar como no passado... caso contrário não há base sequer filosófica pra se investir em bolsa, já que assumiríamos um risco real sem ter a menor noção dos retornos, já que não temos o passado como guia, mas já to desviando do assunto aqui rsrs...
Abraços!
Viver de Renda,
ResponderExcluirVc presume que o futuro vai repetir o passado. Eu mantenho uma postura totalmente neutra pois acredito que realmente o futuro é imprevisível. Não acredito que o futuro tenha uma tendencia de se comportar como o passado. Então apesar de reconhecer que ono passado o DCA foi a melhor estratégia em 2/3 das vezes, e foi a pior estratégia em 1/3 das vezes, para mm isto não muda as chances futuras que serão sempre de 50/50%. É como vc jogar uma moeda 10 vezes; só por que as primeiras nove vezes deu cara, não quer dizer que as chances de dar coroa não continuem de 50%.
Existe realmente um risco real de investir em ações, daí a importancia da diversificação em várias classes de ativos.
Nossa, fiz um comentário enorme e, pra variar, perdi tudo. Vou transformar em um post no meu blog.
ResponderExcluirAbraços e no aguardo de suas ponderações!
Complementando minha opinião: existe um condicionante histórico pessoal que faz com que minha visão da Bolsa seja mais cautelosa. É que eu comecei a investir na compra de ações no segundo semestre de 2007, justamente quando o IBOV estava oscilando entre 62 e 65 mil pontos.
ResponderExcluirSe eu tivesse aplicado toda a minha quantia disponível que eu tinha à época em ações, até hoje eu provavelmente estaria com rentabilidade negativa, ou próxima disso - haja vista o fato de o IBOV *ontem*, quase dois anos e meio depois, ter descido nos 65 mil.
Daí a minha cautela quando se trata de mercado de ações. Eu estaria naquela faixa do 1/3 azarado.
Por isso q eu achei muito interessante essa estratégia do Investimentos e Finanças, de adotar uma postura intermediária. Creio que equaciona melhor a eterna problemática do risco vs. retorno.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Hotmar,
ResponderExcluirA questão é que essa "estratégia mista" e muito menos o DCA puro não diminui nem um pouco o risco do portfolio. É apenas um método que em média piora seu retorno, nada mais. A sua experiência anedotal, invertendo ela e usando uma analogia, equivale a dizer que por você ter ganho na mega-sena ela é um bom investimento. O fato de você poder ter sido azarado não torna a estratégia menos eficaz.
Abraços!
Obrigado pelos esclarecimentos, Viver de Renda. Vou levá-los em consideração em meu processo de reflexão pessoal sobre investimentos.
ResponderExcluirÉ isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
E para quem nao tem uma quantia grande para investir, mas pode tirar do salario todo mes uma quantia para ser investida? Eh melhor ir colocando o dinheiro em um Fundo de DI para depois investir tudo em acoes, ou simplesmente ir comprando acoes todo mes?
ResponderExcluir