sábado, 28 de agosto de 2010

Se nem a analise técnica ou fundamentalista funcionam o que fazer??

Neste blog venho ao longo do tempo fazendo em parte um papel semelhante ao de Nietzsche (não que eu esteja me comparando a este gênio...), filosofando com o martelo, ou melhor investindo com o martelo, descontruindo as ilusões que existem no mundo dos investimentos em ações, e mostrando um pouco a dura realidade do mercado.

Infelizmente a mídia brasileira de finanças está na sua grande maioria totalmente iludida. Uns iludidos, outros se iludindo e outros ainda por má fé, ou ignorancia, iludindo os outros. Por um lado a grande maioria dos investidores tenta se basear pela análise técnica, em uma ilusão de que os padrões gráficos do passado vão se repetir no futuro. Em alguns posts eu tentei mostrar e apresentar evidências científicas que comprovam que a análise técnica não funciona.

Se voce não leu ainda leia:

- A ilusão do grafista
- Análise Técnica: Sorte ou realidade?

Mas apesar de não existir base científica nenhuma para a análise técnica, não só os analistas e corretores não explicam isto para os novos investidores, mas pelo contrário, vivem a dar cursos, consultorias e vender livros sobre a análise técnica. Apenas pare um segundo e reflita: Se a análise técnica funcionasse, por que o analista então viveria de dar cursos e de fazer palestras, em vez de ganhar dinheiro na bolsa com os seus trades??? Afinal, se alguem soubesse uma maneira de ganhar dinheiro fácil na bolsa, com certeza ela não ensinaria a ninguém. Apenas pegaria um emprestimo em um banco e seria milionário em pouco tempo.

Em um número infinitamente menor estão os adeptos da análise fundamentalista. Como expliquei em alguns posts como A dificil arte da análise fundamentalista, O que a análise fundamentalista não mostra, e no meu último post Por que a análise fundamentalista muitas vezes não funciona, a análise fundamentalista é importante e é essencial analisar os balanços de uma empresa antes de investir nela; mas o que a maioria acaba esquecendo é que os balanços da empresa refletem apenas o passado da empresa e não são nenhuma garantia de performance futura. Além disto, no cálculo do preço justo de uma ação o analista tem que presupor diversas variáveis como taxa selic, taxa de crescimento doslucros da empresa, entre várias outras. E eventualmente estas previsões podem se mostrar totalmente erradas. Ou seja, a análise fundamentalista pode se mostrar totalmente furada. Obviamente voce deve usar a análise fundamentalista mas lembrar que ela é apenas uma projeção que pode ou não se concretizar. Ou seja a análise fundamentalista não garante nada. Por outro lado uma empresa que está com balanço péssimo pode fazer um turn around e se mostrar um excelente negócio.

E agora??? O que fazer?? Agora voce deve estar perdido e confuso. Se a análise técnica não funciona e também a análise fundamentalista muitas vezes não funciona, o que o investidor deve fazer? A única coisa a fazer é encarar a realidade. E a realidade é dura e é a seguinte:

- O mercado de ações e a economia é imprevisível
- Existe o risco de voce perder muito dinheiro e não recuperar nunca mais.
- Aquela empresa com balanço excelente pode quebrar amanhã (já ouviu falar da Enrom?)
- Sua análise técnica pode e vai dar errado, especialmente quando voce estiver apostando muito dinheiro
- Resumindo, ninguem sabe de nada, incluindo corretores e economistas.
- Economistas só tentam dar uma explicação para o que já aconteceu, não tendo nenhuma certeza sobre o que vai acontecer.
- Todas as previsões são furadas
- O Risco é real.

Os traders profissionais sabem disto. E na verdade eles não são investidores mas são apostadores profissionais. Eles ganham com a flutuação do mercado. Eles fazem uma aposta por exemplo que uma ação vai subir ou cair e então fazem uma trade e ficam de olho. Ao mínimo sinal de que o mercado esta indo pro outro lado eles vendem (conhecido como Stop). A idéia é quando ganhar, ganhar muito e quando perder, perder pouco. E contar com a sorte. Ou seja é tudo um chute. Se der certo, OK. Quando a economia vai bem e o mercado está em bull market o cara ganha várias e acha que a análise técnica funciona e se acha o máximo; quando na verdade até um macaco ganharia dinheiro em um bull market, aleatoriamente.

Então antes de voce apostar seu dinheiro naquele trade baseado nos gráficos, ou de entrar 100% em uma empresa que está "baratíssima" pela análise fundamentalista, abre o olho. E a única solução para a incerteza é a diversificação, tanto entre várias classes de ativos não correlacionados (asset allocation) quanto dentro de uma classe de ativos, diversificando entre várias ações por exemplo.

A verdade é dura e poucos conseguem aceitar a incerteza inerente ao mercado.

Se quiser ler mais sobre isto:

Manejo do Risco: Asset Allocation

6 comentários:

  1. É por isso que eu faço questão de divulgar o blog Investimentos e Finanças: porque ele diz o que outros não dizem, seja por receio, seja pela falta de conhecimento mesmo.


    Mais um ótimo artigo. Simples, direto, prático. Quem aposta todas as suas fichas num produto só, seja ele ações, imóveis ou renda fixo, precisará muito da sorte para ter sucesso.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Fala Guilherme,

    Obrigado pelo apoio.
    O que eu falo não é muito popular; na verdade é contra o que quase todo mundo na mídia brasileira sobre finanças fala, mas acredito que o alerta é importante!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você em partes!

    Sobre a análise técnica eu não tenho o que comentar, não acredito realmente. Acho que são sempre os 50% de chances para cada lado.

    Já fundamentalista, concordo sim que ela mostra apenas o passado da empresa, mas você convêm comigo que é muito mais fácil uma empresa que vem lucrando ao longo de 10 anos continuar lucrando do que acontecer um caso de turn around meio que "do nada".

    É realmente difícil no que acreditar, continuo procurando empresas que não tenham um negócio muito complexo, que não se desestabilizariam em uma possível crise e que tenham bons históricos. Um dos motivos de eu ter poucas empresas no portfólio ainda. (e claro, o tempo e dinheiro também)

    A única certeza que temos é que não sabemos de nada e seremos surpreendidos no futuro. Por isso também mais um motivo para a diversificação, que pretendo alcançar um dia hehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Renda Passiva,

    Concordo com voce; existe um ligeiro exagero proposital no post. Obviamente o mais provavel é que a empresa boa continue tendo bons resultados no LP, principalmente se a economia se mantiver estável e que uma empresa ruim tenha muitas dificuldades em fazer um turnaround. O meu objetivo no post é apenas mostrar que existe a possibilidade de tudo dar errado, então não devemos concentrar muito nossos investimentos.

    Mas obviamente uma empresa em um ramo muito lucrativo, com monopolio e bem gerida tem as melhores chances no LP e são estas empresas que devemos investir. Não estou aqui de maneira nenhuma defendendo uma diversificação burra; de diversificar apenas por diversificar e investir em uma empresa péssima, por que existe uma possibilidade dela fazer um turnaround. De maneira nehuma. Pelo contrário, devemos fazer a nossa análise fundamentalista, conhecer bem a empresa, e a partir dai, sabendo que o futuro é imprevisivel, tentar diversificar da melhor maneira possivel, SEMPRE ENTRE BOAS EMPRESAS. E também diversificar em outras classes de ativos, como a renda fixa e imóveis.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. IF,
    Todo investimento, seja qual for, é passível de ganhos e perdas. Seja por o produto comercializado tornar-se desnecessário, seja por má administração, seja por fatores macro ou microeconômicos.
    Agora, ao meu ver, investir é necessário, sendo assim, o menos arriscado e com maiores possibilidades de lucros, é em ações, em longo prazo, em empresas bem fundamentadas e de marcas fortes na mente do consumidor.

    É assim que faço!

    Sucesso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O segredo do trader bem sucedido se resume ao risco retorno só isso, esse é o diferencial, nao adianta vim falar que nao tem como saber para onde o mercado vai isso é obvio. Seria o mesmo do que acreditar que alguem possa prever o futuro, e isso em si já irracional, devido ao que o futuro nao existe.Mais o segredo é o RISCO RETORNO,arriscar 1 e pegar 3,4,5,.

    ResponderExcluir