sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Performance Dezembro/2010

O ano de 2010 não foi um ano bom para quem investe na bolsa em geral. O IBOV fechou o mês com rendimento de 2,36% e o ano com rendimento pífio de 1,04%; ou seja a pessoa perdeu dinheiro para a inflação. Já para quem faz alocação de ativos e diversifica bem o ano foi excelente e este mês de dezembro em especial foi ótimo! A carteira IF (plagiando o HC hahaha..) rendeu 3,52% no mês de dezembro, bem acima do Ibovespa e do CDI.

Vamos ao rendimento da carteira e de cada classe de ativos:



Revendo a alocação de ativos:


A Asset allocation vem se mantendo bem próxima do Target (30/30/30/10). O Ouro está um pouco abaixo do meu alvo devido aos custos altos de negociação (ágio grande na compra). A alta progressiva dos FII tem aumentado sua participação na carteira. Mas nada que valha a pena vender e realocar. Vamos analisar melhor cada classe de ativos

Ações

O Ibovespa no mês rendeu 2,36% enquanto que a carteira IF valorizou 3,89% + 0,75% de Dividendos e JCP, totalizando 4,64% no mês, batendo o IBOV. Os destaques do mês vão para a PETR4 que vem se recuperando e rendeu 11,84%; GGBR3 (lembram que comprei mais ações da GGBR3 em novembro durante uma forte queda??) que rendeu 12,63% e ITSA3 que rendeu 10,28%. Os dividendos generosos da ELPL4 também ajudaram muito o bom rendimento da carteira. Como comentei num post anterior este mês comprei ações da RDCD3, GETI3 e HYPE3, atingndo um total de 20 ações em carteira. Aos poucos a carteira vem atingindo uma boa diversificação, apesar de ainda não ser a ideal. A alocação no fim do mês ficou assim:



Fundos Imobiliários (FII)

Os FII foram novamente o grande destaque do mês, com valorização das cotas de 6,77% e mais distribuição de alugueis de 0,67%, totalizando 7,44% de rendimento no mês. O grande destaque vai para o FLMA11 que subiu assombrosos 25% no mês. A alocação no fim do mês ficou assim:



Ouro

O ouro após um ano de subida forte caiu um pouco neste mês de dezembro. Estou torcendo para que o ouro caia bastante para poder comprar mais. :-)

DI

Aqui o objetivo é não ter surpresas. O fundo DI tem tido uma boa performance, de 0,845%, bem próxima da LFT de 7/3/2012 que foi de 0,86%, com a vantagem da liquidez diária.



Aqui atualizei o rendimento dos últimos meses, desde que formei esta nova carteira de ações:




Vemos que a carteira vem tendo um ótimo desempenho no período, equivalente a mais de 200% do CDI, em um período de baixa performance do Ibovespa, sem trades, sem tentar advinhar o futuro, e com baixa volatilidade. Neste período o pior rendimento foi do DI, as ações conseguiram bater o DI por pouco; enquanto que o ouro e os FII foram os grandes responsáveis pela boa performance da carteira.


Espero que o mês de voces tenha sido tão bom ou melhor que o meu.
A todos um feliz 2011!!

Abs

24 comentários:

  1. IV,

    Excelente performance, fechou o ano com chave de ouro, parabéns!
    Acho fantástica a diversificação de sua carteira, um equilíbrio muito interessante.

    Feliz 2011, abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonatas,

    Obrigado. É possível ter uma boa diversificação mesmo com portfolios pequenos. Em caso de portfolios menores usaria o BOVA11 para ações + 2 ou 3 FII + fundo DI (ou LFT) + Ouro.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos resultados IF.

    Também gosto muito da sua alocação.

    Qual fundo DI vc aplica? Qual taxa de administração ?
    Não tem o come cotas ?

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Fala Major,

    O fundo é o BB Ref. DI LP Stilo - taxa de adm. de 0,7% e obviamente tem come cotas sim. A taxa de rendimento do DI que eu divulgo é o rendimento bruto que o BB divulga (ou seja o rendimento total do DI líquido é um pouco menor), mas o IR que foi descontado em 01/12 está incluso no rendimento total da carteira (uso um sistema de cotas como o HC vem explicando no seu blog).

    Abs

    ResponderExcluir
  5. IF

    Show de bola sua carteira.

    Com diversificação vc bateu com folga alguns títulos do Tesouro préfixados. Diz aí se é possível comprar-mos algumas cotas do IF para colocar em nossa casteira.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Excelente resultado, parabéns!


    Não pensa em vender parte de PETR4 caso a carteira fique muito concentrada nele?


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Investir aos 40,
    Obrigado. Por enquanto não estou vendendo cotas do meu portfolio....hahaha. Mas é bem fácil replicar a minha estratégia. Abs

    Guilherme,
    Não penso em vender minhas Petr4; é minha proteção contra uma alta forte do Petróleo; Além disto acho que está em um preço relativamente bom.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Excelentes Resultados Inv.Fin!!!

    Primeiramente, feliz 2011 meu amigo. Muita saúde e sucesso para você.

    A Carteira IF vêm apresentando (e continuará!) ótimos resultados. O porquê: Asset Allocation e uma ótima gestão.

    Comprando ativos em grandes quedas, forte diversificação.

    Meus parabéns por conduzir profissionalmente a carteira IF, que serve de exemplo para tantos investidores que, assim como eu, admiramos um trabalho de qualidade.

    Que 2011 seja ainda melhor que 2010, não importando para onde o mercado irá!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá HC,

    Feliz 2011 para vc tambem e muito sucesso!
    A Asset Allocation facilita muito a gestão. Não se precisa acertar o timing nem a direção do mercado. Só analisar os ativos e ter bom senso.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Olá IF,

    Mais um ótimo mês. Parabéns pelo desempenho.

    A grande queda da HYPE3 pode ter sido uma boa oportunidade de compra. A DROG3 também caiu um pouco, o que acha dessa empresa? Acho ela excelente, mas o elevado p/l, e a margem líquida apertada me preocupam um pouco.

    Grande abraço e tenha um ótimo ano.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo,

    A Drogasil parece ser uma boa empresa no geral; faz parte de um segmento interessante, que tende a crescer; o mercado está projetando um crescimento forte dela de mais de 35% a.a; devido a isto ela já teve uma forte alta nos últimos 2 anos. Agora as margens são realmente pequenas; acredito que haja margem para melhoras. Pode até ser uma opção interessante no LP mas uma parte razoável do crescimento já está precificada.

    Dito isto, quando adquiri algumas poucas ações da DASA estava tambem achando um pouco cara; só que depois que comprei ela já subiu mais de 50%. Pena que comprei pouco. Outras ações que eu achava baratas só cairam mais. Então a verdade é que não da pra se basear muito nos indicadores fundamentalistas. As melhores empresas são caras mesmo e vão ter P/L alto. Empresas com P/L e P/VPA baixo (empresas value) são baratas por que são ruins mesmo. Ou seja quem investe em value investe em empresas ruins (ou que estão em um momento ruim) esperando que ela melhore. Quem investe em empresas Growth investe em empresas boas esperando que elas cresçam mais ainda. O ideal é fazer um mix de Value e Growth.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Muito show sua carteira IF. Parabéns mesmo!
    .
    Gosto muito da forma organizada com que você apresenta os resultados da sua carteira.
    .
    Só uma pergunta: por que você tem ações ordinárias de GGBR e GETI e não preferenciais?
    .
    Boa sorte pra você e para sua carteira em 2011.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  13. Olá Willy Fog,

    No geral eu dou sempre preferencia para ações ON, pois já vi muitos casos de venda de empresas em que os preferenciais são prejudicados. Além disto no caso da GGBR e GETI as ordinárias são mais baratas. Como invisto pro LP, não me preocupo com a liquidez menor. Só a Vale e Petr eu mantenho as ações preferenciais pela possibilidade eventual de lançamento de opções.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, ótimo desempenho!
    Você tem uma carteira muito bem diversificada.

    Com essa valorização dos FII está difícil escolher qual comprar...

    ResponderExcluir
  15. Cara, muito bom os seus resultados, parabêns.
    Só queria saber como vc faz para comprar ouro.

    Abraço
    Afonso

    ResponderExcluir
  16. Muito bom da para ganhar um bom dinheiro com essa carteira

    ResponderExcluir

  17. Cara ótima carteira gostei esta de parabéns. Outro dia eu procurei os melhores cursos para ganhar dinheiro na internet e encontrei esse site abaixo muito bom.

    https://escoladinheiroonline.com/10-melhores-curso-de-como-ganhar-dinheiro-na-internet/

    ResponderExcluir
  18. Ótimo sempre busco informações sobre investimento aqui gosto também do site Escola Dinheiro Online la também aprendo sobre finanças e como ganhar dinheiro.
    https://escoladinheiroonline.com/

    ResponderExcluir
  19. Valeu amigo pelo conteúdo esta de parabéns muito bom

    ResponderExcluir
  20. Eu estou comprando ações a bolsa esta subindo. Estou com pouco dinheiro para investir. comprei o curso meta dólar tem me ajudado muito.
    https://escoladinheiroonline.com/curso-meta-dolar-realmente-vale-a-pena/

    ResponderExcluir