sábado, 17 de julho de 2010

Analisando índices de Inflação

Inflação não é simplesmente aumento de preços. Pode haver aumento de preços sem haver inflação. Como isto é possível?? A inflação está relacionada com a expansão da base monetária. Quando os governos expandem a base monetária sem um correspondente aumento na economia ocorre um aumento da quantidade de dinheiro disponível e consequente perda no valor da moeda, com consequente aumento dos preços dos produtos. Isto é o que chamamos de inflação. Contudo pode haver um aumento de preços por vários outros motivos não relacionados com a inflação, e muitos deles podem ser explicados pela lei da oferta e procura. Se ocorre por exemplo uma quebra na safra de algum produto e escassez do mesmo, vai haver aumento do preço do produto, mas isto não está relacionado a inflação, mas a diminuição da oferta. Se um país ou região sofre um forte crescimento populacional ocorre aumento na demanda por imóveis e consequente aumento dos preços dos imóveis, também não relacionado a inflação.

Porque é difícil avaliar os índices de inflação?? Por que os índices de inflação obviamente só avaliam as mudanças dos preços. Contudo existem vários outros fatores subjetivos pertinentes.
Exemplos:

- Melhora na qualidade do produto. Por exemplo, não da para afirmar que uma TV é mais cara hoje do que antigamente simplesmente avaliando o preço, pois estamos comparando uma TV de LCD com alta tecnologia com uma TV antiga, provavelmente menor e com muito menos recursos. Podemos usar o mesmo raciocínio ao comparar preços de carros, motos, eletrodomésticos, casas, e quase todos os produtos.

- Melhora na qualidade dos serviços: Um exemplo claro são os custos de saúde que vem crescendo bastante. Só que juntamente com isto a qualidade dos serviços de saúde tem avançado muito, tanto no diagnóstico como no tratamento de várias doenças. Então é dificil falar que houve uma “inflação”.

Basicamente se um produto é fabricado em escala industrial a tendência com o aumento da produtividade na verdade é a deflação, e não inflação. É só analisarmos por exemplo o preço de produtos como eletrodomésticos e eletrônicos. Quem gosta de gadgets sabe que é só esperar um pouco que os preços começam a cair. E temos hoje a disposição computadores com capacidade de processamento equivalente ao que antigamente só grandes centros de pesquisa tinham acesso gastando alguns milhões. Por outro lado os produtos que são finitos, como terras e imóveis vem sempre subindo de preço com o aumento na demanda relacionado com o crescimento populacional.

Então, se é verdade que tem havido um aumento do “custo de vida” em relação as gerações passadas em grande parte é por que o cidadão de classe média hoje vive muitas vezes  em condições semelhantes a que alguns reis viviam no passado. E temos a disposição excepcional tecnologia e qualidade de vida e de saúde, de maneira que a expectativa de vida vem crescendo constantemente.

Não estou falando que não existe inflação, apenas que é muito difícil avaliar a inflação acompanhando os índices de preços. O buraco é mais embaixo. No próximo artigo irei comentar um outro fator que poucos reconhecem ao analisar as taxas de inflação.

15 comentários:

  1. Belo artigo.

    Graças ao seu post anterior vi todos os capítulos do Crash Course.

    No capítulo 16 (Fuzzy Numbers) o Chris Martenson fala sobre "hedonics" como um dos fatores subjetivos que compõe o índice inflacionário oficial nos EUA (CPI), podendo chegar a compor até impressionantes 46% do índice.

    O problema, como exposto no capítulo 16, é saber se os fatores subjetivos não estão sendo usados para mascarar a inflação real. O exemplo da TV LCD comparada a uma TV preto e branca é bem pertinente, mas resta saber se o acréscimo de alguns botões ou funções sem relevância de um ano para o outro nessa mesma TV de LCD trarão agregação de "valor" ou mero "embuste" tecnológico.

    Fico no aguardo do próximo artigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo!

    Difícil avaliar a palavra "valor". O quanto é gerado de valor, e, portanto, não seria inflação, é algo bem subjetivo.

    Esse capítulo citado (16 - Fuzzy Numbers), citado pelo Deuteron, é bem interessante!

    A apresentação deste curso é muito bem feita. Os assuntos são explicados de forma clara. Porém, a solução para os problemas apresentados não são simples...

    Fico no aguardo da continuação!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo artigo, tenho uma grande duvida em questao de rebalancear uma carteira possuindo titulos do governo. Se voce possui NTN-B, ou LFT, ou NTN-F em sua carteira e quer fazer um rebalanceamento, voce vende as mesmas antes do vencimento? vale a pena pagar IR ? ou devo aguardar ate o vencimento para depois rebalancear. Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Deuteron,

    Realmente é dificil dizer até que ponto os novos recursos agregam "valor". Acredito que pequenas mudanças de uma versão para outra muitas vezes não fazem diferença prática; já se analisarmos um prazo maior de tempo veremos que houve uma mudança tecnológica importante, então acho que houve um aumento do "valor". Por exemplo quando as TVs mudaram de tubo para LCD houve uma mudança importante. Também os novos celulares com camera, MP3, acesso a internet e recursos de um mini-computador nem se comparam aos celulares antigos. Então se analisarmos um mesmo produto industrial e não a nova versão, com o passar do tempo veremos que há uma queda de preço. Sempre que sai uma nova tecnologia a antiga automaticamente entra em promoçao.

    HC,

    Eu acho que muitas destas alegações do Chris Masterson e de muitos outros sobre a inflação são "nonsense", no sentido de que não da para avaliar puramente analisando a mudança nos preços, sem levar em conta outros fatores.

    Anonimo,

    É dificil dar algum conselho sem analisar os detalhes, quais os titulos e vencimentos, quanto de IR vai pagar, depende de vários fatores...precisa colocar na ponta do lápis todos estes dados.... se puder ser mais especifico...

    ResponderExcluir
  5. Vamos supor que eu tenha uma carteira assim: 50% em acoes e 50% em NTNB Principal 150824 e NTNF 010121. Digamos que em 2011 (1 ano apos) minha carteira tenha 40% em acoes e 60% em titulos e eu decida rebalancear pra voltar a posição original 50/50 pergunto, 1 - devo vender parte dos titulos pagando IR e rebalancear ou carrego ate os vencimentos? 2 - quando invisto numa carteira 50/50 e faço aplicaçoes de 1000(mil) por mês sendo $500 (acoes) e $500 (titulos), (apos 1 ano) minha carteira esta 40/60 devo aplicar $600(acoe) e $400 (titulos) pra compensar ou nao?
    Grato pela atenção e parabens pelos artigos, sempre que posso acompanho. abraço

    ResponderExcluir
  6. Anonimo,

    Agora entendimelhor sua dúvida.
    1- Venda os titulos,pague o IR e faço o rebalanceamento.

    2- Invista os 1000 todo em ações até voltar a usa alocação de 50/50

    ResponderExcluir
  7. Ótimo artigo, Investimentos!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos...
    Poderiam opinar ?
    Para fins de investimento a médio prazo , estou comparando o fundo abaixo com outros( compra TD,renda fixa pre ou pós e também poupança .

    site-> http://www.itaupersonnalite.com.br/index.jsp
    clicar->investimentos
    clicar->rentabilidades:
    tabela de rentabilidades
    aba Renda fixa
    fundo->Itaú Indice de Preço Renda Fixa FICFI(14)...obs. rentabilidade é bruta
    clicando no fundo mais informações

    clicando no fundo podemos ver o comparativo com o IMA-B 5 (entendí ser a carteira do fundo)

    Será que fazendo compras diretas(TD) consegue-se superar a rentabilidade liquida do fundo?

    Poderiam (se possível) opinar
    muito grato

    ResponderExcluir
  9. Anonimo,

    IMA-B 5 é o indice de mercado ambima composto de NTN-B com prazo menor que 5 anos. Este fundo tem uma taxa de administração alta (1,5%), então certamente voce consegue uma rentabilidade melhor investindo diretamente nas NTN-Bs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo Blog.

    Conheci ele através do Viver de Renda no qual vc e o VR possuem discussões com um nível de objetividade e qualidade intelectual absurda! Parabéns mesmo.

    A 5 dias atrás eu não entendia ''patavinas'' do mercado financeiro. Tempo sobrando (desemprego) + leitura de qualidade (blog do VR e InfoMoney) + vontade de realocar 82k que atualmente está em RF me fez chegar até aqui e certamente o que estou conhecendo nos últimos 5 dias mudou completamente minha visão.

    Obviamente estou começando a engatinhar tanto na leitura quanto nos investimentos, mas creio que não irei parar ''nunca''. É um assunto apaixonante e que, antes de começar a entender um pouco, não dava a mínima ''bola''.

    Parabéns pela qualidade das informações (não li o blog inteiro ainda, mas pelo nível de discussão com o VR tenho ctz que não perderei nada)!

    Abraços,
    Léo.
    Ps: Seria mto interessante se vc publicasse os ganhos reais em cada ação como uma tabela no excel, é mto interessante ver além da % mas a comparação entre um mês e o outro. (sei que já pediram isso =] ).

    Poderia repensar no seu gráfico? Visualmente está horrível! kkkkkkkkk (Tb sei que já comentaram)

    Brincadeiras à parte! =)
    Desculpe o comentário imenso, os próximos prometo que serão menores.

    ResponderExcluir
  11. Leo,

    Obrigado pelo comentário.

    Quanto a publicar ganhos reais, a que se refere? A publicar valores??

    Quanto aos gráficos, digamos que não é muito minha área, mas vou procurar melhorar.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite IF,

    Sim, seria a publicação dos valores. Torna bem mais interessante a leitura. Claro que há bem mais exposição, mas somos todos ''anônimo'' mesmo. =)

    Se me permite, gostaria de fazer dois questionamentos. Não encontrei nas discussões nos dois blogs.

    1 - Estava pensando em seguir a ''sua'' estratégia de distribuir 75% nas 20 ações (seguindo BOVA11). Alocar 20% em Pibbs (para ''seguir'' de certo modo o IBRX50). Mas realmente não sinto seguro com meu conhecimento mínimo, tendo que ''realocar'' ações, analisar gráficos, resultados, etc. Ou seria ''simplesmente'' ir redistribuindo de acordo com a distribuição do BOVA11?

    2 - Teoricamente tendo que fazer um pequeno ajuste no portfólio mais ou menos de três em três meses. Ao longo dos anos, com os custos das corretagens (e outros custos que ainda não conheço muito bem), não seria equivalente ou próximo de pagar os 15% do IR (no caso de somente em Pibbs)? A diferença seria tão ''gritante''? Tem algum site, artigo ou livro que poderia me indicar para aprender sobre estes cálculos?

    Pretendo fazer tudo na semana que vem. Hoje meu note voltou da assistência técnica (solicitei a formatação para poder me sentir mais seguro fazendo estas mudanças e acompanhamentos somente nele). Então este final de semana pretendo estudar ''bastante'' e de fato semana q vem tomar algum rumo para estes 82k. Vou fazer pela Link (claro que pela indicação do VR).

    No mais é isso!

    Abraços,
    Léo.
    Ps: E já aguardando a atualização do mês de Julho! =)

    ResponderExcluir
  13. Leo,

    Eu procuro seguir a grosso modo a distribuição do IBOV, mas isto não é tão simples. Se vc analisar meu portfolio está razoavelmente diferente do IBOV. Tive que aceitar uma certa diferença. Também não pretendo fazer realocações frequentes. Até por que se vender muito vou ter que pagar IR de qualquer modo. Quando for fazendo novos aportes vou realocando com dinheiro novo, aos poucos. Ou se precisar fazer uma venda vou procurar vender menos de R$ 20.000 para aproveitar a isenção do IR. De qualquer modo se vc tiver um portfolio bem diversificado sua performance tende a seguir a do IBOV. Mesmo diferente do IBOV minha performance até agora tem sido bem proxima do IBOV. Mas existe um risco sim de underformance sobre o IBOV.

    Não conheço um estudo que analise isto, mas basicamente isto depende do tamanho da sua carteira. Quanto fazer uma realocação (2 corretagens) representa para vc? Para mim fazer uma realocação representa 0,03% de custo em relação ao meu portfolio de ações. E com o passar do tempo a tendencia é diminuir este custo, se o portfolio crescer.

    Não sigo análise tecnica. Sempre analiso o balnço e os resultados das empresas mas eu tenho concicção que estes resultados já estão precificados no preço atual da ação.

    Se vc não se sente seguro talvez o melhor seria estudar mais.

    ResponderExcluir
  14. IF,

    Realmente percebi esta diferença entre seu portfolio e o IBOV.

    ''Se vc não se sente seguro talvez o melhor seria estudar mais. ''

    Acho que todo mundo no início tem a mesma sensação. rs...

    Estou lendo o que posso. Mas algumas coisas, penso, que só vou aprender de fato com vários meses e acúmulo de experiência.

    Quero fazer ''logo'', pois estou vendo pelos ''fóruns'' ou pelos discursos dos analistas que a bolsa no final do ano vai fechar muito bem. Alguns otimistas batendo acima dos 71k. Então até lá já devo estar mais iterado intelectualmente no assunto e aproveitando o rendimento. Por este motivo não investirei (como vc faz) em ações específicas e sim no índice.

    Mas mesmo assim acho que pegarei ~15k para ''apanhar'' durante a semana...

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  15. Foi bom ter lido...É importante saber um pouco mais sobre o que acontece na economia.Ótima redacao!!!
    AMEI!!!

    ResponderExcluir