sábado, 8 de maio de 2010

Novos desdobramentos da crise economica

Segundo relatório do banco mundial (BIS) "O caminho seguido pelas autoridades fiscais em um numero de paises indistrializados é insustentável. Medidas drásticas são necessárias...". A crise na grécia parece ser só a ponta do iceberg, pois vários outros países estão em situações similares. Segundo um relatório da Moody's os sistemas bancarios na Grécia, Espanha, Portugal, Itália, Irlanda e Reino Unido podem vir a estar sobre pressão ao passo que a crise piora.

O alto endividamento da maioria das grandes naçoes industrializadas, incluindo além da Europa, Estados Unidos e Japão certamente limita muito o potencial de crescimento da economia mundial, pois para diminuir seu débito vai ser necessária aumento dos impostos e diminuição de gastos públicos e investimentos ao passo que uma boa parte do GDP vai para o pagamento de juros. Outro risco é o aumento das taxas de juros ao passo que o risco de default aumenta. Veja a grécia, em que a taxa de juros já está em 15%. Outro risco potencial nestes países é a inflação disparar. O resultado para a população destes países é o empobrecimento da sua população, ao passo que se aumentam os impostos e são cortados os programas de beneficios públicos como aposentadorias e pensões. Isto tem resulatdo na grécia em fortes revoltas da população, que podem eventualmente levar a instabilidade política e até mudança de governo. Assim por todos estes motivos é dificil acreditar em um futuro promissor no curto e médio prazo para o mercado de ações, a não ser que novos fatos surjam.

As bolsas vem caindo fortemente ao passo que o ouro sobe. O ideal é ir comprando ações ao passo que o mercado entra em liquidação. Nestes momentos vemos como é interessante ter uma reserva em renda fixa para comprar as pechinchas que aparecem no mercado nestas ocasiões. Será que veremos niveis semelhantes a 2008?? Dificil dizer, mas não impossível. O fato é que se chegar lá vai ser um excelente momento para quem estiver preparado.

4 comentários:

  1. Bom artigo IF, podemos concluir que o endividamento destes países está e irá sufocar a população durante anos para que a conta seja paga. O que vale para pessoas e empresas, também vale para os orçamentos dos países, ou seja, quanto mais devemos, mais juros pagamos e mais comprometidos ficamos. Nosso País já viveu essa experiência. Tomara que o capítulo final não seja o calote. Concordo com a proposta de aproveitar moderadamente o valor baixo de nossos ativos (renda variável e renda fixa).

    ResponderExcluir
  2. Estou com o Flávio. Belo artigo, Investimentos, em poucas palavras conseguiu traçar um ótimo e didático panorama da crise.


    Vi em um fórum o pessoal se descabelando por causa dos acontecimentos de quinta-feira. Eu já acho o contrário: quem faz position trade deve aproveitar essas promoções, de forma moderada, para aumentar seu patrimônio em ações, já que as empresas estão anunciando seus relatórios trimestrais e, até onde vi, as boas empresas continuam a gerar lucros aos seus acionistas.


    O negócio é aproveitar o fluxo de caixa positivo que vem de nossos salários, e direcionar parte deles pra comprar na Bolsa.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme,

    Como o Brasil não é uma ilha e nossa bolsa é basicamente composta por empresas exportadoras de commodities eu não acredito em um grande descolamento do Brasil. Fatalmente vai haver uma piora nos resultados das empresas ao passo que a China desacelera e a economia mundial patina. Mas acho importante ir acumulando ações visando o LP. No curto e médio prazo minhas expectativas não são nada boas. Dai a importancia da asset allocation.

    ResponderExcluir
  4. Investimentos, essa é a tática: como a economia está globalmente conectada, o efeito dominó está mais presente do que nunca.


    Manter a paciência e ter controle das emoções são ingredientes fundamentais para ter sucesso nas aplicações em ativos de renda variável.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir