quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Checando as previsões

O futuro é imprevisível, e assim também é o mercado financeiro. Contudo toda a industria financeira é fortemente baseada em previsões. Todos os anos os analistas, economistas e as corretoras fazem suas previsões quanto ao indice bovespa, taxa de juros, taxa de cambio, inflação, melhores empresas para investir e com suas respectivas recomendações de investimento. A maioria dos analistas erra feio suas previsões e trata de não comentar muito, comentando apenas os pequenos acertos. Um ou outro que acerta, muitas vezes por sorte vira o novo guru dos investimentos. E assim vai ano a ano, enquanto os investidores correm de um lado para o outro atrás do novo "melhor fundo" ou "melhor analista".

O grande problema da maioria esmagadora dos investidores  é não aceitar a incerteza. Não aceitar que "os rendimentos passados não garantem os rendimentos futuros". Não aceitar o comportamento imprevisível dos mercados e as consequentes perdas daí decorrentes. E se tenta por diversos artificios tentar criar ordem no caos. Para isto os investidores se enganam com supostas ferramentas como a análise técnica que permitiriam a eles entender para onde vai o mercado. Quando a analise técnica eventualmente acerta o investidor reforça sua crença supersticiosa nos gráficos, suportes, resistencias, Fibonacci, ondas de elliot e outras tantas baboseiras. Quando a análise técnica da errado é por que os "Tubas" estão manipulando o mercado. Ou seja, quando ele erra ele na maioria das vezes não reconhece que a análise técnica não serve para nada e continua tentando "dominar" o mercado, vai fazer novos cursos, compra "Trade Systems" e continua assim dando seu dinheiro para os profissionais da bolsa, que vivem não dos seus investimentos ou dos seus trades, mas de vender livros, cursos e newsletters sobre como ganhar dinheiro na bolsa.

O que todos precisam fazer é anotar e checar as previsões dos analistas e corretoras, de economistas ou da análise técnica. Somente fazendo isto diversas vezes, anotando as previsões e checando, anotando e checando e talvez muitas vezes perdendo bastante dinheiro no processo é que o investidor eventualmente pode alcançar "a iluminação" e perceber que é impossível prever os rumos de um sistema tão complexo como a economia em que bilhões de agentes diferentes atuam para determinar a oferta e procura das diversas mercadorias.

O problema nem é tanto fazer previsões pois elas são inerentes do ser humano. O problema é quando a pessoa não enxerga que a previsão pode ter muitas falhas e aposta grande parte do seu dinheiro nestas previsões. Ao rever meus posts antigos vi que até eu que sou avesso a futurologia fiz algumas previsões (bem genéricas) sobre 2010. Vamos dar uma checada nestas previsões que estão no post "O que esperar de 2010?":

"Se tivesse que fazer apostas diria que a bolsa deve oscilar muito em 2010, sem grandes ganhos no índice, com ganho maior entre algumas small caps e um aumento da taxa selic, sendo que possivelmente os maiores ganhos fiquem com o ouro e CDI."

Como futurologista até que não me sai tão mal hein? Acertei os rumos da bolsa e que o DI e o ouro seriam alguns dos melhores investimentos. Só não previ o avanço dos Fundos imobiliários.

Mas vejam que mesmo acreditando que a bolsa não iria bem em 2010 eu mantive investimentos na bolsa de 30% do meu capital. E não tentei especular fazendo uma grande aposta no ouro (infelizmente..). Ou seja, as previsões são inerentes do desejo do homem de controlar o seu futuro, mas não devemos basear nossos investimentos nem na análise do passado nem em previsões sobre o futuro. Devemos entender bem cada classe de ativos e seus comportamentos e montar uma estratégia de alocação diversificada que se beneficie de vários cenários.

11 comentários:

  1. Cara, lança logo um livro comentando suas previsões para 2011!!! rsrsrsrs


    Parabéns, IF, mais um ótimo artigo, que merece ser lido por todo investidor sério de mercado financeiro. Suas lúcidas palavras são como um oásis nesse deserto infestado de oportunistas e gente tentando passar os outros pra trás.


    Críticas sensatas e que vêm em boa hora!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,

    Vou lançar uma newsletter com as previsões para 2011 e as recomendações de investimento; só que apenas para assinantes! kakakakakaka..

    Brincadeirinha....

    Agora, falando sério, como comentei fazer previsões faz parte da natureza humana. Eu mesmo tenho previsões sobre 2011. Só que sei que posso estar totalmente errado e acontecer exatamente o contrário do que eu espero. Por isto que minha carteira não se baseia nas minhas previsões e nem se baseia em previsão nenhuma.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Concordo.

    Eu não levo mais em consideração ao que os analistas dizem por aí. Basta a bolsa subir 5% em um mês que já tem um tanto de gente falando que vai nos 200k, e basta cair 5% que parece que o mundo vai acabar rsrs...

    Se as previsões dos analistas dessem certo estaria todo mundo feliz na bolsa, não? Sinceramente de vez em quando eu escuto cada asneira que não consigo entender como que uma pessoa ainda consegue ganhar dinheiro falando tanta bobagem assim.

    Eu não gosto muito de previsões mas gosto de traçar estratégias, até 2009 ~ 90% dos meus recursos estavam em bolsa no qual liquidei muita coisa entre dezembro/09 e janeiro/10. Hoje opero em torno de 20 a 25% do total e ao que tudo indica vai continuar assim pra 2011.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Oi IF!

    As suas previsões foram bastante coerentes. E o que esperar de 2011? Pode ser o tema para o próximo post! heheh

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. IF

    Não vou dormir aguardando o post de 2011. kkkk

    Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  6. Ricardo,

    Minhas expectativas para 2011 não são nada boas. Eu acredito que vai haver inflação no Brasil e China com aumento da SELIC; contração do crédito; desvalorização do real em relação ao Dolar com apreciação do cambio; valorização do ouro; aumento do petróleo; crise soberana na Europa (portugal, Espanha, Bélgica e França); Ibovespa com queda de pelo menos 10-20%; FII devem cair um pouco.

    Melhores oportunidade estão nas NTNBs e LFTs, dolar e ouro; pior investimento deve ser a bolsa; mas vai ser um ano interessante para comprar ações selecionadas baratas para quem tiver dinheiro para aplicar na hora certa.

    Obviamente que pode ocorrer tudo ao contrário e não recomendo ninguem montar uma estrategia baseado nisto. O melhor é montar uma estratégia market neutral, que se beneficie de vários cenários.

    ResponderExcluir
  7. Leio muitos sites e blogs de finanças, mas o seu blog é o mais íntegro, sensato e racional.
    Parabéns!

    Obrigado pelo seu compartilhamento de conhecimento,muito bom!

    Feliz 2011 a todos, bons negócios.

    Ederbal

    ResponderExcluir
  8. Olá Ederbal,

    Obrigado pelos elogios.

    Feliz 2011 e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Rapaiz
    .
    Estou aguardando ansiosamente seu post de previsões para 2011 hehehehe.
    .
    "Quando a análise técnica da errado é por que os "Tubas" estão manipulando o mercado."
    .
    Realmente o que mais se vê por aí é comentários como este. Quanto o trader perde dinheiro, a culpa é sempre dos TUBAS hahahaha. Quanta ilusão.
    .
    Parabéns pelo belo post.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  10. Artigo muito sensato!

    A melhor maneira (na minha humilde opinião) de se proteger contra estas previsões (estilo mãe Dinah) é simplesmente ignorá-las e praticar uma diversificação inteligente através da alocação de ativos.

    E sua carteira demonstra exatamente esta filosofia! Aguardamos um compilado anual no final de dezembro!! rsrs

    Que venha 2011!

    Abraços!

    ResponderExcluir