quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ações em queda - o que fazer??



O mercado de ações vem testando os nervos dos investidores com sucessivas quedas. O que fazer nestas horas? Aqui vão uma série de sugestões:

1- Primeiro é importante manter a calma e procurar agir racionalmente e não de maneira emotiva e impulsiva.

2- A queda na bolsa não é pura manipulação como muitos acham, apesar de não podermos descartar que não haja nenhuma manipulação. Geralmente existem bons motivos para as quedas. Se voce não sabe o por que daquela determinada ação está caindo então é bom procurar se informar, ler sobre o cenário econômico nacional e internacional, para que possa tomar decisões bem fundamentadas. A economia está sempre mudando. Setores que antes eram bons agora podem não ser mais. É preciso se adaptar aos novos tempos.

3- Reveja seu plano de investimentos e o seu percentual de alocação em ações. Muitas pessoas acham que tem uma tolerânca ao risco alta, mas na hora da queda da bolsa acabam não suportando as perdas e saindo no pior momento possível. Se sua alocação em ações está muito alta para voce e voce só descobriu agora, este não é o melhor momento de vender as ações; vá colocando qualquer novo dinheiro na renda fixa e assim que a bolsa voltar a subir reajuste o seu portfolio para um nível mais condizente com sua tolerância ao risco.

4- Reveja as ações em que está investindo. Relembre por que investiu naquela companhia. Leia os últimos balanços da companhia. Eles vieram bons ou a companhia não está indo bem? Como está o setor? Existem boas perspectivas para o futuro? Será que a tese de investimento ainda está firme? Se sim não há motivos para entrar em pânico. Contudo se a companhia não está bem, se o setor não está bom ou se as perspectivas para o futuro estão ruins, talvez seja a hora de vender.

5- Não acredite naquela estória de que se voce não realizar não é prejuizo. Se voce tem a ação e está caindo voce está tendo prejuízo. Ponto. Não se engane!. Não adianta tapar o sol com a peneira. É melhor analisar o motivo da queda para que possa tomar uma decisão consciente. 

6- Quando vender uma ação? Resumidamente:
- Quando ocorreram mudanças no setor ou na empresa que mudaram sua tese de investimento e as perspectivas futuras não são boas.
- Quando existe uma melhor oportunidade em outra empresa/setor.

7- Lembre-se de que voce não precisa recuperar o dinheiro na mesma empresa. Se voce investiu em uma empresa que não está indo bem e existe outra empresa que está em uma ótima fase, então é bem mais provável que voce recupere o seu dinheiro investindo na empresa promissora.

8- Agora se voce tem uma reserva de emergências; se tem uma alocação adequada ao seu perfil, se as empresas em que investiu estão indo bem, com bons lucros e boas perspectivas futuras; fique tranquilo que em algum momento elas recuperam. Procure se manter no seu plano!

9- Se possível e se voce tiver estômago para isso, procure aumentar os seus investimentos na bolsa, pois é nestas horas de liquidação que aparecem várias pechinchas no mercado.

Abs

16 comentários:

  1. Excelente artigo!

    Como é difícil explicar para as pessoas os itens 5 e 7...

    Talvez por elas não estarem acostumadas com o modelo de alocação de ativos que utilizamos, pensem de maneira diferente (e errada, por sinal...).

    Para quem aloca de maneira eficiente os seus ativos está conseguindo driblar tudo isso com tranquilidade. A bolsa já está praticamente em -10% no ano, mas a carteira de muita gente que acompanho (além da minha) estão no positivo neste ano.

    Essa tranquilidade não tem preço! Por isso eu "amo" estudar alocação de ativos! rsrs

    E é nesta hora, como você citou no item 9, que devemos justamente aumentar gradativamente nossa posição na bolsa.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do item nº. 9
    E vamos as compras. Estou comprando OGX e PETR.
    Aja estomago...rsrsrsssss.
    Ótimos pontos de vista abordados no artigo. Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi IF,

    Nāo esta aproveitando para aplicar o item n°9?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. BBAS3, CSNA3, ELPL4, CIEL3... O carrinho em cada queda fica mais cheio. Que saudades de 2008!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal,

    Tenho seguido o item 9. Venho comprando Petr4, OGXP3 e VALE5.

    ABS

    ResponderExcluir
  6. Como eu tenho um horizonte de uns 15 anos ou mais pela frente, tenho colocado em minha mente a frase que li ou escutei em algum lugar:

    "O rendimento de um mês é apenas um ruído."

    Não ando preocupado com a queda/paralelismo.
    Se tivesse mais grana, estaria investindo mais na bolsa neste momento.

    Bacana o post !

    Abs !

    ResponderExcluir
  7. Também estou no item 9. Para que gosta de compras coletivas, eu diria que algumas empresas listadas na Bolsa estão em oferta no PEIXE URBANO!!! Com um detalhe, sem data de validade. Continuo comprando.

    ResponderExcluir
  8. Frieza e disciplina acima de tudo. Manter a estratégia inicial e não se deixar levar pelo lado da emoção com mercado em baixa.

    Boas dicas, gostei do ítem 2.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas!

    Nessa queda da Bolsa, já reforcei minha posição em PIBB11, e pretendo comprar mais ações durante esse mês.

    Como eu disse em outra oportunidade, a questão não é ter market timing, mas simplesmente estar dentro da Bolsa *ANTES* dela começar a subir.

    O pessoal que está comentando nesse artigo terá saborosas recompensas em um momento futuro, podem apostar. Depois, quando a Bolsa tiver subido, ninguém pode reclamar que não foi avisado...



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  10. ID e Guilherme,

    Investir em ETFs nesta mercado atual é uma ótima opção. Investir em ações individuais é para poucos, além de tomar muito tempo.

    Heavy Metal,
    Tá se dando bem com a CIEL3 hein? E pensar que no começo do ano quando estava investindo na CIEL e divulguei ninguem queia saber dela...ELPL4 também tá show! Vem dividendos fortes em agosto!

    Abs

    ResponderExcluir
  11. A estratégia de ETFs minhas é em grande parte por isso que vc citou... abs !

    ResponderExcluir
  12. A cada queda aparecem mais e mais pechinchas, como diz Buffet, a bolsa é o único lugar em que as pessoas não aproveitam as ofertas.....

    alien1rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. IF,

    Excelentes dicas.
    Assim como muitos que comentaram, estou comprando, algumas empresas estão com preços muito baixos. É ser frio e agir racionalmente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Fala IF,

    e no caso de ter uma ação que está sempre em queda, o que fazer: vender com prejuizo e investir em outra empresa ou esperar valorizar para vender?

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas!

    Parabens pelo espaco...

    Abs!
    Equipe Geral Investimentos
    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/2011/05/4-encontro-de-investidoras.html

    ResponderExcluir
  16. Jungle boy,

    Desculpa a demora mas só vi seu comentário hoje.

    De uma boa olhada nas dicas dos itens 4 a 6; cada caso é um caso, então são só dicas gerais; se puder dizer qual a ação fica mais fácil opinar.

    Basicamente, leia os ultimos balançoes e veja as perspectivas do setor; se a empresa está com problemas e o setor não está indo bem por algum motivo e as perspectivas para o médio prazo não são boas eu acho que o melhor é vender e colocar o dinheiro em outra empresa mais promissora.

    Abs

    ResponderExcluir