sábado, 8 de agosto de 2009

Novo Bull Market ???

A bovespa vem tendo uma serie de valorizações, já acumulando mais de 50% no ano, embalado por noticias menos ruins do que o esperado, incorporando um cenário de recuperação em V da economia mundial e tambem devido a percepção de que o Brasil estaria bem posicionado nesta crise devido ao sistema bancario não estar envolvido com os derivativos "tóxicos" e ter um mercado interno robusto; já há até analistas prevendo o inicio de um novo bull market. Mas não podemos ser tão precipitados pois, ao analisarmos melhor poderemos ver que os problemas essenciais que levaram a esta crise economica não foram resolvidos. E como sabemos o Brasil não é um "ilha" e depende muito das exportações; e quem manda na Bovespa é o capital estrangeiro.

Analisando por alto o mercado americano, o desemprego está em niveis recordes, as receitas do governo com arrecadação de impostos estão muito baixas, com alguns estados como a California praticamente falidos e o deficit nas contas é crescente; as familias estão com niveis altos de endividamento e com a ameaça de desemprego a grande maioria está tentando poupar e pagar as contas em vez de se endividar ainda mais, levando a uma queda no consumo, que é responsável por 70% do PIB americano. O governo americano precisa levantar muito dinheiro emprestado nos mercados internacionais, com as vendas de Treasuries para financiar seu deficit e os programas de Bailouts. E estes fatores não devem melhorar tão cedo, levando-nos a concluir que uma recuperação em V da economia americana é um cenário muito improvável. O cenário mais provável e que a economia americana levara anos para se recuperar, ao que parece em um cenario muito proximo ao Japão e sua "década perdida". Será que veremos o SP500 daqui há 10 anos ainda nos niveis atuais ??

A grande injeção de liquidez feita pelos bancos centrais mundiais levou a diminuição do risco de quebra do sistema, mas fica a questão se este excesso de liquidez pode levar a um aumento importante da inflação. Isto só o tempo dirá. Mas quais são os objetivos dos governantes mundiais com isto tudo?

- Eles tem o interesse de reinflar as bolsas mundiais, pois com a valorização das bolsas as empresas podem fazer IPOs e financiar seus debitos sem precisar de ajuda dos governos na forma de bailouts;
- Reinflar os mercados imobiliarios, pois com a valorização do mercado imobiliario muitos derivativos como as mortgage backed securities vão se valorizar e melhorar os balanços do s bancos;
- Desvalorização das moedas, principalmente o Dollar, para diminuir a carga de debito do governo americano e melhorar a balança comercial.

Mas em algum momento no futuro os deficits gigantescos dos EUA vão ter que ser realmente tratados, ou o sistema voltara a entrar em colapso. O que pode acontecer no futuro? Em algum momento os investidores podem exigir uma melhor remuneração para financiar o Tio Sam, levando a um aumento nas taxas de juros americanas; uma inflação crescente pode tambem exigir um aumento nas taxas de juros americanas; com consequentes impacto negativos na bolsa e no mercado imobiliario; ou os governos podem se ver forçados a desvalorizar ainda mais a moeda. Assim ao que parece os governos só estão adiando os problemas para o futuro, podendo resultar em uma crise ainda maior. De qualquer modo os prognosticos de longo prazo não são nada bons e eu não apostaria em um novo bull market.

Então o que fazer? Isto só reforça o que temos comentado nos posts anteriores. Devemos focar os nossos investimentos em uma adequada gestão de risco, usando os vários instrumentos disponiveis, como a alocação em diversas classes de ativos, diversificação, ter uma reserva de emergencia e estar preparado para quaisquer direções que a economia possa tomar. A analise fundamentalista mostra que existe pouco espaço para mais valorizações da Bovespa, mas como o mercado é imprevisivel devemos sempre manter uma parte do nosso capital investido na bolsa, mas tendo bem em mente os riscos.

2 comentários:

  1. Excelente análise! Parabéns!

    Um dos pilares das finanças comportamentais aborda que, para a maioria das pessoas, novas informações tem um peso muito maior do que as antigas.

    Deste modo, elas "esquecem" de olhar os fundamentos de longo prazo e atentam para notícias com dados "menos piores"...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. hcinvestimentos,

    A analise macroeconômica tem que ser sempre a base sobre a qual planejamos a melhor estrategia de alocação de ativos. E atualmente os fundamentos macro-economicos ainda são bem sombrios. O mercado está precificando uma recuperação em V. Se as previsões não se concretizarem poderemos ver uma nova queda da bolsa.

    ResponderExcluir