quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pico do Petróleo

Um assunto pouquíssimo comentado na mídia brasileira é sobre o Pico do Petróleo, embora já seja comentado na internet (sites americanos) por alguns anos. No entanto, compreender mais sobre o Pico do Petróleo e sobre os riscos futuros é fundamental hoje em dia para entender o mundo, as guerras no golfo, a invasão do Iraque, o aumento no preço do Petróleo e o aumento da regulamentação no setor de Petróleo, as nacionalizações que vimos de alguns países da América do Sul das reservas de Petróleo, além de ajudar a entender melhor toda a economia.

Estou divulgando um video do Chris Masterson que é muito esclarecedor e da uma boa introdução ao assunto. Este vídeo faz parte de um curso maior chamado Crash Course. Quem tiver tempo vale a pena assitir a todo o curso.


http://www.youtube.com/watch?v=cwNgNyiXPLk&feature=player_embedded#!

3 comentários:

  1. Excelente!

    Este curso "Crash Course" é bem didático e traz muitos assuntos econômicos relevantes para a reflexão.

    Particularmente gosto do vídeo sobre a inflação:

    http://www.youtube.com/watch?v=afWqKcqntfs

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O crash course realmente é muito bom. Contudo a questão da inflação é bem mais complexa do que muitos acreditam.

    Depois escrevo um post explicando com mais detalhes

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse crash course inteiro e achei que o autor é bastante convincente. Contudo, acho que ele esta sendo exageradamente pessimista.

    De todos os assuntos que ele aborda, apenas me preocupa 1 deles: A economia americana não vai manter esse ritmo de crescimento por muito tempo. Tudo bem para a economia global devido ao deficit de riqueza que existe principalmente ná Asia e Africa.

    Sobre o pico do Petróleo: Existem diversas outras fontes de energia que estão se tornando economicamente viável ao passo que o preço do petróleo sobe. É tudo uma questão de adaptação ao novo paradigma. (carros movidos à energia elétrica, alcool, solar, etc). Os americanos ficam mais preocupados que nós porque eles não conseguem produzir combustivel de uma forma tão eficiente quanto nós através da cana.

    Sobre Environment, felizmente existem diversos materiais nesse planeta que são renováveis - como madeira, couro, algodão e ceramica. Talvez em algumas décadas as embalagens de produtos mudem um pouco, ou as coisas que tenhamos em casa não sejam mais iguais às de hoje (por exemplo usar panela de ceramica ao invés de panelas de teflon). - Essa mudança vai ser bem gradativa e não acredito que cause maiores preocupações para os consumidores finais.

    ResponderExcluir