domingo, 4 de julho de 2010

Retrospectiva Junho/2010

O mês de Junho foi bastante agitado com aumento da aversão ao risco entre os investidores. A economia americana ainda continua muito fraca com alto nível de desemprego. A economia da China vem dando sinais de desaceleração. As incertezas quanto a capitalização da Petrobrás vem derrubando fortemente suas ações. Acredito que tambem o desastre de vazamento de Petroleo da British Petroleum no Golfo do México acendeu um alerta entre os investidores de que a Petrobrás tambem está sugeita a um risco de um desastre semelhante com prejuizos incalculáveis. Os riscos de um "Double Dip" se acentuam.

No inicio de Junho a alocação era:



Vejamos a performance de nosso portfolio, junto com alguns benchmarks.

Ações

- PETR4: -9,36%
- VALE5: -9,98%
- USIM3: 12,8%
- GGBR3: -5,9%
- CSNA3: -5,02%
- BBDC3: -5%
- BBAS3: -1,85%
- ITUB3: 0,11%
- ITSA3: 3,02%
- BVMF3: -2,06%
- CIEL3: 3,05%
- ELPL6: 19,45%
- CCR03: -0,67%
- VIVO4: -5,34%
- DASA3: 13,33%
- CYRE3: -0,3%

Carteira de Ações: -3,47%
Dividendos: 0,1%

Ibovespa: -3,35%

BOVA11: -3,35%
PIBB11: -5,7%


Destaque para as ações da Eletropaulo, Usiminas e Dasa. O destaque negativo ficou por conta da Petrobras e Vale. Meu portfolio acabou sendo prejudicado pela grande concentração em Petrobras. Por outro lado fiquei satisfeito pois a rentabilidade foi muito próxima do IBOV, com beta bem próximo de 1.


Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

- EURO11: 1,67%
- FPAB11: 0%
- FCCI11: 0%
- FMOF11: 20,34%
- FLMA11: -7,89%
- HCRI11B: -11,85%

Carteira de FII: 1,38%
Rendimentos distribuídos: 0,77%
Venda de direitos de subscrição do FFCI11: 0,85%
Total: 3%

Optei por não exercer o direito de subscrição do FFCI11 pois precisaria vender alguns ativos e já estou com uma boa alocação em FII; então vendi os direitos com lucro de 0,85% do valor total da carteira de FII.
O Fundo Imobiliário Memorial Office (FMOF11) recuperou tudo que tinha perdido. Quem comprou a um mês atrás se deu muito bem. A carteira de FII rendeu muito bem, com rendimentos total de mais de 300% do CDI.



Renda Fixa

Fundo DI: 0,79

LFT 7/3/2012: 0,79

Fundo DI com mesma performance de uma LFT mas com liquidez diária. Melhor impossivel.


OURO: 2,92%

O Ouro continua sendo o melhor investimento do ano, disparado.



Portfolio: 0,12%

O desempenho do portfolio em vista da desvalorização do IBOV foi bom, com preservação do capital e discreto ganho. Como minha participação menor esta na renda fixa optei por destinar os rendimentos dos FIIs e os dividendos para a parcela de renda fixa. Assim no fim do mês a alocação da carteira era:




Próximos passos

A alocação de ativos acaba sendo um guia para direcionar aonde se deve investir. Minha alocação está bem próxima do target (30/30/30/10). A principio a idéia é que se a bolsa continuar a cair vai começar a ficar interessante aumentar os investimentos na bolsa. Se ela se mantiver estável ou subir devo aumentar o investimento na renda fixa para atingir os 30% de alvo.   

Minha carteira de ações ainda está muito concentrada, principalmente com um peso excessivo na Petrobrás. A idéia é aos poucos aumentar a diversificação, para atingir pelo menos 20 ações diferentes e diminuir o peso da Petrobras.


Sugestões são bem vindas.

16 comentários:

  1. Excelente Resultado!

    Perguntas:

    1. Tem idéia do porquê da grande diferença de rentabilidade entre USIM3 e GGBR3 e CSNA3, já que são do mesmo setor?

    2. Você realiza aportes mensais na carteira, sendo um fluxo adicional no caixa?

    3. Qual sua opinião sobre os custos do Ouro no portfólio? Será que é viável utilizar o Ouro BMF escritural para baixar os custos?

    4. A rentabilidade do Fundo DI já é líquida das taxas de adm?

    Comentário dos Resultados:

    1. Interessante a proximidade da sua rentabilidade com o Ibov. Por saber que você já estudou bastante AF e Valuation, tinha em mente que montaria um portfólio baseado em valor, mas pelo visto será uma forma mais barata de indexar, não é mesmo?

    2. Que mês para o FMOF11 hein?! Quem aproveitou a queda, como um leitor lá do blog, se deu bem! rs. Diversificação é tranquilidade. Parabéns por ter mantido firme sua participação neste FII.

    Sugestões:

    1. Teria como detalhar também o quanto está investido em cada ação e em cada FII na hora da atualização?

    Sugestões apresentação:

    Coisa boba, apenas para melhorar o visual da leitura:

    1. Usar uma tonalidade mais forte de verde para a rentabilidade positiva dos ativos. Esse verde quase não dá para ver.

    2. Gráfico: Não sei se você fez o gráfico no Excel, mas está um pouco difícil de ver as classes. Talvez seja uma imagem com baixa qualidade. Se for o caso, tente utilizar .PNG ao invés de .JPG.

    O espaço usado é bem parecido mas a qualidade é bem superior. Descobri essa dica lá com o pessoal do Clube de Vienna! rs

    Parabéns pelo resultado. Continuo acompanhando!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá HC,

    Obrigado pelas dicas de editoração. Aos poucos vou aprendendo e melhorando o layout.

    1. A Usiminas está criando uma nova empresa de mineração e logistica, com investimento estrangeiro e projetos de expansão.

    2. Ultimamente não tenho conseguido fazer aportes pois estava trabalhando menos (semi-aposentadoria). Estou voltando a trabalhar mais e a partir de julho devo voltar a fazer aportes.

    3. O custo do ouro principalmente devido aos spreads dificulta muito realizar compras e vendas frequentes. Só compensa vender se houver uma grande valorização. Assim venho mantendo uma parcela pequena em carteira mais como um seguro contra uma grande desvalorização cambial, situação em que o ouro subiria bastante. Acho que o uso do ouro BMF poderia ser interessante, mas também tem muitos custos.

    4. A rentabilidade do fundo DI é liquida das taxas de administração, mas não é líquida de IR. A LFT no LP vai render mais devido ao IR ser cobrado apenas no resgate enquanto no fundo DI é a cada 6 meses.

    5. Acredito que a idéia de montar uma carteira semelhante ao IBOV (indexada) é melhor do que montar uma carteira de "valor" (P/L e P/VPA baixos). Acredito que o mercado é relativamente eficiente, ou seja as empresas de "valor" são mais baratas por motivos justos, ou seja por que suas perspectivas são ruins mesmo.

    6. Impressionante o FMOF11. Eu mantive o fundo basicamente por que acho que o imóvel em si é excelente e bem localizado, em uma região de SP que está crescendo e mesmo que ficasse com alguns andares vagos a chance de conseguir outro locador é grande. Afinal voce não sai vendendo um imóvel só por que ele ficou vago um ou dois meses.

    7. Já tinha colocado o percentual de cada ativo em um post anterior mas no próximo coloco tudo junto.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Oi! Parabénspelo resultado.

    Uma pergunta: pq vc não colocar nenhuma moeda no seu portifólio? Não colocando, vc não assume uma visão muito direcional do mercado, diminuindo um pouco a importância da alocação de ativos?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá André,

    Acredito que o ouro já seja um bom hedge cambial. Acho que Dolar e Euro são interessantes apenas se vc tem uma viagem ou se vc tem compromissos no exterior.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo desempenho!


    O interessante é observar que vc e o Henrique seguem o mesmo princípio da diversificação e alocação de ativos.


    Continue assim!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Entendi seu pensamento... Mas não seria então viável aumentar o percentual em ouro de forma que fique mais próximo ao percentual da renda variável? Por exemplo, se tivermos uma queda muito grande no mercado acionário, seu portifólio deve sofrer bastante.
    Uso a alocação há algum tempo sim. O valor que tenho de ouro+dólar é o valor em renda varíavel. O restante dividido em RF e Fundo Imobiliário.
    Abraços e obrigado pelas observações!

    ResponderExcluir
  7. André,

    Não me preocupo em ficar completamente market neutral e fazer um hedge perfeito do valor que tenho na bolsa. Certamente se a bolsa cair forte meu portfolio vai ser afetado mas a bolsa é apenas 30% do meu portfolio. Se a bolsa cair 50% em um ano, mesmo assim isto vai corresponder a apenas uma perda de 15% do meu portfolio total e supondo que provavelmente os outros 70% do meu portfolio vão ter rendido uns 10% ao ano, minha perda no ano vai ser por volta de 8%, um risco plenamente aceitável. Enquanto isto vou estar comprando ações a preço de banana.

    Agora pense no cenário contrário. Provavelmente se a bolsa subir forte o dolar vai cair e boa parte do que vc ganharia com a bolsa vai perder com o cambio. E enquanto no LP a bolsa tem uma excelente perspectiva, o cenário no LP para o dolar e euro não são nada bons.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme,

    Obrigado. Eu e o Henrique temos uma estratégia parecida, mas com pequenas mas importantes diferenças. Minha abordagem é focada em investimento passivo, enquanto o Henrique procura fazer uma gestão ativa. Não uso dolar/euro; só ouro na parcela cambial e tenho uma maior parcela em FII (o dobro do HC). Além disto recentemente mudei para ações individuais enqunato o HC está investindo no PIBB11.

    Quando vai nos dar o prazer de ver a carteira "Valores Reais"??

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Sim, pensando direcionalmente eu concordo que uma opinião como a sua é válida... O que questionei é o conceito de alocação de ativos, onde se evita justamente o pensamento direcional. No fundo, quem garante que as tendências serão essas, concorda?
    Acho o futuro muito incerto, e por isso, prefiro ficar market neutral e ganhar menos, mas de forma constante a cada ano.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. (acho que a msg que mandei não entrou estou escrevendo novamente...)
    Sim, entendi seu princípio! Apenas fica a observação que dessa forma, utilizamos a "tentação" direcional, o que não combina, na essência, com alocação de ativos. Você espera que a longo e médio prazo a renda variável suba mais que o câmbio. Eu não sei. Por isso que fico "market neutral". Penso em ganhos menores, mas consistentes e sem assumir grandes riscos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. André,

    Não existe certo ou errado. E alocação de ativos não quer dizer necessariamente que voce vai fazer hedge cambial ou ser market neutral. Apenas que não está apostando 100% em uma determinada classe de ativos. Eu não invisto em moedas pois não vejo beneficios no LP para o meu portfolio; mas posso estar enganado. O Henrique fez um estudo e mostrou que um portfolio com Ações / Dolar foi pior que uma carteira com ações / DI. O problema do dolar é que ela é uma posição basicamente especulativa, pois isoladamente os fundos cambiais de dolar e euro tem uma taxa de juros irrisória. Além disto a correlação negativa entre dolar e ibovespa vem diminuindo.

    ResponderExcluir
  12. Olá IF, venho estudando um bocado sobre os assuntos motes do blog, e estou tentando montar uma estratégia de acumulação diversificada para o LP. De fato já tenho aplicações em fundos de bancos e TD. Porém, estou querendo fazer essas aplicações diretamente pelo HB da LinkTrade onde já sou cliente.

    Uma das minhas perguntas então é como você monta e mantém sua carteira de ações? Imagino que o uso de ações e não de um ETF deve-se a alguns fatores importantes: 1) Isenção para vendas < 20K e 2) Dividendos e 3) Maior facilidade de alugel.

    Porém há o problema do tracking error (considerando Ibov por exemplo), além dos custos mensais de corretagem para ajustes da carteira, sem contar com a necessidade de entrar (no meu caso pelo menos) no mercado fracionário. Como você faz isso? Digo, como você montou sua carteira (porcentagens de cada ação/empresa) e como faz os ajustes mensais? No meu caso pretendo fazer acumulação, assim compras mensais são previstas.

    Hoje tenho muitas dúvidas em como montar minha estratégia nesse ponto específico: Carteira própria ou ETF?

    Preciso também começar a pensar em fazer hedge. Não tenho nenhuma estratégia! :-| Como você compra ouro?

    Agradeço desde já a paciência em compartilhar conhecimento com o seu blog.

    ResponderExcluir
  13. Como montei minha carteira? Vendi meus ETFs e fiz uma grande compra. Usei o IBOV como modelo, mas dei preferencia a açoes ON e a comprar lotes padrão. Replicar o IBOV é bem didicil, principalmente com pouco capital, mas com uma carteira bem diversificada com as maiores posições do IBOV o desempenho vai ser semelhante, com uma certa margem de erro. Não pretendo fazer realocações mensais. Devo fazer eventualmente compras mensais e aos poucos vou fazendo pequenos ajustes no portfolio mas prefiro tolerar um tracking error maior do que incorrer em muitos custos ajustando a carteira.

    Entre carteira propria e ETF vai dependerdeváriosfatores,principalmente quanto capitalvoce tem e se temmais tempo para acompanhar.

    Compro ouro fisico na Ourominas

    ResponderExcluir
  14. Olá, Investimentos!


    Acredito que em breve teremos uma carteira "Valores Reais" sendo analisada!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo,

    Quanto aos investidores de longo prazo... olha, nós existimos. Passa lá no http://tradinginblog.blospot.com que você vai encontrar pelo menos alguns :-)

    Fora isso queria saber como é que você está comprando o ouro pra sua carteira.

    ResponderExcluir
  16. Amigo lafa,
    poderia complementar o endereço do blog ? Grato

    ResponderExcluir