quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Realocação

Apos montar um portfolio com uma alocação adequada aos seus objetivos de investimento e tolerancia ao risco uma recomendação frequente é realocar apos X% de mudança no portfolio original. O objetivo da realocação é retornar o portfolio a asset allocation original e devolver o "equilibrio" ao portfolio. Alguns argumentam que a realocação aumenta os lucros no longo prazo e que diminui o risco da carteira. Mas o que realmente acontece ao realocar? E quais os riscos?

Basicamente a ideia de realocar a carteira se baseia na premissa de "retorno a média" em que se acredita que apos uma alta forte da bolsa a tendencia é que ela caia e retorne a média; ou que no caso contrário apos uma queda que ela volte a subir. O problema maior é que os mercados não são tão simples. O movimento das ações na verdade não é tão previsivel, pelo contrário, é altamente imprevisivel. E frequentemente o mercado de ações se move em uma determinada tendencia por um longo período.

Em um bull market prolongado a realocação vai diminuir o retorno da sua carteira e diminuir o risco (volatilidade) ao passo que voce vende as ações e investe em renda fixa, a espera de uma queda, e o mercado continua subindo. E em um bear market prolongado a realocação faz com que voce aumente suas perdas potenciais ao passo que voce compra mais ações que continuam caindo, aumentando o risco da sua carteira. Claro que se voce acertar o timing e apos a realocação o mercado inverter voce provavelmente vai ganhar mais dinheiro se tiver realocado. Se por outro lado o mercado mantiver a tendencia voce vai ganhar menos ou perder mais dependendo da direção do mercado. Se por outro lado voce não realocar em um bull market prolongado voce vai ganhar bem mais dinheiro e em um bear market prolongado não realocar vai limitar as suas perdas.

Um outro problema da realocação é se voce investe em ações individuais em vez de investir no mercado como um todo atraves de um ETF. Se uma ação esta caindo e voce vai realocando e comprando mais daquela ação que está caindo voce pode acabar perdendo muito dinheiro se aquela ação estiver caindo por um bom motivo, como aconteceu com a sadia na crise e voce pode até perder tudo se a empresa falir ou houver alguma fraude grande.

Outro grande problema com a realocação é o aumento nos custos que ela produz. Alem de maiores custos de corretagem voce vai estar frequentemente pagando imposto de renda para o governo e estes custos vão comendo uma boa parte do seu lucro. E quanto mais frequente as realocações forem mais gastos e IR. Geralmente nas simulações que vemos sobre as vantagens da realocação não são computados os gastos com corretagem e o IR.

Assim vemos que a realocação tem vantagens e desvantagens e ela pode algumas vezes aumentar o risco e a volatilidade da carteira além de aumentar os custos.

2 comentários:

  1. Já estava sentindo falta dos seus excelentes artigos!

    Esse assunto sobre realocação é sempre mais complicado do que a simples idéia que muitas vezes passam.

    O exemplo da Sadia é muito bom pois ela era uma empresa muito forte e quem foi realocando nela durantes as quedas já sabe o final da história...

    A alocação através de ETFs é bem mais eficiente, seja através da diluição de riscos e custos.

    Existem evindências (embora não hajam certezas) de que no curto prazo a movimentação do mercado é mais random-walk (aleatória) e no longo prazo os mercados tendem a retornar à média, corrigindo uma movimentação exagerada.

    Esses assuntos são estudados há anos e sempre existem bons argumentos para todos os lados. Acredito que o ideal é focarmos naquela filosofia que se mais se assemelha à nossa.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo! Aliás, de excelente qualidade como todos os outros !

    ResponderExcluir