quinta-feira, 10 de junho de 2010

Diversificação: Quantas Ações??

Por que diversificar?? Basicamente por que o futuro é incerto e o homem não tem a capacidade de prever o futuro. Não sabemos qual classe de ativos será a melhor e nem qual empresa vai ter a melhor performance. Se soubessemos isto com certeza deveríamos investir tudo em apenas uma ação. E o passado não é um bom guia. Muitas vezes a ação que teve maior rentabilidade em um período tem uma performance baixa depois.

Já vimos em artigos anteriores como a analise técnica e a análise fundamentalista tem pouco valor em predizer o futuro. A análise técnica nos mostra graficamente a evolução passada dos preços de uma ação, mas isto não se traduz em nenhuma informação válida sobre os preços futuros desta ação. Também a análise fundamentalista nos mostra as informações financeiras e patrimoniais de uma empresa na data do balanço mas também não tem poder de predizer o futuro desta empresa. Os "preços alvo" de análise fundamentalista são baseados em extrapolações de taxas de crescimento de lucros e são dependentes de inúmeras variáveis.

A única coisa que influencia os preços são as expectativas futuras sobre o desempendo da empresa e da economia e a concretização ou não destas expectativas. Vamos a um exemplo simples - Petrobrás. O que influencia o preço das ações da petrobras não é o gráfico das cotações passadas da empresa e nem é nenhuma informação do balanço da empresa. Não que as informações do balanço não influenciem, mas estas informações já estão precificadas. Então o que influencia o preço da ação? Expectativas e reais mudanças da cotação de petroleo, da taxa de cambio do dólar, dos preços dos combustiveis ao consumidor, as descobertas de novos poços e os desdobramentos do projeto de capitalização da empresa e da exploração do pre-sal, entre diversos outros fatores. São estas expectivas e a sua concretização ou não que influenciam as cotações das ações.  Ou seja são as novas informações, atualmente desconhecidas, que direcionam a cotação da ação, e estas novas informações são precificadas rapidamente ao preço da ação, de uma maneira quase instantanea.

Sendo assim, a diversificação é uma ferramenta chave na diminuição do risco de uma empresa. Mas quanto diversificar? Não existe uma resposta certa a esta questão mas acredito que no mínimo se deveria investir nos principais setores da economia e idealmente em não apenas uma empresa de cada setor. Os principais setores da economia na bolsa são o de Petróleo, Mineração, Siderurgia, Financeiro, Alimentos, Madeira e Papel, Construção, Elétrico, Telefonia, Saneamento, Saúde, Comércio (Bens de consumo) e Transporte. Isto nos deixaria com uma carteira minima de treze ações se formos investir apenas na maior ou mais promissora empresa de cada setor. Se formos investir nas 2 maiores teríamos uma carteira de 26 ações. O problema maior é montar e administrar uma carteira grande de ações. É por isto que os ETFs como o PIBB e o BOVA são muito práticos pois comprando apenas um ETF já temos uma ampla diversificação entre pelo menos 50 empresas.

Os defensores de uma grande concentração de ações frequentemente citam o Warren Buffet como defensor de uma carteira concentrada e montam carteiras com 4-5 empresas, achando que estão seguindo o "Warren Buffet Way". Nada mais longe da realidade. Warren Buffet realmente é contra uma diversificação muito grande. Mas o que ele quer dizer quando fala em ser contra uma diversificação muito grande? Ele está se referindo aos fundos de ações americanos que investem em centenas de empresas. Nos Estados Unidos a maioria dos fundos de ações e ETFs tem centenas de empresas. Por exemplo o principal indice de ações americano (SP500) tem 500 empresas e estas são apenas as grandes empresas; fundos que englobam o mercado americano completo chegam a ter 5000 empresas. E quanto ao Warren Buffet? Será que ele investe em 4-5 empresas? Ou seria umas 6-8?? 10-12?? O Portfolio atual do Buffet é constituído por 41 empresas. Isto mesmo, 41 ações, fora os investimentos em títulos públicos, imóveis e em moeda estrangeira. Sendo que destas 41 ações, 13 empresas formam a maior parte da sua carteira. E isto no mercado americano, que é considerado muito mais seguro e muito menos volátil. Já os mercados emergentes como o Brasil tem um risco muito maior, que sugeririam até uma maior diversificação. Voce pode até se dar muito bem investindo em poucas ações mas o risco é muito grande. Por que não usar as chances a seu favor e não contra voce??

Fonte: http://warren-buffett-portfolio.com/

6 comentários:

  1. Antes de tudo gostaria de parabenizar seu blog que acompanho há alguns meses. Segue uma crítica construtiva ao post:

    Concordo que uma boa diversificação é interessante. Mas esta diversificação pode variar de acordo com o perfil do investidor.

    Se o investidor tem tempo para acompanhar as 41 ações como Warren Buffet, vai em frente e diversifique. Se tem tempo para acompanhar 5 ações, é melhor investir nas 5 ações com convicção do que jogar seu dinheiro em 41. Além disso, pode variar do perfil passivo ao agressivo.

    ResponderExcluir
  2. Recurso Financeiro,

    Obviamente a diversificação vai variar entre os investidores. Acredito que 41 ações já é uma carteira bem grande. Mas de 12-20 ações acho um bom tamanho. Menos de 10 ações acho uma carteira muito concentrada e com risco excessivo.

    Quanto ao acompanhamento da carteira, depende do tipo de acompanhamento a que se refere. Acho que para um investidor de Longo Prazo, não é tão dificil acompanhar as noticias mais relevantes e os balanços trimestrais.

    ResponderExcluir
  3. Só complementando, a única desvantagem / limitação de uma diversificação maior que vejo´são os custos. Obviamente voce deve investir em boas empresas e não diversificar apenas por diversificar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, acabo de conhecer o blog. Parabéns pelo excelente post, aos poucos vou lendo mais.
    Concordo que diversificar é necessário, mas pouca grana em cada papel não acredito ser uma boa também. Para quem tem pouco tempo para acompanhar o mercado acho preferível poucos papéis. Talvez um fundo seja mais vantajoso para o investidor passivo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Jonatas,

    Não vejo por que ter pouca grana em varios papeis seja ruim. Tambem não acho que leve tanto tempo assim para acompanhar uma carteira de ações em uma estrategia de longo prazo com uma gestão passiva (buy and hold). Acompanhar mais o mercado talvez faça sentido em uma estratégia ativa em que o investidor tenta "prever" (como se fosse possivel) o futuro da empresa ou do mercado para acertar timing de compra/venda mas em uma estratégia passiva não faz tanto sentido.

    Investir em um ETF como o PIBB11 ou BOVA11 pode ser uma opção interessante pela praticidade, mas tem suas desvantagens, especificamente na questão tributária e de não haver distribuição de dividendos.

    ResponderExcluir
  6. Quando falo em pouco grana me refiro a compras pequenas de papéis variados. Os custos acabam não compensando.
    Alguém que investe pouco, em minha opinião, é preferível juntar uma certa quantia e realizar uma compra só, caso contrário os custos mitigam os lucros.

    ResponderExcluir