terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mercado Eficiente e Value Investing - parte 1

Os mercados são eficientes e precificam corretamente os ativos ou através da análise fundamentalista é possível encontrar ações subvalorizadas ?? A princípio a teoria dos mercados eficientes e o Value Investing (investimento em valor) parecem ser estratégias opostas de investimento;e na verdade existe um grande embate entre os defensores de cada uma destas estratégias, cada um apontando evidências ora para uma, ora para outra estratégia.

Eu não vou ficar aqui detalhando cada estratégia a fim de que o post não fique muito extenso. Se voce não sabe do que estou falando sugiro que leia antes estes posts:

Teoria dos Mercados Eficientes: Introdução
- Todos os posts na Tag Análise Fundamentalista

Em primeiro lugar gostaria de repetir que existe uma grande má-interpretação sobre o significado da eficiência do mercado. A eficiência do mercado não significa que o preço da ação está sempre "certo". E o que significa? Preste bem atenção: Significa que todas as informações disponíveis ao mercado são incorporadas muito rapidamente em vários modelos de precificação do preço futuro do ativo, de forma que o preço da ação reflete a melhor estimativa da maioria dos investidores sobre o valor da ação.

Vamos analisar as palavras destacadas em negrito para entender melhor a eficiência do mercado e para ver por que mesmo o mercado sendo relativamente eficiente nem sempre o preço das ações reflete o "valor":

- "Informações disponíveis": O mercado reflete as informações disponíveis. Assim pode haver uma precificação errada se houver uma fraude dos balanços (vide o caso do Panamericano); daí que quanto mais informações disponíveis uma empresa divulga ("transparência") mais fácil é fazer uma precificação correta.

- "As informações novas são incorporadas muito rapidamente": Este ponto é a essência do conceito de mercado eficiente; ou seja, se voce ao fazer uma análise fundamentalista de uma empresa achar uma grande pechincha pode ter certeza de uma coisa: que estas mesmas informações são conhecidas pelo mercado e mesmo assim os demais investidores não acham uma pechincha. Quem estará certo? Voce que acha uma pechincha ou todos os outros investidores que acham que o preço atual é o correto? Obviamente existe uma chance pequena de voce estar certo, especialmente se voce conhece profundamente este setor da economia e aquela empresa específica, mas o mais provável é que voce não tenha avaliado de maneira correta os riscos daquela empresa. Ou seja, provavelmente existe um bom motivo para ela estar barata.

- "Melhor estimativa": O preço do mercado é uma estimativa do valor da empresa baseada em diversas variáveis como taxa selic, taxa de cambio, inflação, preço das mercadorias, lucro futuro, market share,projetos futuros, etc. O preço é a melhor estimativa do comportamento futuro destas variáveis de acordo com as informações atuais disponíveis. Havendo tantas variáveis podemos facilmente deduzir que existe grande margem de erro. Daí por que muitas vezes o preço da ação acaba depois não refletindo o "valor". O mercado estava precificando um crescimento X no lucro, por exemplo, e ele veio menor, então as novas informações são incorporadas muito rapidamente e é feito uma nova "melhor estimativa" com as informações atuais. Assim apesar das informações disponiveis estarem precificadas, nem sempre as expectativas do mercado se concretizam.

Agora além disto existem pelo menos mais 3 fatores que influenciam o comportamento dos mercados:

- No curto prazo existe uma volatilidade excessiva pois nem todos os investidores são racionais, além dos novatos, sardinhas, traders, entre outros, que criam muito "ruído de fundo" mas na maioria das vezes acabam trocando figurinhas entre si ou sendo "arbitrados"

- Eventos não esperados (Black Swan): estes eventos por sua própria natureza não estão precificados nos preços dos ativos; e sua ocorrência gera ajustes muito rapidamente (já que os mercados são eficientes e incorporam rapidamente as novas informações) nas "melhores estimativas" do mercado.

- Fatores emocionais: Existem na economia momentos de euforia e pânico nos mercados que eventualmente distorcem a percepção das pessoas sobre os preços dos ativos formando temporariamente bolhas. Mas eu não vejo isto como um argumento contra a eficiência do mercado, mas apenas como períodos de expectativas exageradas que depois se mostram infundadas.

Ou seja os mercados são relativamente eficientes mas isto está longe de dizer que são perfeitos. O mercado é relativamente eficiente, mas mesmo assim sujeito a erros de precificação, principalmente por 2 motivos: informações falsas ou incompletas e expectativas exageradas que não se concretizam.

Por hoje é só. No próximo post vamos analisar alguns aspectos do value investing e sua relação com os mercados eficientes.

10 comentários:

  1. Excelente artigo IF! Parabéns!
    .
    Acho muito interessante este assunto sobre a Hipótese do Mercado Eficiente (HME). Um tempo atrás li um livro citado no blog do Viver de Renda chamado "A Lógica do Mercado de Ações" que aborda este assunto, muito bom por sinal. Você teria como me indicar outro livro que aborde a HME??
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo!

    Realmente o importante é se debater o quanto o mercado é eficiente.

    Acredito que um ponto que vem ganhando muito destaque ultimamente e merece nossa atenção é o tópico de finanças comportamentais, que visa justamente analisar os fatores emocionais nas decisões econômicas dos agentes.

    É por este motivo que creio que ser um contrarian (investidor contrário ao movimento do mercado) pode render bons frutos. Quando existe aquela certeza no mercado de que os preços continuarão subindo para sempre (ou vice-versa) esta é a melhor hora de "apostar" contra a multidão!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Willy Fog,

    Econometrics of Financial Markets - Campbel;
    A random Walk down Wall Street - Malkiel

    HC

    Eu gosto da filosofia contrarian; as vezes também utilizo; mas é importante que a pessoa tenha consciencia que é uma estratégia de maior risco do que seguir o mercado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Mais um artigo de qualidade para minha coleção!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto. Não podemos subestimar o mercado, motivos pra cair, subir, andar de lado é o que não faltam. Mas também devemos saber escolher muito bem ações de boas empresas de preferência que estejam subavaliadas no mercado para aumentar as chances de sucesso na compra.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Opa valeu cara!
    .
    Vou procurar ler estes livros assim que der.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  7. IF,

    Ótimo artigo.
    O mercado raramente é racional.
    É complicado querer entender o mercado de forma tão racional quantos muitos dos seus aspectos são emocionais e especulativos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Excelente Análise. Parabéns

    www.investidorindependente.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Fala HC!

    Vc apresenta um belo caso para a EMH. Como os mercados são eficientes, nao há nenhuma razão para não voltar com a FAS 157, que exige a marcação-a-mercado de coisas como hipotecas secundárias - especialmente aquelas que estão subordinadas a hipotecas primárias garantidas por imóveis que valem menos do que o valor da dívida.

    Claro que trazer a FAS 157 de volta, após sua supressão por razões políticas nos EUA em abril de 2009, deixara clara a insolvência de todos os bancos americanos e europeus (com repercussoes para o Brasil maiores do que uma marolinha).

    O motivo oficial apresentado pelo FASB para acabar com a FAS 157 foi que os mercados não estavam funcionando adequadamente por causa da voltailidade. Mas, como a volatilidade pode ser precificada, não há motivo para não tomar o preço de mercado para esses MBS como sendo o correto, já que os mercados são eficientes, não?

    Quanto aos Black Swans, é verdade que nenhum black swan, por definição, pode ser precificado. Mas a existência de Black Swans é um dado certo. Logo, a existência de Black Swans tb pode informar o preço de ativos. É como a morte: não sei o dia em que vou morrer, e quanto mais tempo demorar, melhor. Mas é certo que todos morreremos um dia, e esse fato já está precificado em uma série de ações por nossa parte - como e durante quanto tempo acumular patrimônio, quando aposentar eta.

    Alguma opinião sobre a marcação a mercado?

    Henrique (Marco Aurélio)
    Chave de Ouro

    ResponderExcluir
  10. Como comentei no artigo, mercado eficiente não é sinonimo de preços "justos", mas de precificação rápida das informações. Os mercados precificam as informações disponiveis; certamente a falta de marcação abre espaço para distorçoes nos preços dos ativos, trazendo margem para apostas contrarias a expectativa atual do mercado(contrarian). Os mercados atualmente na verdade estão precificando todo o apoio que o governo tem dado aos mercados e ao sistema finaceiro, seja isto "justo" ou não.

    Na prática o que isto quer dizer? Que ninguem pode ter certeza da direção dos mercados pois a direção dos mercados depende do que pode acontecer ou não no futuro.

    E como isto deve se traduzir na sua estrategia de investimento?? Eu defendo que cada investidor avalie sua tolerancia ao risco versus suas necessidades pessoais e aloque X% do seu capital na bolsa da forma mais diversificada possivel e mantenha no longo prazo. Quantos por cento? Ai depende de sua tolerancia ao risco. Eu aloco 30% na bolsa. Se a economia mundial quebrar eu compro mais. De qualquer forma a maior parte do meu capital não está na bolsa.

    Abs

    ResponderExcluir