quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Performance Setembro/2010

Setembro foi um mês excelente. O Ibovespa rendeu 6,58%. E minha carteira de ações rendeu 7,16%. O portfolio no geral rendeu 2,34%.




Segue a alocação geral do portfolio.



Alocação em ações:




Acabei optando por não trazer o rendimento individual de cada ação pois ficaria bem cansativo. Mas o destaque positivo vai para as construtoras e para a CCR e o destaque negativo para Petrobras, Gerdau e Eletropaulo.

Alocação em Fundos Imobiliários:



Investimentos:

Este mês investi um pouco no DI, reinvesti os dividendos que recebi da eletropaulo e comprei mais algumas ações da ELPL6 aproveitando a liquidação e iniciei um investimento em um novo FII - o Nossa Senhora de Lourdes (NSLU11B), um fundo imobiliário de um hospital na zona sul de São Paulo.

Abs

24 comentários:

  1. Excelente rentabilidade Inv.Fin!

    0,20% acima da minha neste mês! haha

    Como está a rentabilidade no ano? Seria possível divulgar também? Pela alocação da carteira, imagino que esteja superando o CDI, já o colocando entre a minoria dos investidores.

    A inclusão dos gráficos melhorou a informação. Só aconselharia a não usar a pizza quando tiver muitos dados para mostrar, já que fica difícil ver quem é quem. O gráfico de barras poderia ser mais útil.

    Se me permite uma pergunta sobre os FII:

    Como você vê essa redução dos rendimentos do Memorial Office (FMOF11), caindo de 0,99 / Mês para 0,48 / Mês?

    E parabéns pela aquisição de NSLU11B. Ótimo FII!

    Viva a alocação de ativos!

    Grande Abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá HC,

    Eu não vou saber dar esta informação exata pois perdi alguns dados por problemas no computador mas acredito que está acima do CDI.

    Quanto aos gráficos, obrigado pela dica. Aos poucos vou aprendendo.

    A redução dos rendimentos no memorial office é o resultado da perda de locação que eles tiveram uns meses atrás, que só agora veio se refletir nas distribuições; mas pela qualidade e localização do imóvel eu sigo comprado. Acredito que e breve deve estar todo locado novamente.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabens IeF. Seria interessante ver seu rendimento anual. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu perdi alguns dados devido a problemas no computador então não vou saber informar com certeza. Mas antes de junho meu portfolio era diferente - investia em ETFs; quando mudei para ações individuais tive que vender os ETFs e pagar o IR. Então Desde Junho que estou com o portfolio atual meu rendimento é de 5,93%.

    ResponderExcluir
  5. IF,

    Bem diversificada sua carteira. Só de pensar em administrar tudo isso já fiquei maluco.

    Parabéns e sucesso sempre!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jonatas,

    Quanto a administração da carteira - minha filosofia é buy and hold e as empresas que tenho são pra longuíssimo prazo; o que faço é procurar acompanhar as principais notícias do mercado e os demonstrativos trimestrais e os fundamentos das empresas. Da um certo trabalho mas é viável.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Oi IF,

    Gosto muito de sua carteira de ações, é bem equilibrada. Das empresas que você tem, oito delas fazem parte da minha carteira, quase metade heheh. Você já pensou em comprar AMBV3? Estou aguardando uma queda para entrar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Ricardo,

    Vc é do blog Eu to na Bolsa?? Sua carteira está bem interessante. Gosto de todas as suas ações. Estou de olho há um tempo na AMBV3. Aguardando a proxima crise para dar o bote.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos resultados IF! Estou também a esperando alguma oportunidade para entrar na Ambev hehe.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi IF,

    Eu sou do blog Eu to na Bolsa. Nesse patamar da bolsa, está difícil encontrar uma empresa boa e barata. Só a Petrobras que não sobe.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Aê, Investimentos, parabéns pelo retorno!


    O que eu mais gosto na sua carteira é a composição equilibrada entre ações, fundos imobiliários e renda fixa.

    Seus posts também passam a impressão de vc ser um sujeito bem tranquilo, que não se desespera com as baixas da Bolsa, nem vai na euforia e oba-oba qdo algum ativo sobe em demasia.


    Construir patrimônio de forma gradual, sem sustos, e ganhando do CDI, é o que há.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Fala Ricardo,

    Eu acho que a bolsa no geral está cara mas tem alguns ações ainda em valores interessantes, no meu ponto de vista - exemplos: PETR4, GGBR3, CSNA3, BBAS3, ELPL6, e várias small caps; obviamente cada uma destas ações está mais barata devido a fatores conjunturais, riscos politicos, etc...

    Só não invisto mais pois estou umpouco acima da minha alocação em bolsa.

    Guilherme,

    A diversificação entre várias classes traz justamente uma grande paz mental. Se a bolsa sobe fico contente por que meu patrimonio cresce; se cai, como tenho uma alocação baixa em bolsa fico feliz por poder comprar ações mais baratas. Ou seja esta alocação para mim está bem dentro do meu perfil de risco. Invisto na bolsa pensando sempre que posso perder 50% do capital em uma crise forte como o de 2008 sem me desesperar.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Oi! Estou entrando no mundo dos blogueiros $$$ tb !
    abs !

    ResponderExcluir
  14. Oi IF,

    Eu já comprei todas essas ações que você citou hehe. Você pensa em comprar small caps?

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Ricardo,

    Já invisto em algumas small caps - Gafisa, Dasa e Eletropaulo estão no indice de small caps. Pretendo investir em outras também. Acho que Small caps e investimento buy and hold pra longo prazo tem tudo a ver. Estou estudando algumas.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Amigo, voce nao mostra os valores atuais de dinheiro aplicado, apenas porcentagem, ou eu que nao estou achando? Tambem nao sei a parte de aportes , voce está fazendo?

    ResponderExcluir
  17. Olá Investidor Agressivo,

    Realmente eu não divulgo os valores, apenas os percentuais. Eu sei que o pessoal se anima de ver os números mas para efeitos de análise e estudo não interessa se o meu portfolio tem 100k ou 10 M, então não achei necessário. A única coisa que muda é o impacto dos custos de corretagem.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Ah..e quanto aos aportes, faço sempre quando posso. Como sou profissional liberal meu salário é altamente variável e consequentemente os aportes.

    ResponderExcluir
  19. Qual corretora você utiliza?

    ResponderExcluir
  20. IF,
    Sobre os FIIs, você acompanha o percentual médio de dividendos por mês? Está aumentando ou diminuindo?

    Abcs

    ResponderExcluir
  21. Em relação aos Yields dos FIIs, já invisto há quase 2 anos. Se analisar o Yield em relação ao preço de compra eles vem se mantendo relativamente estáveis, com uma leve melhora em alguns FIIs como o HCRI11 e o FLMA11. O FFCI11 e o EURO11 são os mais estáveis. Já o FPAB11 teve uma ligeira queda e agora se recuperou. Recentemente o FMOF11 diminuiu suas distribuições devido a perda de locação de alguns andares, mas espero que em breve volte a melhorar. Já se vc analisar o Yield em relação ao preço das cotas mais recentes ele vem diminuindo progressivamente em vista da progressiva valorização das cotas.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom IF,
    .
    O que é que aconteceu com a sua carteira de FII que apresentou uma rentabilidade pífia de 0,03%?
    .
    Assim como o Henrique falou, também acho que ficaria melhor se você utilizasse gráfico de barras ao invés de pizzas.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  23. Houve uma diminuição nos rendimentos distribuidos do FMOF de modo que o rendimento total distribuido foi de apenas 0,67%; além disto desvalorização no valor das cotas de alguns fundos. Na verdade analisando os fundamentos não houve nenhuma alteração; acho que é só flutuação nos preços. O mercado de FII não é renda fixa; as cotas são negociadas diariamente na bolsa. Então existe uma certa flutuação no preço das cotas de acordo com a oferta e demanda. Mas a volatilidade é bem menor que as ações.

    ResponderExcluir