quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Performance Novembro / 2010

A crise na Europa vem trazendo um forte aumento na volatilidade aos mercados financeiros. Neste mês de novembro a bolsa caiu fortemente no fim do mês fechando em - 4,2%. Enquanto isto, apesar da minha carteira de ações ter perdido ligeiramente mais que o IBOV, a performance geral da carteira foi muito boa, valorizando 1,52% devido a forte subida do ouro e da forte valorização dos Fundos Imobiliários. Vejamos:







Um gráfico com a Asset Allocation, que está bem proxima do meu alvo:



E um gráfico com a os detalhes do portfolio e o percentual de cada ação. A minha carteira está com 18 ações, mas ainda está muito concentrada, com as maiores posições para a PETR4, VALE5 e ELPL6. Este mês aproveitei esta queda forte das ações da Gerdau e comprei um pouco mais. O setor siderurgico não está em um bom momento mas para o longo prazo acho que é uma boa aposta. 




 E agora os Fundos Imobiliários, que junto com o ouro foram a grande estrela do mês; as cotas valorizaram 6,8% e além disto recebi de rendimentos distribuídos o equivalente a 0,7%. Neste mês comprei mais algumas cotas do NSLU11B a R$ 201,00.




Não venho detalhando o rendimento de cada ação e de cada FII pois ficaria um texto muito longo e além disto o importante é o rendimento global e não o rendimento individual de cada ativo.

O DI vem mantendo um rendimento razoável e a expectativa é que haja um aumento da taxa selic devido ao aumento da inflação.

E quanto ao ouro, vem com uma progressiva valorização em face da continua desvalorização das moedas pelos bancos centrais. Ou seja, não é o ouro e os outros ativos como a bolsa e imóveis que estão muito caros, mas a moeda que vem progressivamente desvalorizando e quem não se precaver vai acabar vendo seu patrimônio dilapidado pela inflação.

Abs

11 comentários:

  1. IF, parabéns pelo desempenho. Isso é "asset allocation"! Substituir o gráfico em pizza, melhorou bastante a visualização da alocação individual em ações.

    Só fiquei espantado com esse salto no mês dos FIIs maior que o ouro. Atribui esse fenômeno somente a um repasse da valorização dos imóveis ou a pressão compradora também está inflando os preços? Ainda não entendi muito bem como funciona esse mecanismo (repasse da valorização imobiliária) nos FIIs...

    Ontem assisti a uma palestra do Lírio Parisotto na EXPOMONEY Porto Alegre. Um milhão de dólares de 1960 aos 26 anos, começando do zero, não é para qualquer um mesmo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Asset allocation na veia!!! (obs.: veia de artéria humana, p/ desfazer ambiguidades devido à recente reforma ortográfica...rsrs)


    Parabéns pelo resultado! Esse é um exemplo claro de como se consegue manter um portfólio com resultados superiores, por meio da diversificação adequada.

    Agora, uma pergunta: você pretende fazer um rebalanceamento anual, agora que estamos nos aproximando do final de ano? Por exemplo: vender uma parte do ouro (que se valorizou excessivamente), para comprar ativos de Bolsa ou de FIIs que caíram além da conta?



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Deuteron,

    Acredito que a valorização dos FIIs é devido a um aumento na procura pelos investidores por este tipo de investimento; o FLMA11 vem aos poucos aumentando as distribuições mensais; já o FPAB11 voutou a aumentar as distribuições. Talvez também o aumento da inflação esteja fazendo com que alguns investidores procurem investir em ativos reais.

    Guilherme,
    Obrigado. Não pretendo rebalancear pois todos os ativos estão dentro da minha alocação alvo. Na verdade venho fazendo uma "realocação" mensal atraves de aportes novos nas classes que mais cairam.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Parabens IF!

    Uma duvida, sua rentabilidade é liquida de tudo, por exemplo custos....

    Pois vc possui muitas ações e issu geraria um custo operacional meio pesado...

    ou não né, as vezes estou enganado!

    ResponderExcluir
  5. Helison,

    A rentabilidade é liquida em relação aos custos. Meus custos são muito baixos, pois como eu faço buy and hold eu só tenho o custo inicial de corretagem na compra e depois não tenho nenhum custo a mais para manter. Ou seja, meus custos este mês foram na compra das ações da Gerdau e na compra de algumas cotas dos FIIs; e estes custos são descontados do valor em caixa.

    Mas obviamente não é líquida em relação ao IR; pois só pagarei IR na liquidação de algum investimento; na venda das ações, ou na venda dos FIIs ou do ouro. Neste sentido é a rentabilidade bruta.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Sua carteira está muito bem balanceada! Mesmo com uma boa exposição na renda variável conseguiu fazer essa "mágica" de 1,5%. As vezes o feeling faz a diferença, com a inflação alta o invsetidor tem que correr pras NTN-Bs ou pros ativos, como a bolsa está sofrendo com as tensões na Europa a saída foi entrar nos FIIs (fácil de comprar pelo HB) pra quem não gosta de especular. Carteira invejável, parabéns!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. É isto aí IF!
    .
    Parabéns pela excelente rentabilidade!
    .
    A visualização do gráfico de ações na forma de barra ficou muito melhor do na forma antiga que era de pizza.
    .
    Agora uma pergunta: essa rentabilidade de 0,77 do fundo DI é bruta certo? Pois em maio e em novembro ocorre o pag. do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Como você faz para descontar este imposto da rentabilidade do fundo DI?
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  8. Excelente!

    É muito bom ver nosso portfólio no azul mesmo com a Bolsa apresentando uma rentabilidade negativa de -4,2%. Seu rendimento de +1,52% é digno de aplausos!

    Isso é Asset Allocation na prática! Parabéns pela carteira e pelas decisões que tem tomado até agora! Uma gestão de carteira profissional!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Finanças Inteligentes, obrigado!

    Willy Fog,
    Aos poucos estou aprendendo a fazer alguns gráficos melhores.

    A rentabilidade do DI realmente é bruta; o desconto do IR semestral aconteceu na conta realmente no saldo do dia 01/12, então ele vai se refletir na rentabilidade do próximo mês. Em dezembro vou divulgar a rentabilidade bruta do DI, mas o desconto do IR vai estar incluso no rendimento total da carteira.

    HC,
    Obrigado pelos elogios. Estou curioso para ver sua carteira. Seu blog está excelente!

    Abs

    ResponderExcluir
  10. IF,

    Excelente diversificação. Post muito bem escrito com gráficos bem feitos, parabéns!
    As dúvidas sobre a rentabilidade que eu fiquei já foram respondidas nos comentários.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo sempre busco informações sobre investimento aqui gosto também do site Escola Dinheiro Online la também aprendo sobre finanças e como ganhar dinheiro.
    https://escoladinheiroonline.com/

    ResponderExcluir