sábado, 29 de janeiro de 2011

ON X PN

No mercado de capitais infelizmente muitas vezes os acionistas minoritários são prejudicados em eventos societários como a mudança de controle ou venda da empresa. Por isto, para um investidor de longo prazo é muitas vezes mais interessante investir em empresas que tenham boas práticas de governança corporativa. Se a empresa não tem uma governança corporativa diferenciada é na maioria das vezes interessante investir nas ações ON no lugar das PN devido a legislação prever pelo menos 80% de Tag Along para as ações ON (ou seja,voce tem o direito de vender suas ações por pelo menos 80% do valor pago aos controladores). Isto garante que voce vai ter direitos similares aos controladores.

As empresas que fazem parte do nivel 2 de governança corporativa da bovespa concedem 100% de Tag Along para as ações ON e 80% para as ações PN. Já as ações que integram o Novo Mercado só possuem ações ON e com direito a Tag Along de 100%.

Existem inúmeros exemplos na história da bolsa. O mais recente ocorreu esta semana em que a CSN aumentou sua participação no capital da Usiminas para 5,03% o que pode eventalmente levar a uma mudança no controle da Usiminas. A Usiminas está no nivel 1 de governança corporativa (80% de Tag Along para as ações ON). Qual o resultado?

USIM5: -2,4% (no ano)
USIM3: + 8,29% (no ano)

Ainda bem que invisto na USIM3!!

A maioria dos investidores da preferencia para as ações PN devido a maior liquidez, mas se voce não tem um portfolio de muitos milhões de reais e visa o longo prazo esta liquidez menor não chega a atrapalhar, pelo menos para a maioria das blue chips e das empresas que compõe o Ibovespa. Algumas small caps realmente tem uma liquidez muito pequena para as ações ON. Para os traders comprar uma ação ON com baixa liquidez é quase uma blasfêmia, mas se voce pensa em realmente investir na empresa o ideal é ter os mesmos direitos dos controladores e não ter ações PN de segunda linha. As ações PN também tem algumas vezes um dividendo maior, mas isto nem sempre é verdade. Como as ONs são muitas vezes mais baratas que a correspondente PN voce acaba eventualmente em alguns casos com um DY maior.

Analisando minha carteira pela governança corporativa, teríamos:

1) Tradicional (Tag Along de 80% nas ON)
PETR4 (investi nas PN pela possibilidade de lançar opções e pela mínima probabilidade de venda); CSNA3; AMBV3; GETI3

2) Nível 1 (Tag Along de 80% nas ON)
VALE5 (mesmo caso que a Petrobras);
USIM3; GGBR3; BBDC3; ITAU3; ITSA3; CNFB4 (liquidez zero nas ON)

3) Nivel 2 (Tag Along de 100% para açõs ON e 80% para PN)
ELPL4 (Tem Tag Along de 100%)

4) Novo Mercado (Só ações ON; Tag Along de 100%)
BVMF3; BBAS3; CCRO3; CIEL3; RDCD3; CYRE3; GFSA3; DASA3; HYPE3

Neste post eu só analisei a questão do Tag Along mas as boas práticas de governança corporativa envolvem vários outros aspectos. O ideal é dar uma boa lida no material disponibilizado no site da Bovespa.

Abs

Um comentário: