sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Operação: Venda da PETR4 / Compra da AMBV3

Seguindo a sugestão do ótimo blog Vida Boa Investimentos vou passar a também postar as operações no momento em que elas forem feitas e não apenas no fim do mês, para dar mais oportunidade de comentários.

Acabei aproveitando estas últimas altas da PETR4 para vender uma pequena parte das ações da Petrobras que estavam em excesso na minha carteira. Tudo começou ano passado com a novela da capitalização da Petrobras. Já tinha uma posição boa da Petrobras, mas devido as muitas quedas não resisti a tentação e comprei mais algumas ações a R$ 26,00 em agosto/2010 e depois com a continuidade da queda comprei mais ações a R$ 24,52 em outubro/2010. Foram preços até interessantes mas acabei ficando com uma posição muito grande da PETR4 na carteira. A carteira ficou muito dependente do desempenho da Petrobras. Agora aproveitei estas últimas subidas e vendi estas ações em excesso hoje à R$ 27,64, com um lucro de 9,42%; trazendo assim a alocação da Petrobras para um patamar mais razoável. Digamos que foi um Swing trade.

Aproveitei a grana e comprei um lote de AMBV3 a R$ 40,00. Meu grande erro do ano passado foi não ter investido na Ambev, mas aproveitei para corrigir este erro. A Ambev é uma empresa anticíclica que tem ótimas perspectivas para o longo prazo.

Assim diminui a participação da Petr4 de 19,5% para 15,4% na carteira e aumentei um pouco a diversificação.

Abs

10 comentários:

  1. Confesso que quando lí o título até assustei. Achei que estava fazendo long (ambev) x short (petro). Sendo que o mercado está operando o inverso, long na petro e short na ambev.

    estão shorteando na ambev devido ao split que ela sofreu recentemente onde levantaram o papel pra chamar compra e absorver as vendas mais pesadas, mercado adora fazer isso. Por isso o papel dá uma subidinha antes de começar a despencar. De qualquer forma ela pode soltar fundo na semana que vem pra um repique (daí caracteriza um bom swing contra-tendência) mas nada animador para longo prazo, inclusive nos fundamentos na minha opinião.

    sobre petro eu manteria o resto que tem em carteira. O mercado está sinalizando diminuição do spread entre vale e petro o que tende fazer a petro subir mais e vale subir menos ou cair. Acho ainda que nos 24,00 ela não volta mais, é papel pra sentar em cima e segurar em 2011.

    Essa é a minha humilde opinião

    Abcs,

    ResponderExcluir
  2. Olá Finanças Inteligentes,

    A verdade é que estava já com uma posição grande em Petr4 e com a subida recente esta posição vinha ficando cada vez maior; então preferi reduzir o percentual para um valor mais adequado na carteira. Acredito que a ambev seja uma excelente empresa pro longo prazo; talvez esteja um pouco cara mais prefiro comprar uma empresa excelente a um preço razoável do que o contrário.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá IF,

    Acho que você fez uma boa troca. Fiz algo parecido nesse mês, vendi um pouco de PETR4 e comprei NATU3.

    Você pretende manter quantas ações em sua carteira?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não pensei em um número fixo, mas penso em algo por volta de 30 ações.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eu também não tenho um número fixo. Mas eu penso em ter entre 25 e 30 ações em carteira, dependendo das oportunidades. Estou quase lá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. 30 acoes nao é um nro excessivamente alto?
    Ou vc tem um capital muito grande na bolsa a ponto de conseguir ter posicoes razoaveis ou entao nao vai valer a pena de tao poucos papeis q vc tera.
    Prefiro ter 6-7 acoes com posicoes fortes do q 30 miudas.
    O q acham? Abs.

    ResponderExcluir
  7. Olá IF,
    .
    Boa troca. Você disse swing trade? Acho que tá mais pra position trade.......rsrs.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  8. Olá Caio,

    Não acho 30 ações um número alto; acho um número razoável. Uma carteira mais concentrada, em poucos papéis, tem um risco bem maior. O grande problema é que não sabemos o futuro. Se soubessemos, investiria 100% do meu dinheiro apenas na única ação que fosse a mais rentável. Mas o fato é que o futuro é incerto e não existem métodos para prever o futuro. A análise fundamentalista, apesar de ser importante, é sujeita a muitos erros. Então prefiro diversificar. E além disto a bovespa tem muitas empresas boas. Não invisto em empresas ruins. Não diversifico apenas para diversificar. Todas as empresas que invisto são boas.

    Veja um exemplo dos bancos. Acho o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú excelentes empresas pra investir. Qual delas vai ser a melhor? Não sei. Realizando análise fundamentalista da pra saber qual será a empresa melhor e mais rentável no futuro com um grau de segurança bom? Não. Então por que não diversificar e investir nas 3 em vez de escolher apenas uma delas? Acredito que o único motivo para não diversificar mais é o controle de custos. Mas se os custos são baixos prefiro diversificar.

    Com uma carteira pouco diversificada suas chances de acertar as melhores empresas são menores. Minhas chances de acertar as melhores empresas são maiores. Mas se vc acertar as melhres empresas vai ganhar bem mais; eu vou ganhar menos. COntudo se vc selecionar tambem uma empresa ruim seu prejuizo vai ser bem maior que o meu. Depende então do que vc quer do seu portfolio.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. IF,

    Parabéns, também comprei AMBV esse mês. Penso igual a você, excelente papel no longo prazo, mesmo o preço hoje não estando baixo, digo que está bom.

    Penso que 30 papéis é muita coisa. Eu, para investir em 30 ações, iria preferir um ETF.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Jonatas,

    Vc investe em bem mais ações do que eu. Se não me engano vc investe no SMAL11 correto? Só o SMAL11 tem mais de 50 ações. Só por que vc investe indiretamente não quer dizer que vc não investe em muitas empresas. Vc investe indiretamente em muitas ações; eu invisto diretamente (principalmente para não pagar IR e para receber os dividendos diretamente na minha conta).

    Abs

    ResponderExcluir