segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Deixe seus investimentos no piloto automático

Bem pessoal estou de volta, depois de um bom tempo sem posts; mas não estava de férias não. Pelo contrário estava tranbalhando bastante. Mas agora devo ter mais tempo livre e voltarei a postar com mais frequencia.

Uma das grandes vantagens de uma estratégia passiva, focada em asset allocation e em buy and hold pro longo prazo é voce poder se desligar um pouco do mundo das finanças e deixar seus investimentos no piloto automático. Isto permite a voce a se focar no que voce faz de melhor, no seu próprio trabalho, enquanto seus investimentos vão rendendo sozinhos. E isto de uma maneira muito segura, pois se você usar uma estratégia semelhante ao portfolio permanente que descrevemos, com ampla diversificação entre ações (através de um ETF), renda fixa, imóveis (através de fundos imobiliários) e ouro, você pode dormir tranquilo, sabendo que voce vai estar recebendo o rendimento do mercado e que nenhum evento por pior que seja poderá devastar seus investimentos.

Você pode passar tempo com sua família, brincar com seus filhos; pode se dedicar a esportes ou ao lazer sem precisar ficar de olho grudado no home broker. Afinal o mercado é imprevisível e não sabemos e nem podemos saber o futuro. Assim não conseguiremos por mais esforço que façamos descobrir os fundos e topos e vamos acabr perdendo do mercado devido as muitas taxas, trades errados e pagamento de imposto de renda nos trades certos.

No proximo post vou publicar minha experiência de um ano em investimento em fundos imobiliários.

Abs

7 comentários:

  1. O estudo sobre Asset Allocation realmente vale muito a pena. Esta tranquilidade para com diferentes cenários não tem preço.

    Fora que não precisamos ficar o tempo todo acompanhando o mercado e ficando estressados por conta disso.

    Estou asioso para o seu post contando toda a sua experiência com os FII, a qual me ajudou bastante a compreender melhor esta classe de ativos.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma boa pra quem não curte muito ficar ligado no Homebroker o dia todo... mas pra quem é viciado como eu e não tem filhos.. hehehe

    Mas uma coisa é certa.. quando o capital vai aumentando chega um momento que realmente não tem como fugir do buy and hold e se pensa em se aposentar e viver de renda não tem como fugir dos fundos imobiliarios.. tesouro direto.. etc...

    até to me aprofundando nesse tema de fundos imobiliarios que muito me interessa e ainda sou meio novatão...
    estou aguardando novos posts sobre os fundos imobiliarios hein?!

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro autor do blog, tudo bem ?
    Posso usar o seu artigo em meu blog e complementa-lo com o dia a dia de um analista técnico ?

    Obrigado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muita gente não entende, mas tempo também é um ativo muito importante. Quanto menos tempo se gasta com investimentos mais retorno se tem em qualidade de vida. Nesse aspecto a maioria das pessoas são péssimos "traders" de tempo rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Aí, Investimentos, muito bom o seu post. Sabe que era exatamente sobre esse assunto que eu estava me questionando ontem?



    O IF42 expressou muito bem isso: o tempo é um ativo super valioso, e q deve ser bem "treidado"......rsrsrs



    Parabéns pelo retorno!




    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,
    Obrigado pelos comentarios.

    IF42,
    Acredito que o tempo é o ativo mais importante

    rumoaliberdadefinanceira,
    Fique a vontade para usar meu post.

    ResponderExcluir
  7. A melhor forma de ganhar dinheiro hoje e investindo em ações através de bons dividendos

    ResponderExcluir