Sobrou alguma grana da venda da PETR4 e somando aos dividendos e rendimentos dos fundos imobiliários no mês resolvi comprar algumas ações da CIELO (CIEL3) ao preço de R$ 12,88.
A Cielo é uma empresa que intermedia transações financeiras com cartão de crédito e débito das bandeiras Visa, Mastercard, America Express, Visa Vale e Ticket; sendo a líder no setor de cartões. O aumento da concorrencia desde que a CIELO perdeu a exclusividade com a bandeira VISA e a maior restrição ao crédito vem pesando sobre as ações com queda de 12% em 2009 e 5,6% em 2010.
Indicadores fundamentalistas:
P/L 9,6
EV/EBTIDA: 7,7
DY 8,5%;
Margem bruta 73%
Margem líquida 46%
ROE 214%
Liquidez Corrente 1,09
Dívida: 0
Governança corporativa: Novo Mercado
Ou seja a Cielo é uma empresa altamente lucrativa, sem dívidas e que está em um preço razoável. Aparentemente o mercado espera uma queda do market share da Cielo e diminuição dos lucros.
Acredito que a tendencia geral para o mercado de cartões de crédito e débito como um todo é de um crescimento contínuo nos próximos anos, devido as facilidades no uso de cartões em detrimento de cheque e dinheiro.
Estimando de maneira conservadora um crescimento pequeno (5% a.a por 10 anos) e 3% na perpetuidade; e uma taxa de desconto de 10,75%, teríamos um preço justo de R$ 20,56 com margem de segurança de 60%.
Apesar de haver uma expectativa ruim para os resultados da empresa acredito que esteja em um valor interessante, considerando um horizonte de investimento de LP ( acima de 10 anos). Na dúvida, para quem pensa em investir na Cielo, sugiro pegar o dinheiro que investiria na Cielo e investir metade na Cielo e metade na Redecard; assim o retorno é bem mais garantido. Isto obviamente dentro de uma carteira de ações bem diversificada.
Abs
Qual o lucro-base para os cálculos?
ResponderExcluirJá achei: 1,34, os últimos 12 meses.
ResponderExcluirUsando uma taxa de desconto de 8% o valor obtido é de 32,34. Realmente parece bem atrativo. Essas taxas aparentam ser conservadoras, mas eu não conheço muito o mercado de cartões e tampouco a empresa. Supondo o pior cenário possível, essa taxa é razoável? Obrigado.
Me desculpe, mas deixei uma ambiguidade: as taxas a que me referia são as taxas de crescimento do lucro.
ResponderExcluirOlá Anonimo,
ResponderExcluirEu usei uma taxa de crescimento bem baixa de 5%, próxima do crescimento do PIB e da população. Então são taxas perfeitamente alcançaveis. Mas obviamente não há certezas. Possivelmente deve haver uma queda agora no 4T mas acredito que já está precificada.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110118/not_imp667539,0.php
ResponderExcluirhttp://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110118/not_imp667541,0.php
refaça as contas, quem sabe tirando uns 30-40% do lucro para 2011.
Olá Anonimo,
ResponderExcluirJá havia lido estes artigos. Eles mostram justamente o que comentei no texto sobre o aumento da concorrencia; queda do market share e diminuição dos lucros.
Para refazer os calculos seria preciso esperar sair os dados do 4T.
Mas se vc tirar 40% do lucro da Cielo e colocar estas taxas mínimas de crescimento (basicamente acompanhar o crescimento populacional) vai encontrar o preço justo bem próximo do atual. Ou seja, o mercado já precificou uma queda importante do lucro.
Eu particularmente acredito que o crescimento do setor no LP será maior. Veja bem, do setor, não da cielo necessariamente. Por isto que invisto também na Redecard.
Lembrando que este post não é recomendação de investimento, apenas estou partilhando da minha visão pessoal.
Abs
Outro artigo para analise sobre a CIEL3
ResponderExcluirhttp://economia.ig.com.br/mercados/financeiro/credenciadoras+perdem+tarifa+mas+receita+deve+crescer/n1237795548203.html
Obrigado pelo link.
ResponderExcluirAcho que as receitas vão dar uma freada, naturalmente. Mas é possível que cresçam, o ponto acho que é que as margens estão em queda (livre) para todos os players do setor.
Saudações.
anonimo acima
Ótima aquisição, Investimentos!
ResponderExcluirPosso dar um testemunho pessoal sobre o crescimento do mercado de cartões de crédito: tenho visto cada vez mais pessoas optarem por essa forma de pagamento.
Com o crescimento de renda da população, e mais pessoas ingressando no mercado formal de trabalho, a tendência é um aumento significativo dos cartões nessa década. Vejo que vc fez uma ótima escolha. Aliás, empresas do setor financeiro em geral têm sido uma boa escolha nos últimos tempos....
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Olá Guilherme,
ResponderExcluirSegui sua sugestão e diminui um pouco da PETR4. Isto me permitiu fazer estes ajustes na carteira e aumentar um pouco a participação na Cielo. Também acho que as empresas do setor financeiro são interessantes.
Abs
Interessante análise.
ResponderExcluirMe incentivou a analisar a empresa com mais cuidado.
Abraço.
Ótima compra!
ResponderExcluirCoincidência ou não, ela está no meu TOP5 das ações que acompanho.
Gostei da sugestão de comprar 50% em CIEL3 e 50% em RDCD3.
Grande Abraço!
Num país onde em algumas regiões mais da metade da população não tem nem sequer uma conta bancária, a perspectiva de crescimento para o setor financeiro é muito grande. O problema está na concorrência que pode diminuir a margem das empresas do setor, porém mesmo assim também vejo um crescimento sustentável de 5% a.a.
ResponderExcluirAbraços
Virou investidor ativo, Inv. e Fin.?
ResponderExcluirAbraços,
VR.
HC,
ResponderExcluirDivulga ai suas top 5!
Abs
Viver de renda,
Claro que não. Espero que não tenha passado esta impressão.
Minha carteira estava um pouco desbalanceada com quase 20% de PETR4; e já investia antes na Ciel3; achei melhor fazer uma pequena realocação para ficar com uma carteira mais equilibrada; vendi o excesso de PETR4 e comprei AMBV3 e CIEL3. O erro ocorreu antes na época em que estava montando a carteira e acabei concentrando muito. Agora foi a correção do meu erro anterior. Minha carteira agora está mais diversificada e mais equilibrada.
Só lembrando que a Ambev corresponde a 15% do CSMO11; 6,3% do MILA11; 3,8% do BRAX11; 3,6% do PIBB11 e tem uma pequena posição no BOVA11. E a CIEL3 faz parte das carteiras do BOVA11, BRAX11, MILA11 e PIBB11. Então acho que minha carteira está agora mais indexada do que antes, digamos assim!
Abs
Barue Invest,
ResponderExcluirAchei o seu site bem legal! Parabens!
Abs
A Cielo e Redecard estão com um bom preço para compra , mas da uma verificada pois parece que dois bancos estão para entrar na concorrência das maquininhas um se não me engano é o santander, por isso pode demorar um pouco para elas entrarem em alta novamente.
ResponderExcluirAbços,
Eduardo.
Eduardo,
ResponderExcluirNão tenho pressa..
Abs
IF,
ResponderExcluirComo já escrevi fico com o pé atrás devido a falta de concorrência no setor.
Mas que o preço está descontado e que a empresa tem boas bases é fato.
Eu entraria pensando no médio prazo e com stop tanto de perda como de ganho.
Abraço!
Esse ROE de 214% da Cielo é um absurdo de número! Parece até que está errado rsrs...
ResponderExcluirSó tem que ficar atento quanto ao índice de liquidez corrente, que está capengando nos 1,09. Achei o P/VP muito puxado, mas é o que o mercado está disposto a pagar pelo patrimônio líquido então não tem como questionar.
No mais, é um setor que o mercado está batendo a mais de 6 meses, sem dó. Uma hora vai dar reversão e quando reverter deve buscar os 15,00 pelo menos.
Jonatas,
ResponderExcluirMinhas posições são para o longo prazo, então não uso stop. Stop é coisa de trader.
Abs
http://guiadasvitaminas.blogspot.com
ResponderExcluirÉ sei não, não confio na Cielo. A concorrência vai ser muito forte, é arriscado demais. A Cielo via ter que ter um share forte pra manter as ações em alta.
IF,
ResponderExcluirNão vejo stop como coisa de trader. Quando o preço da ação sobe muito, acho oportuno realizar a venda para comprar o mesmo papel quando o preço cair. Esta estratégia foi muito vantajosa em 2008 (venda) e 2009 (compra).
Já a CIEL3, na minha análise, tem um VPA muito ruim e, como acredito que com maior concorrência no setor o valor da ação estará mais próximo do VPA, ou seja, mais baixo; por isto do stop.
Também não gosto de ações de empresas de tecnologia para o longo prazo, ela não tem vantagem competitiva e poderão ter a tecnologia superada da noite para o dia. Eu difícil acredito que ainda passaremos cartão daqui 10, 15 anos. Imagino que o cartão será apenas a digital ou até mesmo algo mais avançado em termos tecnológicos, aí vem meu medo: onde fica a Cielo?
Por isso, penso eu, que a cielo seja investimento apenas para o médio prazo e com stop.
Abraço!
Jonatas,
ResponderExcluirEsta sua tática é boa se voce souber o futuro, se souber que a ação vai cair depois que voce vender. O que acontece de modo mais frequente é vender uma ação boa apos um pequeno lucro; ter que pagar IR; e ela continuar subindo muito depois e voce depois comprar bem mais caro. E no caso de stop loss o mais comum devido a volatilidade do mercado é a ação cair, pega seu stop, voce vende, realiza prejuizo e depois a ação volta a subir, e voce tem que comprar mais caro. Comigo mesmo já aconteceu isto várias vezes e com várias pessoas que eu conheço.
Depois que desisti de tentar advinhar o futuro só vendo uma empresa se houver uma mudança nos fundamentos da empresa. Quando eu não acho uma empresa boa eu simplesmente não a compro. O dinheiro que não quero arriscar eu ponho na renda fixa. Stop só garante aumento dos custos de corretagem e pagamento de IR, coisas que procuro minimizar.
Quando sair o resultado do 4T eu faço uma nova análise e decido se continuo a investir nela ou não.
Quanto a tecnologia futura não há como prever; por isto que a diversificação é importante; CIEL3 é apenas 3% da minha carteira de ações e 1% dos meu portfolio total. Acho que talvez as pessoas no futuro usem mesmo a impressão digital, ou um chip implantado. Mas obviamente vai precisar de máquinas para ler a impressão digital. E ai talvez a Cielo por já ter um know-how em um serviço similar tenha boas vantagens.
Respeito sua opnião mas não concordo.
Abs
IF,
ResponderExcluirOpiniões contrárias só nos fazem crescer.
A ideia é a discussão saudável, gerando reflexão e lapidando conhecimento e consequentemente a estratégia.
Tenho a minha forma de pensar e agora tenho a sua também, isso gera sinergia e crescimento.
Espero que sempre possamos gerar discussões polêmicas, assim podemos aprender cada vez mais.
Obrigado
Abraço!
Ola Amigo. Gostei muito do post. Siga meu blog também! Abs! http://bit.ly/fwKHal http://www.mexendocomdinheiro.blogspot.com
ResponderExcluirIF eu não manjo de fundamentalista, mas vc viu o gráfico da CIEL? Ela tá sendo operada no menor valor desde que suas acoes foram lançadas na bolsa... perdeu o fundo histórico... algo deve ter de errado pra que as pessoas estejam vendendo abaixo do que compraram no IPO.
ResponderExcluirEsse é o típico caso de se usar stop NA MINHA OPINIÃO. Mesmo sem ser trader, talvez algo pudesse ser "misturado" e vc possa usar o melhor das duas escolas.
Parabéns pela carteira e blog.
Abs
Fernando
Olá Fernando,
ResponderExcluirObrigado pelo comentario, mas acho o uso de stop desnecessário, no sentido de que uso outras ferramentas para controlar o risco, como a diversificação e o tamanho da posição no ativo.
Quanto ao valor da CIEL3 estar abaixo da IPO, isto acontece por que houve uma mudança no setor, com maior regulação, aumento da concorrência e a CIEL perdeu a exclusividade com a Visa.
Abs
Com toda licença I.eF., mas utilizo este espaço para dizer que esta sendo lançada a primeira pedra, sobre o mais novo blog de histórias do dia-a-dia de investidores consientes…rsrsrsss, nem sempre.
ResponderExcluir.
Um blog sobre histórias de investimentos e investidores, que ganharam e perderam muito dinheiro no mercado de capitais.
segue abaixo o link:
.
http://financasforever.blogspot.com
.
Se possivel faça-nos uma visita, ah, e lembrando que já coloquei seu presioso blog/site na minha lista de blogs que acompanho e recomendo.
.
Podemos aprender sempre amigo, com nosso erros e acertos, mas melhor aprender com os erros dos outros…rsrssss
.
Grato,
EvertonRic
IF,
ResponderExcluirLendo o seu debate com Jonâtas, percebi como a sua estratégia é interessante e coerente, não descartando o ponto de vista do Jonâtas que pode se encaixar em uma outra estratégia.
Ah sim , este texto me ilucidou bastante na tomada de decisão para parar de encher o saco do meu corretor, quando vejo uma ação caindo na minha carteira fico perguntando o tempo todo se seria o caso de estopar e ele paciente dizendo para segurar mesmo o site da corretora mandando estopar e no afim ele acaba com a razão.
ResponderExcluirEduardo
Olá Eduardo,
ResponderExcluirEm uma estrategia de longo prazo com asset allocation e uma carteira diversificada não cabe usar STOPs. Minha estratégia é acumular ações de boas empresas, a preços razoáveis, montando uma carteira bem diversificada. O meu dinheiro que está na bolsa está na bolsa pro que der e vier, nas subidas e nas quedas; não faço trades; o que não quer dizer que não venda uma ação. Vendo se houver alguma indicação de piora nos fundamentos.
Mas se a empresa é boa e ela cai eu procuro comprar mais e não vender.
Abs
Só para registrar: Um mês depois já está acima do meu preço de compra e vai pagar uns bons dividendos.
ResponderExcluirAbs