domingo, 12 de setembro de 2010

José Sérgio Gabrielli e o Pico do Petroleo





José Sérgio Gabrielli, presidente (CEO) da Petrobrás deu uma apresentação em dezembro de 2009, na qual mostrava a produção mundial de Petróleo fazendo pico em 2010. Nesta apresentação ele mostra que os novos projetos de extração de Petróleo conhecidos atualmente são incapazes de compensar o declínio da produção mundial.

No Slide acima, retirado da apresentação da Petrobras, podemos ver a prudução de Petróleo vs a demanda.

Segundo Gabrielli o mundo precisa descobrir o equivalente a uma nova Arábia Saudita a cada 2 a 3 anos para manter a produção de Petróleo nos níveis atuais.


9 comentários:

  1. Olá IF,

    Você pretedente participar da subscrição da Petrobras? Eu li em um post anterior que você queria diminuir o percentual de PETR4 em sua carteira. Também estou nesse dilema heheh.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mais um neste mesmo dilema Ricardo. Eu estou com um percentual alto da petrobras na minha carteira e querendo reduzir exposição ao petroleo....Eu acho que quando o pico do petroleo aconteçer nós vamos ver um rally do preço do petróleo - que vai remunerar os acionistas muito bem.

    Mesmo assim meu plano ainda é de redução em carteira de longo prazo. Por isso estou pensando em entrar na subscrição e depois realizar algumas vendas. Eu acho que a petro tem bastante pra subir ainda até o final do ano.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Posso atestar que vi esses slides pessoalmente em uma palestra dada por um integrante do RI da Petrobrás na Expomoney 2009 em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  4. A Petrobras está bastante desvalorizada devido a capitalização prejudicar o acionista minoritário e acredito que no curto prazo ela pode até cair mais, logo após a capitalização pois vai ter bem mais papel em circulação; mas no LP o aumento no preço do petroleo e o inicio da produção do pre-sal devem trazer um bom retorno.

    Não vou entrar na capitalização pois estou já com um percentual alto na Petrobras. Só se o preço da ação cair mais.

    ResponderExcluir
  5. Eu estava pensando adquirir metade do que eu tenho direito, cerca de 15%, limitado até o valor de R$ 28,00. Depois vender parte da carteira quando estiver acima de R$ 30,00. O que vocês acham?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Acho que o ideal é voce comprar a quantidade que deseja manter pro longo prazo, tipo pelo menos 5 anos.

    ResponderExcluir
  7. Colega IF, acabei de ler todo o seu blog com todos os comentários, so tenho a lhe agradecer pelo excelente trabalho que vc vem fazendo, pela boa qualidade de seus artigos, sempre trazendo uma visão crítica sobre temas de educação financeira que dificilmente são abordados pelos chamados "expertes" em finanças. Pretendo acompanhar sempre seu blog daqui pra frente.

    Abcs

    ResponderExcluir
  8. Olá IF,

    não sei já viu o video; se não viu, vale a pena.

    Matt Simmons fala sobre Peak Oil.

    http://www.youtube.com/watch?v=Gem872xH_7s&feature=fvst

    ResponderExcluir