sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dow Jones - 10 anos com retorno 0%

Lendo uma noticia no site da infomoney falando dos 10.000 pontos do Dow Jones (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1694071&path=/investimentos/) o autor comenta que o investidor de longo prazo vem amargando 10 anos de retorno 0 (zero) no indice da bolsa americana, pois há mais de 10 anos atrás o Dow Jones quebrava o recorde dos 10.000 pontos (em março de 1999).  Nestes 10 anos os EUA viram o rompimento de 2 grandes bolhas - a bolha da internet e bolha do subprime. E apesar de tudo a situação americana não anda muito melhor que 10 anos atrás, possivelmente pior, com deficits soberanos muito grandes e desemprego alto. Isto lembra outro caso interessante que é o desempenho da bolsa do Japão.

Isto nos mostra como, apesar da bolsa geralmente ser o melhor investimento no longo prazo, os retornos são imprevisíveis e mesmo depois de um período longo de tempo o investidor pode ainda ter prejuizos, ou um retorno abaixo da sua meta, principalmente quem fez um único grande investimento no pico do mercado. Usando uma estratégia multimercado, investindo em várias classes de ativos, o investidor pode ter um retorno satisfatório mesmo quando a economia e consequentemente a bolsa não vão bem.

4 comentários:

  1. Bem lembrado viver de renda!! Este artigo então está meio ou totalmente furado!
    Vou pesquisar e ver se consigo achar o retorno total (com dividendos).
    O problema da inflação é que não sinto confiança nos indices inflacionarios divulgados pelo governo. Se formos deflacionar pelo preço do ouro, então acho que vai ficr muito feio!

    ResponderExcluir
  2. Antes o CPI ou o CPI-U do que ouro, petróleo ou outra commodity...

    :P

    ResponderExcluir
  3. Haja paciência para o investidor 100% posicionada em Ações. 10 anos no zero-a-zero é de tirar qualquer investidor do sério.

    Sobre os dividendos, mesmo se contarmos com eles, não seriam grande coisa, já que o Dividend Yield têm ficado em 2% neste período.

    O único meio de contornar todo esse stress ao meu ver é diversificando.

    Abraços!

    ResponderExcluir