quinta-feira, 31 de março de 2011

Abrindo o Jogo

E aí pessoal tudo bem?

Após pensar bem resolvi abrir o jogo e divulgar os valores reais (gostou Hotmar?) da minha carteira. A princípio sempre achei que acrescentava pouco a discussão, pois tirava o foco da estratégia e focava mais nos números. Contudo, refletindo melhor, achei que poderia ter alguns beneficios. Os principais motivos foram:

- Primeiro uma homenagem aos leitores do blog e aos vários colegas blogueiros que já divulgam a sua carteira como o Viver de Renda (putz, queria ganhar também uns 250K..haha), o Vida boa Investimentos (será que ainda tá vivo?), o Investir aos 40, o Heavy Metal (primeiro blogueiro milionário...queria ganhar metade do que o cara ganha..) e Investindo Futuro; espero não ter esquecido ninguem. Fica também o estimulo pro resto do pessoal também abrir o jogo.

- Segundo por que aparentemente existe uma maior identificação das pessoas com os valores absolutos do que com percentagens, tanto em nível de entendimento como em nível emocional. Experiência pessoal, quando falo pra minha esposa quantos por cento minha carteira rendeu ela nem da bola; mas se eu falar quanto rendeu em valores absolutos ela fica muito mais interessada.

- Terceiro e o principal motivo é que o tamanho da carteira influencia diretamente o modo como investimos, tanto influenciando na alocação, quanto na diversificação, estratégias, entre outras coisas. Investir R$ 10.000 reais é uma coisa; investir um milhão é algo bem diferente, que envolve estratégias totalmente diferentes. E com o eventual aumento da carteira é necessário muitas vezes mudar a estratégia, então sem divulgar valores as eventuais mudanças de estratégia não serão plenamente entendidas.

Bem, por hoje é só. Os valores mesmo voces verão só no próximo post em que trarei os resultados do mês de Março.

Abs

19 comentários:

  1. Olá IF,

    Eu pelo menos, não importo de não ver os valores. Mostrar os valores, já basta o imposto de renda mesmo! rs
    Se meu blog fosse secreto, não tivesse pessoas conhecidas, talvez mostraria os valores.
    Outra coisa. Um valor pode ser alto pra mim, mas não é pra vc. Vide nosso amigo milionário HM que ainda quer mais! Respeito a vontade dele, mas eu já teria parado de trabalhar, por exemplo.rs

    Por isso optei a pelo menos mostrar a minha taxa de riqueza. É um percentual, mas cada um pode ver o meu percentual e se imaginar se ele estivesse nesse percentual no seu próprio padrão de vida.

    Só não encontrei razões para confrontar sobre o seu terceiro motivo... Talvez precise mostrar os valores mesmo.

    abs!

    ps: É complicado mesmo nossas companheiras pensarem do mesmo jeito nós quanto aos investimentos de longo prazo! Opiniões diferentes, temos que respeitar.rs

    ResponderExcluir
  2. A taxa de riqueza é uma opção bem legal mesmo. E realmente os valores são algo relativo; se tivesse grana como o Heavy Metal acho que já teria parado. Na verdade devo parar com bem menos; digo parar em um sentido relativo.

    Agora as estratégias realmente dependem muito do valor do portfolio. Por exemplo se tivesse um portfolio pequeno iria com certeza investir apenas em ETF e não em ações individuais.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Venha para o lado negro da força kkkk...

    Abracao!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho legal colocar sim os valores pois assim podemos nos identificar melhor com o blog. E é claro que muitos irão invejá-lo como aconteceu com o VR , mas também como eu terão os que passarão a se aproximar mais e a compreender melhor a evolução do seu capital e torcer é claro para o seu sucesso financeiro que é o meu caso pois acompanho e admiro vários blogs: clube do pai rico, valores reais, pequeno investidor, finanças pessoais, efetividade, quero ficar rico,finanças forever, VR, FI, vida boa investimentos... e torço pelo sucesso financeiro de todos pois acredito que todos nós estamos no mesmo caminho e é muito legal compartilharmos os sucessos e os erros durante os percussos de cada um rumo a independência financeira.

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  5. Mais um a se juntar aos "com risco de sequestro". kkkkk

    Parabéns pela iniciativa.

    I40

    ResponderExcluir
  6. Aos amigos: IF, VR, I40, ID e ITM:

    Venham para o lado NEGRO DA FORÇA!!! kkkkkkkkkkkkkkkk - essa foi ótima. Gostaria de compartilhar com vcs este post:
    http://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/2011/04/primeiro-milhao-na-carteira-de-acoes-e.html

    Saibam que antes de criar meu Blog, me espelhei na disciplina de todos vcs e digo mais: hoje o Blog me serve de controle das minhas Finanças!! Passei a ser metódico e criterioso na contabilidade do meu portfólio. Devo isso vcs e ao HC. SDS,

    Lord Darth Heavy Metal Vader

    ResponderExcluir
  7. Heavy Metal,

    Uma dia escreverei um post igual ao seu...

    Abs

    ResponderExcluir
  8. IF,

    Deixo a vc e todos aqui um texto retirado do Blog Viver de Renda:

    "A independência financeira não é uma crença, é um resultado inevitável preenchidos os requisitos necessários (aportes constantes e tempo). Eu, continuarei fazendo meus aportes e esperando pelo inevitável. E você?".

    Todos vcs são VENCEDORES: enxergam além e irão mais longe que pelo menos 98% do povo brasileiro. Não dependerão do INSS para viver, terão a máquina dos juros compostos trabalhando a seu favor, poderão dar educação financeira a seus familiares e amigos de mente aberta para sair da corrida dos ratos. Tenho certeza que eu ainda vou ler o seu post: meu primeiro milhão - seu e dos demais guerreiros financeiros que seguem a disciplina espartana da vida rica, mas frugal.

    As sementes que foram plantadas em nossas mentes e corações, o alerta para que tenhamos tranquilidade financeira no futuro, ninguém tira. Investir virou para mim um hobbie: me dá prazer. Tenho orgulho de poder dividir, aprender e também tentar ensinar algo no meu blog e nos demais onde escrevo. Muito mais aprendi até hoje. Devo muito ao HC e seu blog. Sou grato de coração a alguém que nunca vi e me ajudou muito mais que centenas de pessoas que vejo e convivo todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. Olá Heavy Metal,

    Obrigado pelas palavras de incentivo; gostei muito do seu post no blog principalmente pelo espírito de gratidão.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Senti firmeza no seu ultimo comentário, Heavy Metal !!!!!

    ResponderExcluir
  11. ID,

    Sou otimista por natureza, e além disso, não sou cego. O que cada um de nós descobriu individualmente foi como encontrar nosso pote de ouro. Leio o que todos vcs escrevem e simplesmente é tudo que penso e faço. Hoje parei por uns segundos e fiquei imaginando a jornada de leituras, os livros, o aprendizado, as peças do quebra cabeças que cada um de nós foi juntando para chegar aos mesmos conceitos sobre Independência Financeira, sobre dinheiro, sobre FUTURO que hoje todos temos. Isso, camarada, exigiu sangue, suor e lágrimas. Exigiu sair da regra comum dos abestados dependentes do consumismo louco, do desperdício de tempo e dinheiro e da pobreza tanto financeira quanto espiritual que a imensa maioria da população mundial vive e segue cegamente.

    Vou dar um exemplo simples de como eu penso (quero depois a opinião de vcs): se eu ganhasse hoje uma herança (ex.) de 200.000,00 reais eu imediatamente iria avaliar o melhor lugar, de acordo com meu atual portfólio, para aplicar esta grana. Os outros 99% dos brasileiros iriam comprar um carro novo, roupas, viajar e logo estariam sem os 200.000,00 reais. Também viajo, também gasto, também compro roupas... MAS EU PECHINCHO!!! Eu procuro descontos, eu compro carro com menos de 10.000 KM rodados e ainda com cheiro de novo, viajo muitas vezes com milhas acumuladas e meu cartão de crédito é sem anuidade, eu tenho um portfólio de ativos para sustentar minha velhice ou uma doença grave.
    Ter dinheiro não é quanto se ganha, mas quanto se conserva dele e coloca para render. Seguimos juntos, tem neve sobrando para quem procura no lugar certo.

    ResponderExcluir
  12. Caraca Velho, não sei nem por onde começar. Quantos comentários!!!!!
    Vou começar parabenizando o Inv.e Fin. pelo rendimento de sua carteira neste mês. Parabéns amigo.
    A venda do Ouro eu a considero com sabedoria, pois o ativo rendeu muito no ano passado (2010) e este ano o que acredito que não vá muito longe, tbem acredito que o que vai bombar é a renda Fixa em 2011, com uma taxa de juros nominal a +/- 12% a.a.
    Bom, sobre os valores, te desejo boa sorte. É claro que a estratégia muda com os valores mais altos, porém vale lembra que vc esta na mira dos sequestradores de platão, como bem lembrou I40.kkkkk - sai par lá urucubaca. Deixa eu em paz com meu dinheiro. -
    Parabéns pela coragem de todos aqueles que apresentam valores em seu respectivos blogs.
    Agora Grande Heavy Metal !!!!
    O cara falou muito bem em todos os comentários, vale muito a pena ler os comentários, sempre.
    Quando disse que todos aprendemos algo e tbem podemos ensinar algo, escrevendo em nosso blogs.
    Eu particularmente tbem acompanho todos os blogs dos amigos citados anteriomente, dentro do tempo que disponho.
    Adoro poder ver as rentabilidades mensais. Espero todo dia 01 de cada mês e então poder comentar, comparar as estratégias e valores e tal.
    Isso tudo me fascina, me chama muito atenção o fato de que com valores as carteiras tendem a render mais, não sei porque, mas pode ser impressão minha.
    Abraços a todos os amigos.
    EvertonRic

    ResponderExcluir
  13. Heavy Metal,

    Concordo plenamente com vc. Precisamos aproveitar a vida, mas com sabedoria. Pra mim o dinheiro é uma forma de comprar mais tempo para mim mesmo e para as coisas que gosto de fazer; investindo compro tempo em vez de gastar com superfluos.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela decisão IF. Eu acompanho o blog e normalmente não posto nos que eu acompanho, porém, particularmente achei a decisão sábia e vim parabenizá-lo.
    Sincera e honestamente, eu leio vários blogs, mas já me atentei ao fato que dou mais atenção aos que tem números em reais, pois falam com o público muito melhor quando não estão em percentual. Dá uma maior aplicabilidade ao lado teórico.
    Só lhe aconselharia a ter o máximo de cuidado e manter o anonimato, pois aqui no Brasil vemos pessoas que como eu, admiram e torcem pelo seu avanço e os dos demais que buscam a I.F., mas também pessoas invejosas e de má índole que acham no nosso sucesso oportunidade de fazer o delas (ladrões mesmo rsrsrs).
    Mas o blog nos dá meio que esse poder de "super herois" que se mantém em anonimato no mundo virtual podendo revelar estratégias e números, e dao sangue e suor buscando a I.F. no mundo real.
    Abraço!

    Daniel

    ResponderExcluir
  15. Hehehe....gostei IF, esse é o espírito, mostrar os valores reais a fim de constatar quão inteligente vc está sendo no gerenciamento de sua carteira! Parabéns!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    p.s.: e se tiver uma dica para curar insônia, favor avise-me.....rsrsr

    ResponderExcluir
  16. TENHO 190.000 reais para investir...tou pensando em comnprar um terreno de 20 x 36 DE ESQUINA ( 120.000 a vista ) na PARAIBA e construir casas germinadas para vender...detalhe, seria uma perceria com meu irmão....mas gostaria de ler sugestões e ate propostas para q eu possa dobrar, triplicar, etc este $$$ no menor tempo possivel.

    DETALHE : moro na CHINA ...vou ao BRASIL no inicio de 2012 caso eu faça as casas....

    contato : skype = santistanachina

    email : yanthoor@hotmail.com

    MSN : YANTHOOR@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  17. Olá Anonimo,

    Desculpa mas não tenho experiência neste tipo de empreendimento imobiliário. Se descobrir alguma forma de dobrar ou triplicar o dinheiro rápido não deixe de avisar.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Oi!!! Eu estou vivo sim!!! obrigado por mencionar meu nome! acho que o seu blog ficou beeeeemmmm melhor com os valores abertos!!!

    ResponderExcluir