terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Compra CIEL3 e Análise

Sobrou alguma grana da venda da PETR4 e somando aos dividendos e rendimentos dos fundos imobiliários no mês resolvi comprar algumas ações da CIELO (CIEL3) ao preço de R$ 12,88.

A Cielo é uma empresa que intermedia transações financeiras com cartão de crédito e débito das bandeiras Visa, Mastercard, America Express, Visa Vale e Ticket; sendo a líder no setor de cartões. O aumento da concorrencia desde que a CIELO perdeu a exclusividade com a bandeira VISA e a maior restrição ao crédito vem pesando sobre as ações com queda de 12% em 2009 e 5,6% em 2010.

Indicadores fundamentalistas:

P/L 9,6
EV/EBTIDA: 7,7
DY 8,5%;
Margem bruta 73%
Margem líquida 46%
ROE 214%
Liquidez Corrente 1,09
Dívida: 0

Governança corporativa: Novo Mercado

Ou seja a Cielo é uma empresa altamente lucrativa, sem dívidas e que está em um preço razoável. Aparentemente o mercado espera uma queda do market share da Cielo e diminuição dos lucros.

Acredito que a tendencia geral para o mercado de cartões de crédito e débito como um todo é de um crescimento contínuo nos próximos anos, devido as facilidades no uso de cartões em detrimento de cheque e dinheiro.

Estimando de maneira conservadora um crescimento pequeno (5% a.a por 10 anos) e 3% na perpetuidade; e uma taxa de desconto de 10,75%, teríamos um preço justo de R$ 20,56 com margem de segurança de 60%.

Apesar de haver uma expectativa ruim para os resultados da empresa acredito que esteja em um valor interessante, considerando um horizonte de investimento de LP ( acima de 10 anos). Na dúvida, para quem pensa em investir na Cielo, sugiro pegar o dinheiro que investiria na Cielo e investir metade na Cielo e metade na Redecard; assim o retorno é bem mais garantido. Isto obviamente dentro de uma carteira de ações bem diversificada.

Abs

33 comentários:

  1. Qual o lucro-base para os cálculos?

    ResponderExcluir
  2. Já achei: 1,34, os últimos 12 meses.
    Usando uma taxa de desconto de 8% o valor obtido é de 32,34. Realmente parece bem atrativo. Essas taxas aparentam ser conservadoras, mas eu não conheço muito o mercado de cartões e tampouco a empresa. Supondo o pior cenário possível, essa taxa é razoável? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe, mas deixei uma ambiguidade: as taxas a que me referia são as taxas de crescimento do lucro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anonimo,

    Eu usei uma taxa de crescimento bem baixa de 5%, próxima do crescimento do PIB e da população. Então são taxas perfeitamente alcançaveis. Mas obviamente não há certezas. Possivelmente deve haver uma queda agora no 4T mas acredito que já está precificada.

    ResponderExcluir
  5. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110118/not_imp667539,0.php

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110118/not_imp667541,0.php

    refaça as contas, quem sabe tirando uns 30-40% do lucro para 2011.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anonimo,

    Já havia lido estes artigos. Eles mostram justamente o que comentei no texto sobre o aumento da concorrencia; queda do market share e diminuição dos lucros.

    Para refazer os calculos seria preciso esperar sair os dados do 4T.

    Mas se vc tirar 40% do lucro da Cielo e colocar estas taxas mínimas de crescimento (basicamente acompanhar o crescimento populacional) vai encontrar o preço justo bem próximo do atual. Ou seja, o mercado já precificou uma queda importante do lucro.

    Eu particularmente acredito que o crescimento do setor no LP será maior. Veja bem, do setor, não da cielo necessariamente. Por isto que invisto também na Redecard.

    Lembrando que este post não é recomendação de investimento, apenas estou partilhando da minha visão pessoal.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Outro artigo para analise sobre a CIEL3

    http://economia.ig.com.br/mercados/financeiro/credenciadoras+perdem+tarifa+mas+receita+deve+crescer/n1237795548203.html

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo link.

    Acho que as receitas vão dar uma freada, naturalmente. Mas é possível que cresçam, o ponto acho que é que as margens estão em queda (livre) para todos os players do setor.

    Saudações.

    anonimo acima

    ResponderExcluir
  9. Ótima aquisição, Investimentos!


    Posso dar um testemunho pessoal sobre o crescimento do mercado de cartões de crédito: tenho visto cada vez mais pessoas optarem por essa forma de pagamento.


    Com o crescimento de renda da população, e mais pessoas ingressando no mercado formal de trabalho, a tendência é um aumento significativo dos cartões nessa década. Vejo que vc fez uma ótima escolha. Aliás, empresas do setor financeiro em geral têm sido uma boa escolha nos últimos tempos....




    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Olá Guilherme,

    Segui sua sugestão e diminui um pouco da PETR4. Isto me permitiu fazer estes ajustes na carteira e aumentar um pouco a participação na Cielo. Também acho que as empresas do setor financeiro são interessantes.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Interessante análise.

    Me incentivou a analisar a empresa com mais cuidado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ótima compra!

    Coincidência ou não, ela está no meu TOP5 das ações que acompanho.

    Gostei da sugestão de comprar 50% em CIEL3 e 50% em RDCD3.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Num país onde em algumas regiões mais da metade da população não tem nem sequer uma conta bancária, a perspectiva de crescimento para o setor financeiro é muito grande. O problema está na concorrência que pode diminuir a margem das empresas do setor, porém mesmo assim também vejo um crescimento sustentável de 5% a.a.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Virou investidor ativo, Inv. e Fin.?

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  15. HC,
    Divulga ai suas top 5!
    Abs


    Viver de renda,

    Claro que não. Espero que não tenha passado esta impressão.

    Minha carteira estava um pouco desbalanceada com quase 20% de PETR4; e já investia antes na Ciel3; achei melhor fazer uma pequena realocação para ficar com uma carteira mais equilibrada; vendi o excesso de PETR4 e comprei AMBV3 e CIEL3. O erro ocorreu antes na época em que estava montando a carteira e acabei concentrando muito. Agora foi a correção do meu erro anterior. Minha carteira agora está mais diversificada e mais equilibrada.

    Só lembrando que a Ambev corresponde a 15% do CSMO11; 6,3% do MILA11; 3,8% do BRAX11; 3,6% do PIBB11 e tem uma pequena posição no BOVA11. E a CIEL3 faz parte das carteiras do BOVA11, BRAX11, MILA11 e PIBB11. Então acho que minha carteira está agora mais indexada do que antes, digamos assim!

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Barue Invest,

    Achei o seu site bem legal! Parabens!

    Abs

    ResponderExcluir
  17. A Cielo e Redecard estão com um bom preço para compra , mas da uma verificada pois parece que dois bancos estão para entrar na concorrência das maquininhas um se não me engano é o santander, por isso pode demorar um pouco para elas entrarem em alta novamente.

    Abços,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  18. IF,

    Como já escrevi fico com o pé atrás devido a falta de concorrência no setor.
    Mas que o preço está descontado e que a empresa tem boas bases é fato.
    Eu entraria pensando no médio prazo e com stop tanto de perda como de ganho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Esse ROE de 214% da Cielo é um absurdo de número! Parece até que está errado rsrs...

    Só tem que ficar atento quanto ao índice de liquidez corrente, que está capengando nos 1,09. Achei o P/VP muito puxado, mas é o que o mercado está disposto a pagar pelo patrimônio líquido então não tem como questionar.

    No mais, é um setor que o mercado está batendo a mais de 6 meses, sem dó. Uma hora vai dar reversão e quando reverter deve buscar os 15,00 pelo menos.

    ResponderExcluir
  20. Jonatas,

    Minhas posições são para o longo prazo, então não uso stop. Stop é coisa de trader.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. http://guiadasvitaminas.blogspot.com

    É sei não, não confio na Cielo. A concorrência vai ser muito forte, é arriscado demais. A Cielo via ter que ter um share forte pra manter as ações em alta.

    ResponderExcluir
  22. IF,

    Não vejo stop como coisa de trader. Quando o preço da ação sobe muito, acho oportuno realizar a venda para comprar o mesmo papel quando o preço cair. Esta estratégia foi muito vantajosa em 2008 (venda) e 2009 (compra).
    Já a CIEL3, na minha análise, tem um VPA muito ruim e, como acredito que com maior concorrência no setor o valor da ação estará mais próximo do VPA, ou seja, mais baixo; por isto do stop.
    Também não gosto de ações de empresas de tecnologia para o longo prazo, ela não tem vantagem competitiva e poderão ter a tecnologia superada da noite para o dia. Eu difícil acredito que ainda passaremos cartão daqui 10, 15 anos. Imagino que o cartão será apenas a digital ou até mesmo algo mais avançado em termos tecnológicos, aí vem meu medo: onde fica a Cielo?
    Por isso, penso eu, que a cielo seja investimento apenas para o médio prazo e com stop.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Jonatas,

    Esta sua tática é boa se voce souber o futuro, se souber que a ação vai cair depois que voce vender. O que acontece de modo mais frequente é vender uma ação boa apos um pequeno lucro; ter que pagar IR; e ela continuar subindo muito depois e voce depois comprar bem mais caro. E no caso de stop loss o mais comum devido a volatilidade do mercado é a ação cair, pega seu stop, voce vende, realiza prejuizo e depois a ação volta a subir, e voce tem que comprar mais caro. Comigo mesmo já aconteceu isto várias vezes e com várias pessoas que eu conheço.

    Depois que desisti de tentar advinhar o futuro só vendo uma empresa se houver uma mudança nos fundamentos da empresa. Quando eu não acho uma empresa boa eu simplesmente não a compro. O dinheiro que não quero arriscar eu ponho na renda fixa. Stop só garante aumento dos custos de corretagem e pagamento de IR, coisas que procuro minimizar.

    Quando sair o resultado do 4T eu faço uma nova análise e decido se continuo a investir nela ou não.

    Quanto a tecnologia futura não há como prever; por isto que a diversificação é importante; CIEL3 é apenas 3% da minha carteira de ações e 1% dos meu portfolio total. Acho que talvez as pessoas no futuro usem mesmo a impressão digital, ou um chip implantado. Mas obviamente vai precisar de máquinas para ler a impressão digital. E ai talvez a Cielo por já ter um know-how em um serviço similar tenha boas vantagens.

    Respeito sua opnião mas não concordo.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. IF,

    Opiniões contrárias só nos fazem crescer.
    A ideia é a discussão saudável, gerando reflexão e lapidando conhecimento e consequentemente a estratégia.
    Tenho a minha forma de pensar e agora tenho a sua também, isso gera sinergia e crescimento.
    Espero que sempre possamos gerar discussões polêmicas, assim podemos aprender cada vez mais.

    Obrigado
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Ola Amigo. Gostei muito do post. Siga meu blog também! Abs! http://bit.ly/fwKHal http://www.mexendocomdinheiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. IF eu não manjo de fundamentalista, mas vc viu o gráfico da CIEL? Ela tá sendo operada no menor valor desde que suas acoes foram lançadas na bolsa... perdeu o fundo histórico... algo deve ter de errado pra que as pessoas estejam vendendo abaixo do que compraram no IPO.

    Esse é o típico caso de se usar stop NA MINHA OPINIÃO. Mesmo sem ser trader, talvez algo pudesse ser "misturado" e vc possa usar o melhor das duas escolas.

    Parabéns pela carteira e blog.

    Abs
    Fernando

    ResponderExcluir
  27. Olá Fernando,

    Obrigado pelo comentario, mas acho o uso de stop desnecessário, no sentido de que uso outras ferramentas para controlar o risco, como a diversificação e o tamanho da posição no ativo.

    Quanto ao valor da CIEL3 estar abaixo da IPO, isto acontece por que houve uma mudança no setor, com maior regulação, aumento da concorrência e a CIEL perdeu a exclusividade com a Visa.

    Abs

    ResponderExcluir
  28. Com toda licença I.eF., mas utilizo este espaço para dizer que esta sendo lançada a primeira pedra, sobre o mais novo blog de histórias do dia-a-dia de investidores consientes…rsrsrsss, nem sempre.
    .
    Um blog sobre histórias de investimentos e investidores, que ganharam e perderam muito dinheiro no mercado de capitais.
    segue abaixo o link:
    .
    http://financasforever.blogspot.com
    .
    Se possivel faça-nos uma visita, ah, e lembrando que já coloquei seu presioso blog/site na minha lista de blogs que acompanho e recomendo.
    .
    Podemos aprender sempre amigo, com nosso erros e acertos, mas melhor aprender com os erros dos outros…rsrssss
    .
    Grato,
    EvertonRic

    ResponderExcluir
  29. IF,
    Lendo o seu debate com Jonâtas, percebi como a sua estratégia é interessante e coerente, não descartando o ponto de vista do Jonâtas que pode se encaixar em uma outra estratégia.

    ResponderExcluir
  30. Ah sim , este texto me ilucidou bastante na tomada de decisão para parar de encher o saco do meu corretor, quando vejo uma ação caindo na minha carteira fico perguntando o tempo todo se seria o caso de estopar e ele paciente dizendo para segurar mesmo o site da corretora mandando estopar e no afim ele acaba com a razão.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  31. Olá Eduardo,

    Em uma estrategia de longo prazo com asset allocation e uma carteira diversificada não cabe usar STOPs. Minha estratégia é acumular ações de boas empresas, a preços razoáveis, montando uma carteira bem diversificada. O meu dinheiro que está na bolsa está na bolsa pro que der e vier, nas subidas e nas quedas; não faço trades; o que não quer dizer que não venda uma ação. Vendo se houver alguma indicação de piora nos fundamentos.
    Mas se a empresa é boa e ela cai eu procuro comprar mais e não vender.

    Abs

    ResponderExcluir
  32. Só para registrar: Um mês depois já está acima do meu preço de compra e vai pagar uns bons dividendos.

    Abs

    ResponderExcluir