domingo, 7 de novembro de 2010

Performance Outubro/2010

Mais um mês muito bom. Apesar da grande flutuação dos mercados devido as eleições; repercussões da capitalização da Petrobrás e o Quantitative Easing II, o resultado da carteira foi muito bom com destaque para o ouro, que cada vez reluz mais e mais. :-)

Aqui vai o rendimento de cada classe de ativos e da carteira como um todo.


E aqui a minha asset allocation, que não tem mudado muito.




Ações

O rendimento da minha carteira de ações foi de -0,5%. Recebi dividendos equivalentes a 0,21%, totalizando um rendimento de -0,29%.

A minha carteira este mês ficou abaixo do IBOV, especialmente devido a Petrobrás que caiu muito no começo do mês; aproveitei e comprei em 25/10 mais um lote de Petrobrás a R$ 24,52; no dia seguinte a Petr4 subiu 5% e no fim do mês deu uma recuperada, apesar de acabar o mês com 3% negativo. Dei sorte e peguei um lote no fundo do poço.

Fiz também algumas alterações na minha carteira - vendi a VIVO4 praticamente no zero a zero e comprei Redecard (RDCD3) e Confab (CNFB4). Minha carteira ainda está muito concentrado na Petrobras, mas tudo bem; aos poucos vai ficando mais diversificada. Então a minha alocação ficou assim:





Fundos Imobiliários (FII)

As cotas dos FII valorizaram 0,37% e recebi de rendimentos 0,69%, totalizando 1,06%. Comprei algumas cotas do fundo Presidente Vargas (PRSV11) que está em uma cotação interessante, abaixo do preço de lançamento e com distribuições mensais equivalentes a 0,76% isento de IR. Aqui está minha alocação em FII:





O Ouro e o DI não há muito o que comentar. Só queria comentar algo sobre o ouro. Ao meu ver não há bolha. Bolha existe na politica do FED com esta enxurada de dólares levando a apreciação dos ativos reais como ouro, ações e imóveis e uma depreciação progressiva das moedas. Enquanto esta politica sem sentido continuar o ouro, juntamente com os outros ativos reais vai continuar apreciando. O ouro só vai começar a cair quando o FED e outros bancos centrais começarem a ter uma política mais sensata. Ou seja o aumento do ouro tem fortes fundamentos

E este mês de novembro começou excelente!!!

Abs

20 comentários:

  1. IF

    Realmente muito bom, parabéns pela bela carteira.
    A PETR4 neste começo de mês só tá te dando alegria, se continuar assim vc vai arrebentar no mês que vem.

    Entrei nos FII (FFCI11) no mês passado e este mês começo a receber meus primeiros rendimentos (0,78%).

    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo rendimento....


    gostaria de saber como vc faz para investir em ouro...

    é HB ou balcão...

    ou por fundos...

    como é?

    e qndo vc fla DI, vc quer dizer renda fixa? Selic...eu naum entendo mto qndo dizem rendimento do DI ou CDI ficou em X, naum sei se é selic, renda fixa ou outra taxa...

    poderia me explicar!

    ResponderExcluir
  3. Investir aos 40
    Realmente a Petr4 esta recuperando bem. Estava muito descontada. Parabens pelo investimento em FII - acho um excelente investimento.

    Helison
    Compro ouro fisico na Ourominas.
    Quando eu falo DI me refiro ao meu investimento em um fundo DI. Toda a minha carteira de renda fixa está em um fundo DI.

    ResponderExcluir
  4. Excelente!

    A carteira está ficando cada vez mais diversificada!

    Já conversamos bastante sobre RF, mas você considera a possibilidade de diversificar entre pré-fixados, pós-fixados e indexados a inflação futuramente?

    Sei que é uma opinião bem pessoal e entendo sua preferência pela liquidez no fundo DI.

    Ótimas compras este mês. PETR4 com preço bem depreciado e o FII PRSV11 vão garantir bons resultados!

    Seu rendimento ficou ligeiramente acima do meu! hehe

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sobre diversificar dentro da renda fixa eu não vejo muitos ganhos adicionais que compensem a diversificação no meu caso especifico. Por que? Por que boa parte da minha carteira, como os FII e as ações já se beneficiaria muito com uma queda da taxa de juros. Tambem boa parte da minha carteira é constituida de ativos reais e já tem um hedge natural contra a inflação. Então minha preocupação é com aumento da taxa de juros.

    Eu acho que uma diversificação entre pre, pos e indexados a inflação é interessante para quem só investe em renda fixa.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns IF!
    .
    O ouro arrebentou com todo mundo este mês.
    .
    O gráfico do barras da sua carteira de ações ficou bem melhor do que na forma de pizza.
    .
    Você não gosta de branco não? Aqui no meu micro não consigo visualizar os gráfico com fundo preto.
    .
    Como está a rentabilidade da sua carteira comparada com o Ibovespa? Lembro que quando você montou sua carteira de ações um dos objetivos era manter uma aderência com o Ibovespa.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  7. Minha meta é que minha carteira de ações tenha um rendimento próximo ao IBOV no LP (em períodos longos como 5 a 10 anos). No curto prazo ela vai divergir do IBOV, pois eu desisti da idéia de replicar o IBOV, pois é um pouco inviável.

    Em setembro ganhei do IBOV. EM outubro minha carteira rendeu -0,29% contra 1,78% do BOVA11. Perdi feio. Já neste mês até agora minha carteira está bem melhor que o IBOV. No curto prazo é dificil voce comparar. Deois vou fazer um post comparando minha carteira com o IBOV. Só não fiz por que tem pouco tempo que estou com um portfolio de ações individuais; mais ou menos uns 5 meses apenas.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, um bom rendimento.
    Ainda preciso comprar algum FII, mas ainda não consegui me decidir por um e para complicar há alguns comentários por aí de bolha imobiliária.
    Surpreendente o rendimento do ouro :O

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Impressionante mesmo essa disparada do ouro (a prata então nem se fala!). Investimento em metais assim como os títulos do tesouro são um "porto seguro" para fugir das ações, por isso não param de subir pois os investidores ainda não estão confiantes para aplicar pesado em bolsa devido a atual situação econômica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Skarllot,

    Eu acho que existe uma bolha imobiliaria sim em alguns locais. Contudo acredito que os FII não foram muito afetados por esta bolha. Por que digo isto? Bem, a bolha se formou principalmente com uma forte aumento do credito imobiliário e especulação financeira sobre imóveis novos. O investimento em FII é relativamente recente e praticamente desconhecido da maioria das pessoas. Quando a bolha se formou a uns 3 anos atrás quase ninguem conhecia FIIs. OS imóveis não são imóveis novos, são imóveis com pelo menos 5-10 anos. E ninguem saiu pegando emprestimos para comprar cotas de fundos imobiliários esperndo valorização. Não há muita especulação justamente por ser um mercado novo, pequeno e com pouca liquidez. Os investidores em FII estão mais interessados na renda mensal e não em especular sobre preços (pelo menos a maioria). Se o preço das cotas começar a cair muito vai haver muita procura devido ao aumento do rendimento.

    ResponderExcluir
  11. IF,

    Acredito que PETR vai arrebentar daqui para o final do ano. Será o momento de recuperação das perdas.
    A carteira está bem diversificada, parabéns!

    Sucesso sempre.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo resultado da carteira! Como bem afirmado pelo Henrique, está cada vez mais diversificada, no que tange às ações e aos fundos imobiliários.

    Por falar em fundos imobiliários, esse Presidente Vargas é um caso um tanto quanto curioso no mercado de FIIs, pois a cota dele se desvalorizou em relação ao preço de lançamento. Acredito que tenha sido uma boa compra.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Jonatas
    A Petr4 agora está em "tendencia de alta" hahah. Há um mês atras ninguem recomendava. Agora todos estao voltando a recomendar. Vamos aproveitando as loucuras do Sr. Mercado, como diria o Buffet. Bem, se voltar a cair eu compro.

    Guilherme,
    Pretendo ainda diversificar bem mais. Mas a minha impressão é que a bolsa está meio cara. A vantagem de investir em ações individuais é que da pra dar uma garimpada.

    Eu acho que os FII lançados recentemente vem saindo com um preço de lançamento caro, devido ao boom imobiliário. Aparentemente o mercado ta corrigindo. Mas acho que o rendimento mensal impoe um certo piso a queda.

    ResponderExcluir
  14. IF

    Vou aproveitar este espaço para fazer um comentário.

    Trabalho com financiamento imobiliário no maior banco público deste setor. Um dos grandes diferenciais que temos no Brasil e que difere muito da bolha que houve nos EUA, é que aqui no Brasil a concessão do crédito continua rigorosa, ou seja, o candidato tem capacidade de pagamento o banco empresta, não tem, o banco nega, ao contrário dos Leman Brothers da vida de lá, que chegaram a emprestar US 300.000,00 a uma imigrante ilegal que trabalhava de doméstica.

    Outro fator de grande importância e decisivo para a bolha deles, é que lá eles baixaram o juros do empréstimo imobiliário de 8 pra 3% aa, fazendo com que uma parcela do financiamento ficasse menor que o aluguel do imóvel.

    Aqui no Brasil, a 30 anos o juros imobiliário era 12% aa e hoje continua com 10 a 12% (com algumas exceções tipo Minha casa Minha Vida).

    Lá eles baixaram os juros para estimular a venda de imóveis, aqui, a economia cresceu possibilitando a classe média e baixa a tomar financiamento.

    Imagine um "Minha Casa Minha Vida" pra todo mundo, é isso que fizeram nos EUA, aqui até o MCMV tem negado financiamentos qdo os compradores ou vendedores tem problema de renda ou cadastro.

    Estamos tendo um boom imobiliário sim, mas não nos mesmos moldes dos EUA. Aqui é mais relacionado a oferta e demanda e fortalecimento da economia.

    Também mantem esta opinião, o Portinho do INI.

    Vejo quase todo dia, créditos sendo negados por problemas de renda e cadastro, então aqui não afrouxaram as normas, simplesmente tem mais dinheiro disponível.

    Outro ponto:

    Nos EUA, os bancos emitiam títulos lastreados nestas dívidas "duvidosas" (sub prime)e vendiam estes títulos no mercado financeiro, com esta captação, eles financiavam mais imóveis emitindo novos títulos e financiando mais imóveis e assim por diante, tipo uma pirâmide. Aqui no Brasil, a fonte dos recursos para os financiamentos é o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança),o FGTS e verba específica para o MCMV. Quando acaba o dinheiro nestas fontes, para a concessão de crédito naquela linha de financiamento até os valores serem repostos através de pagamentos dos financiamentos antigos, aportes Federais ou depósitos das empresas na conta do FGTS.

    um abraço e podemos discutir mais sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  15. IF

    Vou repetir o último parágrafo pois houve um erro de concordância:

    Nos EUA, os bancos emitiam títulos lastreados nestas dívidas "duvidosas" (sub prime)e vendiam estes títulos no mercado financeiro, com esta captação, eles financiavam mais imóveis emitindo novos títulos e financiando mais imóveis e assim por diante, tipo uma pirâmide. Aqui no Brasil, a fonte dos recursos para os financiamentos é o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança),o FGTS e verba específica para o MCMV. Quando acaba o dinheiro nestas fontes, a concessão de crédito naquela linha de financiamento é interrompida, até os valores serem repostos através de pagamentos dos financiamentos antigos, aportes Federais ou depósitos das empresas na conta do FGTS.

    um abraço e podemos discutir mais sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  16. Investir aos 40,

    Eu acho que existe uma bolha imobiliária em algumas cidades sim, mas obviamente as causas são outras.

    No Brasil houve sim um aumento do crédito; obviamente não no mesmo nível americano. Se lá nos USA os juros são baixos e a prestação do financimento estava abaixo do aluguel realmente valia a pena comprar o imovel. Já no Brasil com juros astronomicos a prestação do financiamento é bem mais cara que o valor do aluguel e para mim isto é um sinal de distorção nos preços (bolha). Os juros altos no Brasil deveriam fazer baixar o preço dos imóveis e não subir.

    Outro ponto que favorece a hipótese de bolha é que o preço dos imóveis valorizou muito acima do crescimento da renda do trabalhador.

    Acho que o principal motivo da valorização exagerada dos imóveis foram 2: Grande liquidez mundial inflando o preço de todos os ativos reais (ouro, commodities e imoveis); e especulação imobiliário.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber por que vc não trabalha com os CRIs, uma vez que remunera mais que CDI e Renda Fixa, com segurança!

    ResponderExcluir
  18. Acho uma opção interessante, com um risco um pouco maior. Mas não tenho experiência prática sobre este tipo de investimento.

    ResponderExcluir
  19. IF
    Hoje descobri uma coisa nova.
    Dia 10/11 comprei umas cotas de um FII, a dois dias atrás, o dinheiro desta operação retornou para o meu HB. Liguei na Corretora e fui informado que vendedor não tinha as cotas para me entregar e que isto seria regularizado em até 4 dias. No outro dia o dinheiro sumiu do HB e ontem, apareceram as cotas na minha custódia.

    A corretora que informou que as cotas do FII são iguais ação, o vendedor pode operar vendido a seco, conforme a margem dele na corretora de origem.

    Posto isso aqui, somente como curiosidade, pois não imaginava que em mercado de balcão isso pudesse ser feito.

    abraço e sucesso

    Investir40

    ResponderExcluir
  20. Olá, legal o seu blog, gostei da diversificação da carteira, muito interessante.

    :)

    ResponderExcluir