sábado, 22 de agosto de 2009

Reflexões sobre aposentadoria precoce

Muito se fala em sites e blogs de finanças sobre aposentadoria financeira; de trabalhar bastante, investir, juntar uma grande soma de dinheiro e a partir dai parar de trabalhar e viver do rendimento das aplicações e aproveitar a vida. Não tenho nada contra tal conceito, muito pelo contrário; mas o fato é que precisamos analisar melhor o que está envolvido nesta idéia.

O primeiro ponto é que todos nós precisamos nos empenhar em alguma tarefa ou causa para a nossa realização pessoal. Muito do que nos define está relacionado as atividades que fazemos. É muito comum, por exemplo, pessoas entrarem em depressão após a aposentadoria, pelo fato da perda do referencial do trabalho e os amigos do trabalho. Então certamente a idéia antiga de aposentadoria como ociosidade tem um certo sentido quando alguem se aposenta já bem na velhice e não tem muito tempo de vida pela frente; mas soa estranho para alguem que tem uma aposentadoria precoce, ainda jovem e bem de saúde. Então o mais natural para a grande maioria que se aposenta precocemente, ou deveria dizer a pequena minoria privilegiada, é decidir se dedicar a antigos sonhos, como se dedicar a musica, as artes, cozinhar, montar um negocio que sempre quis ou se empenhar em alguma causa humanitaria. Então na verdade não se trata realmente de uma aposentadoria, mas uma mudança de rumo na vida. O grande ponto é que muitas pessoas passam uma grande parte da vida em uma atividade que não gostam para apenas um dia, em um futuro distante, na aposentadoria, se dedicarem aos seus sonhos e fazerem algo que gostam. A grande questão então é: por que então não se dedicar desde hoje aos seus sonhos e fazer o que gosta desde hoje?? Por que deixar apenas para um futuro distante?? Precisamos aproveitar e viver a vida agora, realizando nossos sonhos e não adiando nossa felicidade.


Quando alguem ama o seu trabalho dificilmente pensa em se aposentar ou parar de trabalhar muito cedo. Veja por exemplo o caso do multibilionario Warren Buffet. Ele tem dezenas de bilhões de dolares, mas mesmo aos 76 anos ele continua a trabalhar na sua empresa. Muitos se perguntam por que ele não se aposenta e passa a curtir a vida com seus bilhões?? Basicamente por que ele gosta do seu trabalho. É claro que ele tambem aproveita a vida, mas ele concilia estas atividades com seu trabalho. E existem vários outros exemplos similares.


Então o objetivo maior das finanças pessoais não deveria ser buscar uma aposentadoria precoce a qualquer custo, ou as custas de trabalhar em algo que não gostamos ou fazer grandes sacrificios pessoais, não se divertir, não ter tempo para a familia e para outras atividades, como fazer exercicios e cuidar da saúde, mas deveria ser nos ajudar a realizar nossos sonhos, e a viver uma vida significativa, a poder ter mais tempo com a familia e ter tempo para se divertir.

6 comentários:

  1. O caminho da felicidade, como já dizia Aristóteles, está no meio termo... eu pessoalmente odeio trabalhar e amo os finais de semana. Quero um final de semana de 7 dias por semana heheh!

    Comigo a questão é colocar na balança o desejo de não trabalhar e o $ gasto para que eu possa aproveitar desde já... raramente a balança pende para apenas um lado.

    Aquele que deixar para ser feliz após a aposentadoria está basicamente jogando fora boa parte de sua vida.

    Excelente texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Claro que não pretendo me aposentar cedo para ficar coçando hehehe.... mas sim para poder tirar um dos pesos que carregamos.. o peso do dinheiro

    Acho que não é necessário trabalhar para se sentir alguém, e sim fazer algo...

    Sem a necessidade de ganhar dinheiro podemos dar espaço para hobbies... da para ir na academia em um horario melhor... viajar mais... fico muito frustrado quando vejo que não conheço nem 1% do mundo...

    É aquela coisa... realmente tem pessoas que gostam de trabalhar e se sentem mal quando se aposentam.... mas conheço pessoas que estão aposentadas e estão super bem...

    Como disse o amigo acima.. o segredo esta no equilibrio... o meu no caso é 10% trabalho 90& lazer... rsss

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ótima essa ideia de semi-aposentadoria!
    Continua fazendo isso ? Como está andando ?
    abs!

    ResponderExcluir
  4. QUe bom que gostou da idéia. Fiz uma experiência de 7 meses de uma semi-aposentadoria mas voltei a trabalhar em tempo integral recentemente basicamente para juntar mais grana e poder aumentar o bolo dos investimentos. Em breve vou fazer um post detalhando e discutindo o assunto!

    Abs

    ResponderExcluir