quinta-feira, 22 de abril de 2010

Encontrando o equilíbrio

Existe um delicado balanço entre o nosso salário pessoal, nosso tempo no trabalho, nosso tempo livre, nosso consumo e a nossa capacidade de poupar e investir; e todos estes fatores influenciam na nossa busca pela tão sonhada independência financeira. A nossa independência financeira pode ser acelerada por ajustarmos alguns fatores desta equação, mas isto na maioria das vezes só acontece às custas de sacrifícios pessoais. Por exemplo voce pode eventualmente conseguir um outro emprego e trabalhar mais horas, abdicando de parte do seu tempo livre, para ganhar mais e assim poupar e investir mais. Ou você pode diminuir o seu consumo, cortando os superfluos para que sobre mais dinheiro para investir. Cada um deve avaliar se tais sacrifícios valem a pena ou não. É preciso avaliar o que realmente lhe traz felicidade, pois o dinheiro é apenas um meio e não pode ser o mestre da sua vida, mas deve ser um escravo para lhe servir.

Um aspecto interessante que ajuda a avaliar o custo x beneficio destes sacrifícios é analisar em que ponto da corrida rumo a independencia financeira nós estamos. No início é importante juntar capital, e as nossas contribuições são muito importantes. Depois de atingirmos uma determinada massa crítica de investimentos as novas aplicações são cada vez menos importantes e o mais importante é conseguir um bom retorno sobre o capital, ou seja a gestão do capital se torna bem mais importante do que novas contribuições. Ou seja, no início dos seus investimentos na maioria das vezes vale a pena fazer um sacrifício para juntar um maior capital. Mas a medida que seu patrimônio vai aumentando, cada vez menos vale a pena fazer grandes sacrificios, um reflexo da lei dos retornos diminuídos.

2 comentários:

  1. Perfeito!


    Concordo com suas reflexões, principalmente no que diz respeito à importância decrescente que vão tendo os novos aportes na medida em que a massa crítica de capital vai aumentando.


    Isso também acaba sendo um reflexo da mudança dos objetivos com o transcurso do tempo, isto é, tendemos a deslocar o nosso foco, do ganho de capital, para a administração desse mesmo capital acumulado. Preparei um post sobre isso que deverá ser publicado nas próximas semanas.


    O efeito dos juros compostos acaba sendo um grande aliado para encontrar esse equilíbrio entre trabalho, dinheiro e vida.

    O seu artigo demonstra também a importância de maximizar o acúmulo de capital no começo da carreira, isto é, tornar-se um investidor o quanto antes. Existem vários estudos nesse sentido: a pessoa que aplica uma quantia "x" durante o começo da carreira, e depois pára de fazer novos aportes, deixando os juros renderem, consegue acumular mais patrimônio do que uma pessoa que aplique "x" + "y", mas comece anos mais tarde. O fator tempo acaba fazendo toda a diferença, a favor de quem começa a investir mais cedo.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir