sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resultados Junho/2011

A bolsa este ano não está pra peixe; a bovespa vem acumulando seguidas quedas e já está entre as piores bolsas do mundo no ano. Aparentemente o principal motivo destas quedas da bolsa são um conjunto de fatores: pelo lado externo o temor de uma desaceleração forte da China com queda dos preços das comodities e pelo lado interno a conjuntura econômica desfavorável de inflação em alta; taxa de juros alta, real valorizado, maior endividamento da classe média e imóveis em patamares históricos muito altos (bolha ?); junte-se a isto a alta carga tributária e um governo com viés socialista que não vem fazendo as reformas necessárias e tem-se este resultado da bolsa em 2011.

Se por um lado a bovespa está teoricamente barata, como mostra o excelente estudo feito pelo HC e pelo Ricardo dos excelentes blogs HC Investimentos e Eu To na Bolsa; por outro lado as perspectivas de curto e médio prazo não são nada boas. Além disto o risco sistêmico vem progressivamente aumentando, com o recente downgrade da divida de Portugal para a categoria de "Lixo" pela Moody's. Se houver um default entre os PIIGS o contágio pode levar a uma crise a la 2008.

Vamos aos resultados de Junho. A minha carteira rendeu -1,11% no mês. Detalhes de cada classe de ativos:



FII

Com os juros altos e bolsa em queda muita gente tem vendido FIIs para realocar em ações e renda fixa. Então nos últimos meses a volatilidade tem sido bem alta. Isto tem aberto algumas ótimas oportunidades em FIIs.

Rendimentos mensais: 0,73%
(Des) Valorização das cotas: - 0,81%
Total: -0,08%

Carteira:



Ações


Ainda estou migrando das ações individuais para os ETFs. Na verdade neste exato momento que escrevo já vendi todas as ações mas no fim de junho ainda tinha uma parte da carteira em ações individuais. Acho que dentre os ETFs existem algumas opções interessantes para montar uma carteira mais voltada para o mercado interno como investir no setor de consumo (CSMO11), Imobiliário (MOB11), Financeiro (FIND11) e o SMAL11; enquanto que o indice Bovespa (BOVA11) tem uma alta parcela de empresas exportadoras que são mais sucetiveis a uma crise externa. Outra opção muito boa que teremos em breve é um ETF que segue o novo indice de Dividendos da Bovespa.

Carteira:



Não detalhei a carteira de ações por que já vendi. Fiquei impressionado com o FIND11; na minha carteira de ações individual já investia em pelo menos a metade das ações deste indice (Bradesco, Itau, Itausa, BB, BVMF, Cielo, Redecard); então foi uma escolha natural. Que burrice a minha em vez de comprar o ETF ficar comprando as ações uma a uma; vivendo e aprendendo. Acho que o setor financeiro está muito barato e é muito promissor.

O desempenho da carteira de ações apesar de tudo foi bom; acima do Ibovespa; -1,98% contra -3,43% do BOVA11.




Valor da Carteira e Alocação no fim do mês






Desempenho Histórico




Desempenho da carteira no ano: -0,82%


Abs

13 comentários:

  1. Primeira vez que leio sobre o FIND11. Mas acho que existe um risco que acho importante, pois a maior fatia da carteira do ETF são as ações do próprio controlador...

    ResponderExcluir
  2. Também é a primeira vez que leio sobre FIND11, mais detalhes seria uma boa idéia de post
    É ishares? fui no site e só achei a BOVA, SMAL, CSMO, MILA, MOBI e BRAX

    ResponderExcluir
  3. O FIND11 é um ETF que segue o indice financeiro (IFNC) da bovespa; o gestor é o ITAU, que já era gestor do PIBB11 e vai ser gestor de mais 2 novos ETFs incluindo o que segue o indice de dividendos.

    O Guilherme do blog Valores Reais fez um post dele no lançamento.

    Como comentei no post já investia na maioria destas empresas do indice e acho qu estão baratas, por isto investi neste ETF.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Vai ser muito tentador pra mim quando tiver um ETF "Dividendos"...

    ResponderExcluir
  5. ID,

    Também estou só esperando o lançamento deste novo ETF. Devo também investir um pouco no CSMO11. Estou aguardando uma queda maior da BOvespa; quem sabe nos 58k.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Só de ver a carteira rendendo mais do que o DI neste período em que o Ibovespa amarga uma rentabilidade negativa já comprova os benefícios da alocação de ativos!

    Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
  7. Olá Henrique,

    Tá dificil acompanhar o CDI nestes tempos de bolsa em queda; mas vamos em frente.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. E ai pensa em voltar ao Ouro depois de 2 de agosto de 2011 ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Anonimo,

    Como tenho uma parte razoavel da minha carteira em imoveis (FII) que são ativos reais e que geram renda, diferentemente do ouro, não vejo necessidade no momento de investir em ouro; se houver uma grande valorização do ouro devido a desvalorização da moeda não vejo como os imoveis não se beneficiariam juntamente.

    ResponderExcluir
  10. Um ETF interessante seria de FII.
    Também poderia ser autorizados ETFs de índice estrangeiros, seria mais um forma de diversificar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Jonatas,

    Acho que um ETF de FIIs seria interessante se tivesse uma taxa de administração muito baixa, inclui-se todos os FIIs e distribuisse os alugueis mensalmente; será que é pedir demais??

    Também um ETF de dividendos sria mais interessante se distribuisse os dividendos mensalmente.

    Tem um fundo da GWI de dividendos que faz distribuição semestral dos dividendos, bem interessante.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Bom dia .
    Senhores
    Temos uma mineradora de ouro .
    Procuramos um investidor ou pessoas para a compra do ouro antecipado.caso se interesse entre em contato.
    Gostaria de entender como se negocia ouro em sua empresa.
    Estamos aberto a estudar uma forma de extrair o mineral e colocar para seus investidores.
    PCH ENERGIA E MINERAÇÃO
    Damião Sarmento

    TEL.: 21 2225 4840
    21 9779 9899
    21 8104 1945 ( TIM )
    Skype: damiao.sarmento
    pchenergiaemineracao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir