segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que aprendi com a crise

Estamos fazendo um ano do inicio da crise economica mundial. Eis alguns dos pontos que aprendi com a crise:

1) Que quem manda é a macroeconomia; ou seja a estrategia top-down é superior a estrategia bottom-up; quando a economia esta bem, tudo sobe, mesmo empresas que não tem bons fundamentus e em uma crise importante tudo cai, mesmo as melhores empresas.

2) Que Buy and Hold não significa apenas comprar Petro e Vale e esquecer; ou seja não é comprar ações que são consideradas "boas" a qualquer preço; mas principalmente comprar ações quando estiverem bem mais baratas do que o seu "valor intrinseco"; e aqui a enfase é bem mais baratas, a chamada margem de segurança.

3) Que as suas previsões devem ser conservadoras em relação a taxas de crescimento.

4) Que a grande maioria dos analistas e economistas não sabem de nada

5) Que vc tem de saber analisar a hora de vender as suas ações. Em maio/2008 apos o investment grade as ações estavam muito caras e uma analise fundamentalista séria recomendaria vender, pois os multiplos de várias empresas estavam muito esticados. Lembro que em uma certa epoca o buffet vendeu todas as suas ações pois considerou que tudo estava muito caro. Pena que agora ele não teve o mesmo insight.

6) Que em momento de panico como o que aconteceu em outubro/2008 eventualmente é melhor vender suas ações e recomprar lá embaixo. Quem comprou ano passado e simplesmente segurou perdeu muita grana. Não se trata de analise tecnica ou trade; é analise macroeconomica

7) Que voce deve diversificar os seus investimentos em varias classes de ativos; ações, cambio, renda fixa e imoveis.

E voce, o que aprendeu com a crise??

Um comentário:

  1. Aprendi que quando vc estiver com o maior medo e achando que nao tem fim... é que vc deve comprar as ações ...

    é que deveriamos ter uma crise a cada 4 anos hehehehe... porque fica muito bom de comprar ações...

    e que realmente as empresas que se recuperam 1° são aquelas que ja estao fundamentadas mas foram penalizadas unica e exclusivamente pelo panico...

    ResponderExcluir