quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Invista em ativos reais

Durante a maior parte da historia o homem tem usado commodities metálicas, como o ouro, prata e cobre como moedas. Quando as sociedades introduziram o papel moeda ele era representativo de um metal e poderia ser trocado por uma quantidade predeterminada de metal e os governos ou bancos eram obrigados a manter esta quantidade de metal em reservas, o que era denominado lastro. Atualmente vivemos em um mundo de fiat money, em que o papel moeda não tem lastro e o seu valor é declarado pelo governo para efeitos legais, e é baseado apenas na confiança no governo, por que o governo aceita este papel como pagamento de impostos e débitos.

Como o papel moeda não tem lastro real em algum metal os governos podem criar mais e mais dinheiro a partir do nada, simplesmente apertando um botão, gerando um aumento progressivo da base monetaria, que se for maior que o aumento dos bens gerados pela sociedade leva a inflação. A inflação então é na verdade gerada pelos governos ao expandirem a base monetária, pois ao passo que aumenta a oferta de um determinado produto, no caso o papel moeda, diminue o seu valor. Então na verdade não são os preços das mercadorias que aumentam devido a inflação, mas é o papel moeda que perde o seu valor. Então a inflaçao na verdade atua como um imposto oculto, confiscando o valor do dinheiro que as pessoas tem, beneficiando aquele que tem uma divida e punindo aqueles que guardam dinheiro. Então a tendencia de longo prazo de todo papel moeda é a perda progressiva de valor devido a inflação.

A melhor forma de evitar este confisco de riqueza pelos governos e evitar os riscos da inflação é investir em ativos reais, como commodities, incluindo metais como ouro e prata, jóias, terras, imoveis e obras de arte. Ações tambem são ativos reais tendo em vista que são participações no capital de uma empresa, e historicamente elas tem valorizado acima da inflação. Atualmente estamos vivendo um período deflacionário, devido a contração importante do credito, então é importante tambem manter investimentos em ativos liquidos, como os instrumentos de renda fixa, e tambem manter uma reserva para emergências, como já comentamos anteriormente, mas recomendamos de uma forma geral que a maior parte dos seus investimentos esteja investido em ativos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário