sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Aumento da popularidade dos Fundos Imobiliários

Os FII ainda são uma classe de ativos pouco conhecida do público mas progressivamente vemos sinais de que sua popularidade vem aumentando e cada vez mais pessoas reconhecem ser uma excelente forma de ter acesso ao mercado imobiliário; alguns destes sinais:

- Varias administradoras de FII vem tentando fazer lançamentos de novas cotas
- Lançamento de novos FII como o Floripa Shopping e o Shopping Parque Dom Pedro
- Recomendação por alguns gestores e analistas financeiros
- Recomendação em uma revista de grande circulação: Exame - Onde investir em 2010

Este aumento da procura deve ter 2 efeitos: aumento da liquidez e manutenção do valor das cotas em valores relativamente altos.

7 comentários:

  1. Exatamente, Investimentos. O "dividend yield" deve dar uma diminuída, em razão da maior demanda, elevando o valor das cotas, aumentando, quem sabe, a liquidez, mas diminuindo o prêmio de risco desses investimentos.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. IF,

    O único FII que atualmente tenho comprado é o EURO11, que já está no limite do preço justo (178,00). Meu preço médio é de 171,90 e tenho esperado uma queda os 175/174 para comprar mais. O cálculo que faço (aceito sugestões caso esteja errado) é assim:
    - 1,36 (dividendo mensal de EURO11 ) / 178,00 = 0,76% ao mês de lucro líquido, isento de I.R.
    - 1,36 x 12 meses / 178,00 = 16,32/178,00 = 9,10% ao ano.

    Considerando-se a isenção de I.R., está razoável. Mas tbm devemos levar em conta quando rende um título do tesouro em 12 meses, já descontados taxas e I.R. antes de se comprar FII. Espero uma nova perna de baixa do IBOV (sabe-se Deus quando) para entrar com mais grana em FII. Nos 170,00 reais, comprar EURO11 daria de lucro líquido 0,8% ao mês e 9,6% ao ano. Para se conseguir exatos 10% ao ano, o preço de compra seria de 163,32.

    ResponderExcluir
  3. Maspimentel,

    Seus cálculos de Yeld estão corretos. Contudo está análise contempla apenas o rentabilidade mensal, quando existe também a possibilidade de ganhos de capital com a apreciação das cotas.
    Acredito que ao concentrar apenas no EURO11 vc está deixando de lado uma das grandes vantagens dos FII que é a possibilidade de fácil diversificação. Existem outros excelentes FII.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. IF, quando compro EURO11 eu "esqueço" do rendimento provável da valorização das cotas e foco na renda fixa (dividendo), pois como comporta-se como ação, posso ver seu valor despencar - e aí comprar mais ainda com dividendo maior. Como o HC colocou em seu blog, temos que ter um prêmio pelo risco de comprar a cota do FII. Por isso estou velhaco em comprar outros FII no atual patamar de valores.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Minha mãe, com 58 anos, resolveu se aposentar, e quer garantir, além do seu INSS, uma renda extra estável a partir do seu patrimônio de R$ 500 mil, mas tem medo de deixar o patrimônio corroer-se pela inflação. Sugeri a ela montar uma carteira de FIIs, mas não me agrada aplicar 100% da carteira nesses fundos. O que vocês imaginariam como um mix ideal para esse perfil? Pensei em algo como parte em renda fixa, parte em FIIs e parte em ações com high dividend. Mas quanto de cada? Que títulos, especificamente? O que acham?

    Marcos

    ResponderExcluir
  6. Marcos,

    Sugiro: 40% em títulos do tesouro, 40% em FII e 20% em ações de dividendo alto (COCE5, GETI4, SGAS4 entre outras).

    ResponderExcluir
  7. Marcos,

    Para um portfolio de renda sugeriria algo como %40% FII, 40% LFT/NTNB, 15% BOVA11, 5% Ouro. Se quiser investir em ações individuais sugiro comprar um portfolio diversificado com no minimo 10 ações dentre as maiores blue chips (compre os 10 maiores pesos do IBOV).

    ResponderExcluir