quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Estrategias na bolsa

É triste ver o conteudo muito baixo no geral dos sites que tratam sobre investimentos e bolsa de valores no Brasil, com algumas poucas exceções. Quem quer ler algo melhor precisa procurar em sites americanos. A grande maioria dos sites trata o assunto de investimentos como algo puramente especulativo. Só se ve artigos sobre analise tecnica, que é algo que comprovadamente não funciona.

Acredito que existem 4 estrategias muito boas e que tem um fundamento teorico sólido, com ampla comprovação:

- Investir no indice
- Montar uma carteira diversificada de ações baseado em value investing
- Montar uma carteira diversificada focada em dividendos
- Montar uma carteira diversificada focada em small caps
- Ou fazer um mix destas estrategias

Uma idéia interessante é ter um carteira principal baseada no indice, utilizando algum ETF e reservar uma pequena parte da carteira, talvez uns 20%, para ações individuais.

A grande vantagem de investir no indice é a simplicidade, a ampla diversificação, o baixo custo e o baixo turnover; voce pode manter a mesma carteira basicamente a vida toda; não necessita de muita monitoração; e tem um retorno muito bom, que muitas vezes bate as outras estrategias. O custo x beneficio é imbativel. Atualmente é isto que tenho feito.

Uma carteira de dividendos tambem é uma excelente alternativa, com menor volatilidade e retornos mais previsiveis, porem no Brasil muito concentrada no setor eletrico e por isto mesmo um pouco mais arriscada; e com provável retorno menor que o indice. Uma carteira focada em empresas de valor e em small caps podem ter um retorno excepcional, bem maior que o indice, mas com risco bem maior que investir no indice, e sem garantias que voce va se sair melhor. Voce pode se sair melhor ou pior. Só temos que lembrar que a maioria dos gestores profissionais não conseguem bater o indice. Apenas uma minoria é que consegue. E isto se dedicando 100% à bolsa, de maneira profissional e com ajuda de varios analistas e de todas as ferramentas que um grande fundo possui. Mas é possivel. Principalmente no curto prazo. No LP é muito dificil ganhar do indice, mas não impossivel. Mas é tão pouco comum que quem ganha vira lenda. É um Warren Buffet, um Peter Linch da vida. Ou seja se você for um gênio dos investimentos existe uma chance pequena de que você possa vencer o indice, mas não conte muito com isto. Provavelmente no longo prazo vai perder feio, principalmente depois de descontar os custos e impostos.

Para que deseja investir em ações individuais sugiro que invista em no minimo 20 ativos diferentes de diversos setores, usando analise fundamentalista; somente em ações ON, e de preferencia do Novo mercado. Procure selecionar as empresas lideres do seu setor e que tenham uma vantagem competitiva grande sobre os rivais. Menos que 20 ativos é um risco muito alto.

PS.: A melhor dica que posso dar para alguem que quer aprender sobre investimentos: Estude ingles

5 comentários:

  1. "PS.: A melhor dica que posso dar para alguem que quer aprender sobre investimentos: Estude ingles"

    Infelizmente tenho que concordar. Existem ótimos livros nacionais, mas é preciso contar nos dedos. Fora que a maioria é uma adaptação de livros estrangeiros.

    "Menos que 20 ativos é um risco muito alto."

    Na minha opnião pessoal devemos sempre atentar para o default risk e downside risk por escolher uma ação específica para incluir no portfólio. Entretanto, acredito que um número alto de ações pode causar over diversification.

    Não tenho idéia do número ideal para atingir o limite da diversificação (ainda não tenho opnião formada), mas pelo que tenho lido fica em torno dos 12 ativos.

    Excelente post!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Henrique,

    A diversificação começa a ser mais efetiva a partir de 20 ativos; mas o ideal é uns 35 ativos. Com 12 açoes voce tem que se concentrar em apenas 1 empresa por setor e de apenas alguns setores da economia e deixar de lado vários outros setores, e o fato é que não sabemos no futuro que setores irão melhor.
    Só acredito que não precisamos nos expor a tanto risco de concentrar muito a carteira quando é muito fácil e simples diversificar.
    Mas te desejo boa sorte. Só que eu acho que a relação risco x retorno de uma carteira bem diversificada é bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tenho uma opnião formada sobre o assunto mas por enquanto também continuo preferindo comprar o índice do que diversificar por conta própria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. eu entrei há muito pouco tempo neste mundo, e comecei mal, comprei em alta, e logo tudo começou a cair, investi, em 30000 açoes da edp a 2.58, fiquei tão chateado que comprei mais 30000 a 2.00, acho que fiquei com uma boa media, o que acham?

    ResponderExcluir
  5. Verdade já procurei vários artigos sobre investir na bolsa e realmente não são muito interessante. Por isso estou investir em algo que me renda dinheiro para depois continuar investir.
    https://escoladinheiroonline.com/alex-vargas-do-fno-e-confiavel/

    ResponderExcluir