Os FII ainda são uma classe de ativos pouco conhecida do público mas progressivamente vemos sinais de que sua popularidade vem aumentando e cada vez mais pessoas reconhecem ser uma excelente forma de ter acesso ao mercado imobiliário; alguns destes sinais:
- Varias administradoras de FII vem tentando fazer lançamentos de novas cotas
- Lançamento de novos FII como o Floripa Shopping e o Shopping Parque Dom Pedro
- Recomendação por alguns gestores e analistas financeiros
- Recomendação em uma revista de grande circulação: Exame - Onde investir em 2010
Este aumento da procura deve ter 2 efeitos: aumento da liquidez e manutenção do valor das cotas em valores relativamente altos.
Exatamente, Investimentos. O "dividend yield" deve dar uma diminuída, em razão da maior demanda, elevando o valor das cotas, aumentando, quem sabe, a liquidez, mas diminuindo o prêmio de risco desses investimentos.
ResponderExcluirÉ isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
IF,
ResponderExcluirO único FII que atualmente tenho comprado é o EURO11, que já está no limite do preço justo (178,00). Meu preço médio é de 171,90 e tenho esperado uma queda os 175/174 para comprar mais. O cálculo que faço (aceito sugestões caso esteja errado) é assim:
- 1,36 (dividendo mensal de EURO11 ) / 178,00 = 0,76% ao mês de lucro líquido, isento de I.R.
- 1,36 x 12 meses / 178,00 = 16,32/178,00 = 9,10% ao ano.
Considerando-se a isenção de I.R., está razoável. Mas tbm devemos levar em conta quando rende um título do tesouro em 12 meses, já descontados taxas e I.R. antes de se comprar FII. Espero uma nova perna de baixa do IBOV (sabe-se Deus quando) para entrar com mais grana em FII. Nos 170,00 reais, comprar EURO11 daria de lucro líquido 0,8% ao mês e 9,6% ao ano. Para se conseguir exatos 10% ao ano, o preço de compra seria de 163,32.
Maspimentel,
ResponderExcluirSeus cálculos de Yeld estão corretos. Contudo está análise contempla apenas o rentabilidade mensal, quando existe também a possibilidade de ganhos de capital com a apreciação das cotas.
Acredito que ao concentrar apenas no EURO11 vc está deixando de lado uma das grandes vantagens dos FII que é a possibilidade de fácil diversificação. Existem outros excelentes FII.
Abs
IF, quando compro EURO11 eu "esqueço" do rendimento provável da valorização das cotas e foco na renda fixa (dividendo), pois como comporta-se como ação, posso ver seu valor despencar - e aí comprar mais ainda com dividendo maior. Como o HC colocou em seu blog, temos que ter um prêmio pelo risco de comprar a cota do FII. Por isso estou velhaco em comprar outros FII no atual patamar de valores.
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirMinha mãe, com 58 anos, resolveu se aposentar, e quer garantir, além do seu INSS, uma renda extra estável a partir do seu patrimônio de R$ 500 mil, mas tem medo de deixar o patrimônio corroer-se pela inflação. Sugeri a ela montar uma carteira de FIIs, mas não me agrada aplicar 100% da carteira nesses fundos. O que vocês imaginariam como um mix ideal para esse perfil? Pensei em algo como parte em renda fixa, parte em FIIs e parte em ações com high dividend. Mas quanto de cada? Que títulos, especificamente? O que acham?
Marcos
Marcos,
ResponderExcluirSugiro: 40% em títulos do tesouro, 40% em FII e 20% em ações de dividendo alto (COCE5, GETI4, SGAS4 entre outras).
Marcos,
ResponderExcluirPara um portfolio de renda sugeriria algo como %40% FII, 40% LFT/NTNB, 15% BOVA11, 5% Ouro. Se quiser investir em ações individuais sugiro comprar um portfolio diversificado com no minimo 10 ações dentre as maiores blue chips (compre os 10 maiores pesos do IBOV).