segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Resultados de Julho/2011


Em Junho eu estava otimista com a bolsa pois os multiplos fundamentalistas estavam baratos e parecia que a crise da Grécia iria se resolver. No início de Julho eu comecei a ficar cada vez mais pessimista com a economia mundial. Quando começaram a circular noticias sobre a dívida da Itália e sobre a ampliação do teto da dívida americana eu percebi que a crise que parecia estar restrita a Grécia estava se tornando em uma crise global; acabei no início do mes vendendo todas as ações e optando por esperar o desenrolar dos fatos.


Aumentei minha posição em Fundos Imobiliários (no NSLU11B) e a maior parte mantive na renda fixa.


Alocação: RF 65%; 
                 FII 35%


FIIs

%
FPAB11
15,89
EURO11
12,76
FLMA11
13,66
FFCI11
14,54
FEXC11B
11,16
NSLU11B
14,83
HCRI11B
4,95
PRSV11
2,02
BCFF11B
2,40
CSBC11
5,40
TRXL11
1,20
FCFL11
1,19


Resultado do Mẽs: 1,05%
Resultado no ano: 0,22%

Patrimônio: R$ 493.500,00

Durante o mês fiz um saque do portfolio; para uma viagem pros Estados Unidos; vou dar a minha contribuição para a melhora da economia americana.

Por sorte a minha análise se mostrou correta e o mercado caiu bastante em julho e agosto.

Atualmente estou analisando o melhor momento para voltar aos mercados de ações. 

Espero não ter decepcionado os colegas mais puristas do Buy&Hold.

Abs



First Rule of Panic: 'Don't Panic, but If you are going to panic, panic early’

34 comentários:

  1. Sinceramente, não entendo sua decisão. Vc é um cara muito indeciso. Vc não tinha aumentado sua posição em ações para 50% para aproveitar o baixo preço das ações? Então por que vender as ações? Erro feio na minha opinião. Toda hora vc vive fazendo mudanças no seu portfolio. Vc já viu quanto o ouro que vc tirou do seu portfolio se valorizou este ano? Vc critica quem tenta acertar o time do mercado, mas se comporta como um. E seu blog que sempre foi um dos meus favoritos já não é como era antes. Espero que seu blog não acabe virando o que virou o blog do "Viver de Renda".

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei surpreso com o fato de ter vendido suas ações IF!

    Isto é, sem dúvida, market timing. Bom que vc acertou desta vez.

    Curioso que estava lendo hoje uma passagem do excelente livro do Gibson que me deu conforto (rs) no fato de eu estar aguentando firme sem vender nada. Fala justamente que o problema de se tentar acertar o bear market é que a recuperação, quando ocorre, geralmente é muito rápida. Se vc errar o momento da volta, achando que se trata de um repique de alta por exemplo, pode acabar perdendo na operação.

    Vale muito a leitura deste pequeno trecho do livro:

    http://aspiranteasombraeaguafresca.blogspot.com/2011/08/market-timing-livro-do-gibson.html

    ResponderExcluir
  3. Prezado IF

    "Espero não ter decepcionado os colegas mais puristas do Buy&Hold."

    Cada um tem sua estratégia, respeito a sua embora possa não concordar ou não segui-la.

    Nenhum de nós está aqui para agradar ao próximo, estamos aqui "reunidos" em Blogs, para discutirmos e aprendermos sobre investimentos e estratégias de alocação de ativos.

    Certo ou erradas, cada um tem a sua.

    Se vc não se sente confortável vendo tudo derreter, saia e volte qdo tudo estiver mais calmo, mas veja que já perdeu uma boa recuperação.

    Eu uso minha pizza de alocação de ativos como base para novos aportes e investimentos, dias atráz, o Bovespa em 48 mil pontos e caindo, eu querendo aportar em RF ou FII, fui "obrigado" a aportar em RV pois a pizza de alocação mandava fazer isso.

    O curioso é que qto mais baixo o mercado, mais aporto em RV e quanto mais alto o mercado, aporto pouco ou nada em RV, seguindo esta direção, compro na baixa e não compro na alta.

    Quem sou eu para dizer que vc está errado ou certo, só acho que vc deve ter um método e segui-lo, independente do que aconteça.

    abraço e sucesso

    I40

    ResponderExcluir
  4. Com o passar do tempo vamos nos conhecendo melhor. Acho que cada tipo de investimento se adequa melhor a um determinado tipo de personalidade. Acho que me adequo melhor a um perfil mais ativo. Num cenário de rápidas mudanças é preciso muitas vezes se adaptar.

    Realmente é dificil acertar o retorno correto mas se comprar em qualquer ponto abaixo de 60.000 pontos no IBOV já estou no lucro.

    Veja meu post antigo e verá que isto já era parte da minha estratégia a longo tempo.

    http://investimentosefinancas.blogspot.com/2009/09/o-que-aprendi-com-crise.html

    Quanto ao ouro, minha opnião é a mesma: que ele não acrescenta muito a um portfolio que já tem um percentual alto em imóveis.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. IF,

    Acertou o timing. Agora é esperar o fundo do poço, comprar novamente, e lucrar muiiitooooo.

    Boa sorte.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Acertou o timing? Comprar na alta e vender na baixa é acertar o timing? Mudaram a definição agora? Simplesmente não dá para acreditar no que estou lendo. Pensei que este blog era sobre investimentos. Onde estão os leitores que faziam comentários inteligentes neste blog?

    ResponderExcluir
  7. Anonimo,

    Vendi BOVA11 em 59,49 e posso recomprar agora a 53,32 um numero bem maior de cotas. Simples!

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Apesar de sabermos de não se vender na baixa, você acertou o timing sim, pois saiu antes da grande queda. Agora é só esperar o repique da bolsa (que eu creio já está chegando, para comprar na curva ascendente). Parabéns pelo sangue frio e percepção acurada. Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por ter acertado!

    Na minicrise do ano passado eu pensei como você e desfiz minha posição em ações. Vendi no fundo do poço e acabei levando prejuízo.

    Nesse ano eu não vendi mas reforcei minha posição em ações (PIBB) em dois momentos: 100 PIBBs em 20/7 a 83.5, operação na qual ainda estou perdendo dinheiro, e mais 200 em 10/8 a 71, nesse estou ganhando alguma coisa.

    O importante é ser ganancioso quando estão em pânico.

    ResponderExcluir
  10. IF,

    meu interesse é puramente de aprendizagem e de troca de idéias, não entenda como depreciação da tua estratégia, de modo algum, até porque já posto no teu blog há um tempo razoável para querer fazer isso e não é do feitio.

    No entanto, eu sou obrigado a fazer algumas considerações à estratégia do amigo blogueiro.

    1- Quando vc vendeu as cotas de ETF e as ações vc chegou a ultrapassar o limite de isenção de 20.000,00/mês? Se sim, vc, em tese, deverá pagar IR. Fez um cálculo para saber qual seria o ponto de entrada em cota de ETF (presumindo que somente comprará ETF daqui para frente) já com a consideração do custo do IR? Isso é de extrema importância, pois, de acordo com o tamanho do estoque de IR que vc estava carregando, terás que, em tese, desembolsar bastante dinheiro. Esse é o problema do custo do giro do dinheiro.

    2- É muito difícil tomar essa decisão de venda com base na análise macro-econômica. Como você mesmo disse em um post acima citado: "a grande maioria dos analistas e economistas não sabem de nada". Será que o bear da Bolsa brasileira pode não ser simplesmente ficar de lado por um bom tempo, enquanto os múltiplos vão ficando mais atrativos? É muito difícil dizer que o cavalo passará encilhado. Entenda-se por encilhado: um novo e grande double dip, como diz o Roubini - e olha que já li o último livro dele e acredito que as opiniões dele são muito sensatas. Pode ser que esse cavalo nunca mais apareça e vc perdeu a oportunidade de comprar ações quando a bolsa estava de lado. Ninguém tem como adivinhar o futuro.

    3- Tens toda razão em dizer que o teu perfil se tornou (mais) ativo, porque isso foge totalmente às regras do investimento passivo pregado por Bogle, por exemplo. Vc, com a análise macro-econômica, tenta, na verdade, superar a rentabilidade média do mercado. Terás, se bem sucedido, uma rentabilidade bem maior do que aquele que está comprado (ou colado, com ações individuais) em algum índice e dele não se desfez. O problema é, novamente, acertar o futuro para poder superar a média.

    4- Será que a estratégia da pizza de alocação de ativos, acima explicada pelo colega IF40 e pregada pelo Ferri, não seria mais segura para se atingir a aposentadoria do que tentar adivinhar os movimentos do mercado sob a perspectiva macro-econômica?

    Apenas, como disse, um brainstorming para debatermos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Deuteron,

    Vou fazer as contas detalhadas mas o IR que tinha para pagar já paguei previamente. Há pouco mais de um ano vendi os ETFs para montar uma carteira de ação. Na época paguei IR. Durante a época que tive a carteira de ações (1 ano) fui girando a carteira com vendas abaixo de 20K/mes e quando me desfiz das ações não tinha IR. Recomprei os ETFs com BOVA11 em 63 e vendi nos 59,49. Assim devo ter algum prejuizo a compensar.

    A estratégia de pizza é ótima e na grande maioria das vezes não vai compensar arriscar uma venda pra tentar recomprar em baixo; exceto em grandes crises, como esta.

    Não sou um bom analista macro-economico, mas acompanho de perto alguns que são excepcionais. Foi que isto que me permitiu sair na hora certa. Havia risco de perder uma alta e recuperação da bolsa? Sim. Foi um risco que resolvi assumir.

    ResponderExcluir
  12. Olá estou começando um blog no estilo acompanhe minha carteira e te adicionei nos favoritos ok?
    Um abraço

    oinvestidoranonimo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu acho muito interessante o tipo de investimento e a estratégia de cada investidor individual. O market timing do amigo IF foi muito bom, pois, se tivesse vendido agora pós 8.8, o prejuízo teria sido bastante grande.

    O importante é continuar traçando estratégias e refinarmos nossos métodos de investimentos à medida que mais dados vão entrando em nosso cérebro (imput).

    Quanto a voltar à Bolsa, há várias opções: comprar tudo de uma vez, praticar DCA, VA ou CS, enfim, opções não faltam. O importante é ter disciplina e sangue frio!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Um blog de investimento a menos para seguir... uma pena!

    ResponderExcluir
  15. IF

    Vc podia selecionar uma opção no painel do Blog, onde anônimos não possam escrever, assim não precisamos ficar lendo besteiras e faniquitos de anônimos.

    abraço

    I40

    ResponderExcluir
  16. IF,

    só por curiosidade e para fins de eventual acompanhamento, quem seriam esses analistas que vc acompanha? Mesmo não adotando o market timing como tática, leitura sobre essa crise nunca é demais.

    Mas volto àquela pergunta de 1 milhão de dólares sobre a crise. O diagnóstico é simples e quase unânime: crise grave. Prognóstico: ninguém sabe. Uma vez aberta a "caixa de Pandora", sabe-se como a história começou mas não se sabe como ela terminará.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Ótimas colocações Deutron,

    Só uma observação: ETFs não tem isenção fiscal dos 20k como as ações. Mas no caso do IF não fará diferença como ele bem explicou.

    Não acho tão arriscado agora que vc escapou da queda mais acentuada de agosto IF. O problema é fazer do market timing um hábito achando que seguindo os gurus certos pode antecipar o mercado. Em uma próxima oportunidade pode dar (muito) errado o que pode por a perder os ganhos que vc provavelmente terá desta vez. Esse enredo é muito manjado e descrito a exaustão nos livros com foco em B&H que vc conhece bem eu sei.

    Também me parece antagônico, sempre na humilde opinião de quem se considera menos experiente do que vc, trocar ações por ETFs para se ter mais tempo para dedicar a profissão e ao mesmo tempo ficar tentando se antecipar ao mercado o que vai exigir tempo e dedicação do investidor. Não concorda ?

    De qualquer forma acho que vc foi bem feliz desta vez. Só que talvez fosse interessante colocar o aviso no post: "Não tentem isso em casa crianças!" rsrs

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Anonimo, Vendi BOVA11 em 59,49 e posso recomprar agora a 53,32 um numero bem maior de cotas. Simples! Abs"

    Mas vc esqueceu de falar que tinha comprado BOVA11 a 63. Comprou a 63 e vendeu a 59. Por acaso eu estou errado em afirmar que vc comprou na alta e vendeu na baixa? E ainda tem leitor que diz que vc acertou o timing. Fala sério.

    O meu comentário pode parecer meio duro, mas lhe garanto que minha intenção é discutir estratégias de investimentos. Afinal, um bom profissional que tenho certeza que vc é, também tem que saber ouvir críticas, não acha?

    I40, discordo da sua idéia de apagar comentários anônimos, a menos que não tenham nada a ver com o assunto aqui. Ou vc julga um livro pela capa e não pelo conteúdo?

    IF, os leitores Deuteron e Major levantaram questões que vc não deveria desprezar. Aliás, esses 2 sempre fazem comentários inteligentes nos blogs que acompanho. Não são comentários vázios como a maioria faz tipo: "Parabéns IF mais um mês positivo. Isso aí."

    Engraçado que o pessoal te elogia por ter "acertado o timing" das ações, mas ninguém te crítica por ter errado ao vender todo o ouro do portfolio. Vc diz que o ouro não acrescenta muita coisa num portfolio com alta posição em imóveis. Discordo, isso aí é achismo seu. Me apresente um paper que prove isso que vc disse. Se vc leu o tópico inteiro de discussão sobre o ouro no forum do IA como eu li, jamais eliminaria o ouro do portfolio.

    http://forum.investidoragressivo.com/viewtopic.php?t=1401&title=[Metais-]-OURO

    E vc já fez a maior lambança no seu portfolio, vc primeiro tinha ETFs, aí vendeu e comprou ações, depois vendeu ações e comprou ETFs novamente, e agora vendeu tudo. Já calculou o custo em IR dessa operação toda? O Viver de Renda já mostrou no blog dele que se deve girar o mínimo o portfolio, se possível 1 vez ao ano.

    Vc já entrou em contradição várias vezes aqui, vc critica a AT e AF por tentarem prever o futuro, mas ao mesmo tempo vc atua como inv. ativo. Já criticou inúmeras vezes os analistas, mas segundo seu último comentário, saiu da posição em ações porque seguiu o conselho de um analista "excepcional".

    E o Major fez talvez a pergunta mais importante de todas aqui: Vc trocou suas ações por ETFs justamente para se dedicar a sua profissão e atuar como inv. passivo, mas no entanto vc tenta acertar o TIME do mercado toda hora. A verdade é que vc se comporta com um especulador de curto prazo, isso sim. Vc não pratica Asset Alocation coisa nenhuma. Nunca vi vc apresentar nenhuma correlação entre ativos aqui. Não é porque vc investe em classes diferentes de ativos que pratica AA. A "mágica" da Alocação de Ativos ocorre no balanceamento do portfolio, mas infelizmente vc nunca se beneficiou disso porque antes do balanceamento vc tenta se antecipar ao mercado mexendo no portfolio.

    Vejo muita gente dizendo que faz Asset Allocation só porque investem em classes diferentes de ativos. Leiam Ferri e Bernstein antes de falarem uma besteira dessas.

    IF eu acho que vc ainda não descobriu qual o seu verdadeiro perfil de investidor. Eu posso ter feito duras criticas aqui, mas se não concordas com algo que eu disse, me prove que estou errado. Abs.

    ResponderExcluir
  19. Olá Anonimo,

    Todas as criticas sã bem vindas.

    O primeiro ponto que gostaria de destacar é que eu não sou nenhum seguidor fanático de Bogle, Bernstein, Ferri ou qualquer outro, apesar de concordar com várias das coisas que eles ensinam. Eu sou um livre pensador. Aqui no blog eu procuro analisar várias estratégias, como a análise técnica, fundamentalista, a asset allocation, a teoria dos mercados eficientes, entre outras; vendo seus pontos fortes e fracos, e procuro incorporar o que há de bom em cada uma delas. Obviamente posso estar errado em minhas interpretações e não me julgo dono da verdade. Não existe uma estratégia perfeita, que funcione bem para todo mundo e em todas as ocasiões. Também tenho uma mente aberta e ao passo que vou aprendendo mais eu não hesito em mudar de opnião se necessário. Acho que me adapto mais a uma postura mais ativa. Reservo-me ao direito de fazer o que acho melhor para preservar o meu patrimônio, construído com muito esforço e trabalho.

    Dito isto desde o inicio do blog eu procurei focar a importância da analise macro-economica, desde o terceiro post (http://investimentosefinancas.blogspot.com/2009/07/cenario-macroeconomico.html); em vários posts que estão no Tag “economia” discorri sobre as condições socio-econômicas graves em que se encontra a economia mundial. No post “Montando uma estratégia sólida” (http://investimentosefinancas.blogspot.com/2009/08/montando-uma-estrategia-solida.html) comentei que a base de uma estratégia sólida era a analise macro-econômica. E no post “O que aprendi com a crise de 2008” (http://investimentosefinancas.blogspot.com/2009/09/o-que-aprendi-com-crise.html) eu destaquei a superioridade da macro-economia e que em determinadas situações pode ser vantajoso vender suas ações e recomprar mais em baixo. Obviamente este tipo de estratégia śo deve ser usada excepcionalmente.

    Tentar prever o futuro é diferente de acompanhar os eventos presentes. A economia mundial está na maior crise desde 1929. Europa, EUA e Japão tem dívidas enormes. Alguns bancos Europeus estão a beira da falencia. Os EUA está a beira de uma recessão. Em um cenário destes as perspectivas do mercado de ações não podem ser boas. Foi sorte? Talvez. Mas a sorte ajuda aqueles que estão preparados.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Que bela discussão!
    Estou gostando de ver!
    Blog é para isso mesmo... botar a cara pra bater.
    Refletir sobre nossos erros e acertos.
    Investir é mais do que simplesmente acumular dinheiro. Nós acabamos aprendendo mais sobre nós mesmos, nossos comportamentos e cuidando mais do nosso presente e futuro.

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. IF,

    afinal, poderia dizer qual o nome dos analistas macro-econômicos?

    Ab!

    ResponderExcluir
  22. Que grande debate! Bom saber que os blogs são usados para esse tipo de discussão.

    http://www.encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. IF

    Embora não concorde com a forma ríspida que o Anônimo começou a discussão, concordo completamente com a argumentação dele.

    Qto menos movimentar a carteira, melhor.

    abraço

    I40

    ResponderExcluir
  24. Deuteron,

    O melhor de todos na minha opnião é o Mike Shedlock (http://globaleconomicanalysis.blogspot.com/); leia também o site Zero Hedge que é um tipo de wikileaks; Nacional eu gosto do Alexandre Povoa do Modal.

    Abs

    ResponderExcluir
  25. I40,

    Em situações normais eu concordo com voce...

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Caro IF,

    Te desejo SORTE na nova modificação, eu não faço isso mas respeito sua postura. Agora, o FODA é TER QUE DAR EXPLICAÇÕES A CERTOS POBRES E IMBECIS. Receber perguntas, é uma coisa, mas acusações infundadas é FLÓRIDA. Tem um sujeitinho, no mínimo office-boy favelado e com raiva do patrão, que resolveu dizer que eu vivo fazendo compras e vendas em meu portfólio... detonou você, o I40, o Evertonric..
    Porra, vendo opções e compro ativos todos os meses. Uma única vez eu vendi parte de EURO 11 em carteira com 15% de lucro (fora os dividendos recebidos) para comprar outros ativos... o Zé Cú encrespou que eu vivo modificando minha Carteira. Putz, eu publico cada compra de ativos, cada venda de opções (isso quando eu vendo!), todo santo mês. Qualquer um pode ir no meu Blog e ler o que faço... não preciso mentir se eu escrevo o que faço, seria no mínimo BURRICE. Mas inveja é assim mesmo, geralmente pessoas mal amadas ou com sérios problemas sexuais tentam dar vazão aos seus infortúnios ENCHENDO O SACO DOS OUTROS.

    Concordo em filtrar anônimos, no meu Blog eles não entram. Isso é coisa de COVARDE.

    ResponderExcluir
  27. Em tempo: foi no Blog do VR, dá uma lida lá.

    ResponderExcluir
  28. Heavy Metal,

    Vc é um vencedor cara! Relaxa com as críticas. Faz parte!

    Se puder me mandar um email (invfin@hotmail.com) ou me passa um email seu que eu preciso te passar uma informação.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Atençao: Nenhum comentário desrespeitoso de nenhum tipo e nem dirigido a ninguem será tolerado e serão todos apagados!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. “A cada nova onda de otimismo ou pessimismo, nós estamos prontos para abandonar princípios testados historicamente e que resistiram ao tempo para mergulharmos fundo, e sem questionamentos, naquelas atitudes que irão justamente mais nos prejudicar”
    Benjamin Graham

    ResponderExcluir
  32. Top fechamento se nessa época estava assim hoje deve estar muito melhor esta de parabéns

    ResponderExcluir
  33. Fechamento não muito bom mas acredito que poderá ficar melhor.
    https://viversodeblog.com/

    ResponderExcluir
  34. O negocio esta melhorando mas ainda esta devagar mas vamos para frente os resultados vai chegar e vamos viver de renda extra

    ResponderExcluir