segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Teoria dos Mercados Eficientes: Introdução

Como vimos previamente o mercado de ações em períodos de curto prazo é imprevisivel; e isto se deve ao fato de que o que realmente dirige o mercado de ações não são os graficos, nem são os dados fundamentalistas passados, mas são as noticias futuras, incluindo os dados macro-econômicos, as decisões sobre politica de juros e cambio e os relatorios trimestrais das empresas, onde podemos ver se a empresa teve lucro ou prejuizo, entre outras coisas. Como estes eventos futuros são imprevisiveis por definição, o mercado se move de maneira imprevisivel. Os agentes financeiros fazem constantemente previsões sobre estes indicadores macro-economicos futuros e sobre o provavel resultado financeiros das empresas; e de acordo com esta previsão calculam um possivel "preço justo" para uma ação, na maioria das vezes se baseando nos dados fundamentalistas passados. Mas o ponto principal que precisamos ter sempre em mente é que estas previsões podem estar certas ou erradas; podem se concretizar ou não; e apos a divulgação do resultado oficial o mercado corrige para cima ou para baixo de acordo com a diferença entre o que era a previsão de consenso e a realidade. Se os dados vierem melhores do que o previsto a ação sobe; se vierem pior do que o previsto a ação cai. Assim várias vezes acontece de mesmo apos uma ação divulgar um resultado excelente a ação cai, pois o mercado já havia precificado um crescimento maior. Quanto mais rápido estas novas informações são incorporadas ao preço das ações mais dizemos que o mercado é eficiente. Um mercado eficiente é aquele em que a informações relevantes são incorporadas de maneira rápida ao preço dos ativos financeiros.

Segundo Damodaran um mercado eficiente é aquele em que o preço de mercado é uma estimativa não tendenciosa do valor real do investimento. Isto não significa que os preços de mercado necessariamente representem o valor justo da ação a cada momento. Sempre vai haver ações subavaliadas e sobreavaliadas. Segundo Fama, a competição entre muitos participantes inteligentes leva a uma situação em que os preços reais dos ativos já refletem os efeitos das informações, tanto as passadas como as que o mercado espera que ocorra no futuro. Ou seja, em um mercado eficiente o preço de um ativo será uma boa estimativa do seu valor intrinseco, BASEADO NAS INFORMAÇÔES ATUAIS.

Segundo Silva a base teorica para um mercado eficiente reside em 3 argumentos:
1) Que todos ou a grande maioria dos investidores são racionais
2) Que no caso de investidores não racionais as suas negociações aleatorias muitas vezes se anulam umas as outras
3) Que no caso de investidores não racionais os investidores racionais arbitrariam (obtendo assim lucro) e eliminariam o efeito dos investidores não-racionais.

A partir destas informações podemos ver que o debate sobre se o mercado é eficiente ou não não se aplica. A questão correta é qual o grau de eficiencia do mercado. Diferentes mercados tem graus de eficiencia diferentes e diferentes ativos tem graus de eficiencia diferentes. O mercado americano é mais eficiente que o Brasileiro. Na Bovespa, as blue chips, que são acompanhadas por dezenas de analistas são muito bem precificadas e podemos dizer que existe uma maior eficiencia do que no caso de small caps que são pouco acompanhadas pelos analistas das corretoras.No passado os mercados eram bem menos eficientes devido a dificuldade de obtenção das informações. Com o advento da internet e a ampla divulgação dos dados economicos e relatorios das empresas o mercado vem ficando mais eficiente.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto muito claro sobre a Teoria dos Mercados Eficientes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito e claro. Estou começando a estudar sobre investimentos, e ainda não tinha lido sobre o tema ainda. Foi uma boa introdução.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá ótimo artigo!

    tem um site bem legal que estou lendo e que fala de finanças e investimentos, e gostaria de indicar a todos:

    http://seuguiadeinvestimentos.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir