terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Performance Janeiro/2011

Janeiro foi marcado por um aumento da aversão ao risco, com aumento dos temores sobre a inflação e com o banco central aumentando a Selic para 11,25%; além de fatores externos como a crise no Egito. Com isto a bolsa teve forte queda de -3,94%. O rendimento da carteira ficou em -1,18%, acima do Ibovespa mas abaixo do CDI. Vamos a performance da carteira IF no mês por classe de ativo:




Analisando os últimos meses desde que formei esta carteira para termos uma perspectiva de mais longo prazo:





DI

O DI rendeu 0,82% e vem mantendo rendimentos regulares, próximo da LFT de 07/03/2013, de 0,84%.

É interessante notar que com o aumento da Selic e perspectivas de novos aumentos futuros os Títulos prefixados de longo prazo tiveram um retorno negativo no mês; a LTN de 01/01/2013 teve um retorno de -0,03% e a NTNB principal de 15/05/2035 chegou a -4,21%, perdendo mais que o Ibovespa. Obviamente se voce resgatar apenas no vencimento voce receberá o acordado na hora da compra do título. O problema é se alguem precisou resgatar antecipadamente.Voce pode perder dinheiro até no Tesouro Direto! É por este motivo que prefiro manter a parcela da renda fixa em pós-fixados, pois em um cenário de aumento forte de juros com queda da bolsa posso resgatar tranquilo o dinheiro para realocar.

Ouro

O Ouro vem caindo fortemente e devolvendo todos os lucros do ano passado; apesar da queda forte o ágio grande na compra e venda inibe minha vontade de comprar um pouco mais.


Fundos Imobiliários (FII)

Os FII tiveram um retorno de -1,82% no mês; e recebi de rendimentos 0,65%, com um retorno total no mês de -1,17%. Depois das fortes altas dos FII nos ultimos 2 meses (ver tabela mensal) é perfeitamente compreensivel esta ligeira correção. Contudo certamente o aumento da SELIC vem pondo pressão sobre as cotações dos FII. Dificilmente os FII terão um retorno tão alto quanto o ano passado. Contudo os rendimentos mensais de muitos FII ainda estão em valores atrativos para investidores de longo prazo, considerando que são isentos de IR.

Carteira de FII:




Ações

Como comentei nos últimos posts neste mês vendi o excesso de ações da Petrobras que tinha com um bom lucro e comprei ações da Ambev e da Cielo. O rendimento da minha carteira de ações este mês foi de -0,68%, batendo com grande margem o Ibovespa, pelo segundo mês consecutivo. A alocação das ações ficou assim:



Carteira

O retorno total da carteira ficou em -1,18, principalmente devido a queda forte do ouro. Mas analisando todos os últimos meses o rendimento da carteira ainda está muito bom, com rendimento de 11,33% em um período de 8 meses, bem acima do CDI. No fim do mês a alocação geral da carteira era esta:


Pelo menos para alegrar fevereiro começou com uma forte alta da bolsa. E voces meus amigos, como foi o mês de Janeiro??

Abs

21 comentários:

  1. Olá IF,
    O ouro tb te deu uma chibatada hein! rs
    Por outro lado, impressionante a rentabilidade dos fundos imobiliários... 26,45% em 8 meses!
    Realmente tenho que estudar FII.
    Mas vc espera qto de rendimento dos FII ao longos dos anos? Qual rendimento anual líquido?
    abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá ID,

    A única coisa que espero dos FIIs é que eles continuem pagando regularmente todo mes os rendimentos, que corresponde a 0,88% a.m em relação ao meu preço de compra, livre de IR. Enquanto fizerem isto pra mim tá ótimo!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. IF,

    Esse mês foi cruel, rs.
    Vou aumentar minha posição em GFSA, o preço despencou e os dados da empresa me agradam muito.
    Vou aproveitar a oferta.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a Gafisa vem caindo muito. As construtoras em geral são um ramo que sente muito o aumento do juros e aperto do crédito. Então acho que este ano as ações das construtoras serão bem penalizadas; isto certamente vai abrir espaço para compras interessantes pro Longo Prazo.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi IF,

    Mês difícil para a maioria dos investimentos. Ainda bem o que o estrago não foi muito grande para nossas carteiras, inclusive, tivemos uma rentabilidade bem parecida no mês.

    Estou pensando em aumentar um pouco minha posição em RAPT4, não pensa em ter essa papel em sua carteira?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo,

    Certamente a Randon está no meu radar. Dentro em breve estara na minha carteira.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Eu havia postado o primeiro comentário aqui logo que recebi no feed...Deve ter se perdido.

    Parabéns pelo resultado Inv.Fin!

    A carteira de ações está se mostrando cada vez melhor. Acredito que tem pleno potencial de vencer o Ibov no longo prazo, pela diversificação entre blue-chips e small caps, além da pequena influência do bom timing.

    Fechei minha carteira agora a pouco. Ficou em -0,82% neste mês, próximo da sua rentabilidade. Pretendo fazer um pequeno update no blog em breve.

    Uma pergunta: O que acha da ideia de vender alguns FIIs "caros" para comprar títulos prefixados, como a LTN 010114, por exemplo?

    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  8. Qual programa vc utiliza para fazer a análise de sua carteira? Ou poderia me indicar um programa para eu lançar os meus investimentos e acompanhar a evolução mês a mês da carteira?
    Grande abraço,
    Léo.

    ResponderExcluir
  9. Minha carteira está bem fraquinha no position, com pouco recurso e sem previsão de aumentar posição. O que me salva são os trades, mesmo girando pouco, as vezes não dá nem 4 por mês. Estou com maior posição em CDBs, TDs e poupança.
    2011 continua na mesma lenga-lenga de 2010, isso acaba favorecendo as operações mais curtas, na minha opinião.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Olá, IF.
    Sou Engenheira Civil, trabalho com Orçamento de Obras, mas queria muito estudar e aprender sobre investimentos. Vc me indica algum curso online?
    Abraço,
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  11. IF., Este mês minha carteira teve um rendimento negativo de -3.22%.
    A POMO4 despencou mais de 14.00% e eu tenho uma posição rasoavel neste papel(17%). Adoro papeis de empresas pequenas e negligentes.
    Assim me dei bem no ano passado.
    .
    Ah, e peço que acesse o meu blog: http://financasforever.blogspot.com
    .
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. HC,

    Sua carteira foi bem; aguardo o update.
    Quanto a vender FIIs "caros" e comprar LTN 01012014 que está hoje em 12,85% bruto; 10,81% líquido; 0,86% a.m; é dificil dizer. A principio parece uma boa; digamos que certamente é um rendimento mais garantido do que os FIIs; só que eu não faria devido aos custos - como os FII tem pouca liquidez o bid/ask spread é alto; mais IR de 20% sobre o lucro. Além disto alguns FIIs vem aumentando os rendimentos mensais como o FPAB11; então é dificil dizer realmente o que está caro. Boa sorte!

    Leofelis - uso uma planilha eletronica do Br Office Calc (similar ao Excel)

    Finanças Inteligentes - Com estas quedas acho que vale a pena assumir algumas posições de longo prazo.

    Fabiana,
    Acho que as melhores opções são livros; comece com um básico como o "Investimentos - Mauro Halfeld"; depois pega um livro sobre analise fundamentalista como o "Analisando Empresas, Investindo em ações - Debastini"; e um sobre Asset Allocation do Willian Bernstein. Lendo estes já da pra começar.
    Curso eu recomendo o curso do INI.

    Everton,
    A Marcopolo tem operações no Egito, por isto a queda forte; mas é uma boa empresa.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Ta com uma carteira de respeito agora é administrar.

    Parabéns

    I40

    ResponderExcluir
  14. Como obter uma planilha para fazer esse controle da carteira de investimento. Pode me indicar alguma gratuita e/ou onde adquirí-la?

    ResponderExcluir
  15. Leofelis,

    A minha planilha eu fiz na mão mesmo; bem simples; só o básico.

    O Henrique Carvalho disponibilou um dia destes uma planilha no blog dele bem legal. Dá uma olhada lá.

    No forum da infomoney tambem eles disponibilizam algumas planilhas.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Olá IF!
    Como você faz para comprar ouro?

    abços,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  17. HC, concordo com você. A renda fixa de médio prazo (LTN E NTN-F 2013,2014 e 2015) está muito interessante com taxas de 13%aa. Ações de grandes Bancos, outra grande oportunidade.
    BBAS3,BBDC4,SANB11 e ITUB4 estão caindo por qual motivo?

    ResponderExcluir
  18. Muito bom IF!
    .
    Janeiro foi difícil, minha carteira também fechou no negativo, não há portfolio que aguente tanta crise.
    .
    Escrevi um baita comentário esses dias, mas não está mais aqui, acho que se perdeu. Pra resumir o comentário que fiz, queria saber qual a fonte/site que você usar para ver a rentabilidade do ouro? BMF-Bovespa?
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  19. Willy Fog,

    Uso as cotações da BMF

    Achei bem legal o seu portfolio no forum infomoney. É ficticio ou real??

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Valeu aí IF,
    .
    Então o portfolio é fictício, meu portfolio pessoal é bem diferente deste do forum.
    .
    Montei o portfolio com valor fictício de R$ 200.000,00 e pretendo atualizar os resultados todo final do mês, comparando os resultados do Portfolio A com o B.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir