terça-feira, 8 de setembro de 2009

Repensando o trabalho e a aposentadoria

No livro Você milionário o autor, Michael Le Boeuf (que é um defensor da indexação) conta uma pequena história de origem anonima que ele recebeu por email, que vou aqui repetir (como é uma mensagem anonima que já rodou a internet acho que não há nenhum problema de copyright):

" Um empresário americano estava no cais de uma pequena vila mexicana quando um barco com um pescador atracou. Dentro do barco havia vários grandes atuns. O empresário elogiou a qualidade dos peixes e perguntou quanto tempo ele levou para pesca-los. O mexicano respondeu:
- Só um pouquinho
- Por que não ficou mais tempo no mar e pegou mais peixes?
- Eu pesquei o suficiente para atender as necessidades de minha familia
- Mas o que faz durante o resto do dia??
- Durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos, faço a sesta com minha mulher, passeio pela vila a noite, onde bebo vinho e toco violão com os amigos. Tenho uma vida cheia e agitada, Senhor.
- Tenho MBA e posso ajuda-lo. Voce deveria passar mais tempo pescando e com os lucros comprar um barco maior; e com os rendimentos deste poderia comprar vários outros barcos; por fim teria uma frota de barcos de pesca. Em vez de vender seu pescado ao atravessador poderia vende-lo diretamente ao processador ate ter sua propria fabrica de enlatados. Poderia controlar a produção, processamento e distribuição. Teria que deixar esta pequena vila e se mudar para a cidade do Mexico e depois para Nova York, onde administraria sua empresa em expansão.
- Mas senhor, quanto tempo isto tudo levaria?
- provavelmente entre quinze e vinte anos.
- Mas e depois Senhor?
- Esta é a melhor parte. Quando fosse o momento certo voce anunciaria uma IPO e venderia ações da empresa ao público e ficaria riquissimo. Ganharia milhões!!
- Milhões Senhor? E depois?
- Depois voce poderia se aposentar, mudar-se para uma pequena vila de pescadores, onde dormiria até tarde, pescaria um pouco, brincaria com seus filhos, faria a sesta com a esposa, passearia pela vila a noite, onde beberia vinho e tocaria violão com os amigos."

Precisamos pensar bem sobre aonde queremos chegar, quais nossos objetivos, quais sacrificios valem a pena e quais não e quais são os valores realmente importantes para nós.

Um comentário: