quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Causas Estruturais da Crise - Pico do Petroleo

Uma das causas estruturais mais importantes da crise mundial e menos comentadas e compreendidas é o pico do petroleo. Com o crescimento da demanda devido ao crescimento da China e India e a restrição da "Net Energy", da energia livre disponível é impossível um crescimento continuado da economia mundial. Como os políticos mundiais vem ignorando os alertas sobre o pico do petroleo foram feitos muitos investimentos errados, muitos emprestimos baseados em uma premissa de crescimento da economia que não veio, levando a muitos prejuízos. 

Como existe muita ignorância e dúvida sobre o pico do petroleo, segue alguns trechos de um documento oficial: World Energy Outlook 2010 (Sumário), da Agência Internacional de Energia (Potugues de Portugal):

O pico de extracção do petróleo: convidado ou desmancha-prazeres?

O preço do petróleo necessário para equilibrar os mercados do petróleo deverá aumentar, reflectindo a insensibilidade crescente aos preços tanto da demanda como da oferta.

A produção de petróleo bruto atinge um planalto ondulante de aproximadamente 68‐69 mb/d em 2020, embora nunca volte ao nível mais alto de sempre, de 70 mb/d em 2006


A amplitude desconhecida dos últimos recursos recuperáveis de petróleo tanto convencional como não convencional representa uma grande fonte de incerteza em matéria de perspectivas para a produção mundial de petróleo a longo prazo.



http://www.worldenergyoutlook.org/docs/weo2010/weo2010_es_portuguese.pdf

11 comentários:

  1. Belo artigo, IF! Isso bem que poderia ser mesmo uma bomba-relógio..... buscar fontes alternativas é uma medida de urgência em todas as nações.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Se chegamos ao pico de extracção do petróleo, por que o preço do barril caiu tanto nesse ano?

    ResponderExcluir
  3. Estamos no meio de uma enorme crise econômica; mesmo assim o preço do Oil caiu muito pouco. É só analisar com uma perspectiva de longo prazo; em 2003 o barril de Crude Oil estava em US$ 28,10 e hoje no meio da crise está US$ 92,00

    ResponderExcluir
  4. IF, são exatas 02:26, comecei a ler seu blog por volta das 19h e não consegui parar até agora. Um verdadeiro banho de conhecimento, só tenho a agradecer. Finalmente entendi alguns conceitos que vinha vendo em blogs de colegas que também dão uma contribuição por aqui. Enfim, tenho que me recompor, tentar "digerir" bem tudo que foi visto e começar, aos poucos, pensar no meu próprio blog, na minha futura RF, nas minhas futuras AÇÕES, FII's etc. :) Por hora, só tenho a agradecer a ti e a todos que comentam por aqui! Que blog brilhante! Sem dúvida o melhor que já li. Não tenho a mínima condição de opinar a respeito de suas opções de investimento, mas consegui captar em parte a essência da coisa, e, ufa! já estou muito feliz com isso! Espero um dia poder participar dos calorosos debates e expor meus primeiros movimentos no mundo dos investimentos também! Valeu, grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anonimo,
    Fico feliz de poder ajudar um pouco a algumas pessoas.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Se já estava assim nessa época hoje o negocio esta feio amigo

    ResponderExcluir
  7. O pico do petróleo não ajuda muito estamos vivendo isso hoje em todo o mundo com as guerras.

    ResponderExcluir
  8. Agora nessa exato momento o dólar passou o Euro e o petróleo caiu eu estou tentando descobrir como ganhar dinheiro

    ResponderExcluir
  9. Todos sabemos que isso e normal as vezes sem explicação mas acontece.
    https://escoladinheiroonline.com/10-melhores-curso-de-como-ganhar-dinheiro-na-internet/

    ResponderExcluir