domingo, 28 de agosto de 2011

Analisando o Presente

É impossível prever o futuro com exatidão, mas é possível analisar o momento presente e tirar conclusões que podem nos auxiliar na nossa jornada. Ao analisar uma grande quantidade de dados atuais como a velocidade dos ventos, a umidade do ar, entre outros, os meteorologistas podem prever com uma certa margem de erro se vai chover ou não. Óbvio que a previsão pode sair errada, mas é mais seguro levar um guarda-chuva se formos avisados de uma possivel tempestade, ou até não sair de casa. A economia, como o clima, é um sistema dinâmico e complexo, com muitas variáveis e que por isto é muito difícil de analisar, mas nem por isto devemos desprezar o estudo da economia.

Alguns eventos e situações trazem consequências de longo-prazo; existe também uma relação de causa e efeito entre algumas variáveis; então muitas vezes ao analisar determinados fatos  podemos ter uma idéia do que pode acontecer no futuro. Se uma pessoa é diagnosticado com um cancer avançado o médico pode muitas vezes fazer um prognóstico de quanto tempo de vida aproximadamente a pessoa tenha. Evidentemente o médico não sabe o futuro e existe uma margem de erro no prognóstico; pode ser que em pouco tempo apareça um novo tratamento; mas em uma média o médico vai estar certo. Da mesma forma se um determinado país, como a grécia, tem uma dívida muito alta, muito acima do PIB do país, os economistas conseguem "prever" vários cenários que podem acontecer com o país: o país vai ter que "apertar o cinto" para pagar as dívidas com aumento dos impostos, restrição do credito, desemprego, recessão; isto vai causar muitos protestos da população e existe um risco de calote da dívida. O fato da dívida muito alta permite "predizer" vários eventos futuros com certa margem de erro. Obviamente não da pra prever a data em que a grécia vai dar calote, por exemplo; mas da pra ter uma boa idéia geral da direção mais provável da economia.

Especialmente nos dias atuais é importante estarmos atentos ao desenrolar da economia, pois vivemos em um período de grandes mudanças, de transição. As grandes economias desenvolvidas dos Estados Unidos, Europa e Japão estão muito endividadas, de uma forma insustentável; a população mundial está envelhecendo; estamos entrando na época do Pico do Petróleo; uma população mundial enorme tem trazido grande pressão sobre o preço dos alimentos. Ou seja o Estado falido, com menos receitas, maiores despesas com saúde e com combustivel e alimento caros. Em um cenário assim a competição por recursos, mercados e empregos será cada vez maior e vai sobreviver o mais adaptado.

Estamos a beira de uma grande recessão mundial. As quedas recentes na bolsa representam uma reprecificação dos ativos para um ambiente de menor crescimento. Em um mundo de recursos limitados precisamos mudar a mentalidade de uma economia baseada em débito e crescimento para uma economia baseada em sustentabilidade.

5 comentários:

  1. Acho que a bolsa sempre vai tentar antecipar os acontecimentos econômicos. Um exemplo caseiro está na análise do PIB. Pra sair da crise em 2008 o governo brasileiro gastou como nunca, afrouxou a política monetária e deu incentivos fiscais. O mercado consumidor explodiu e as empresas lucraram como nunca em 2010, o crescimento foi de 7,5% e percebendo esta perspectiva (além de preços baixos) o Ibovespa disparou em 2009 fechando como a melhor aplicação do mundo. Agora o mercado está antecipando uma desaceleração da economia mundial, só no Brasil o crescimento deve ser 50% menor do que o ano passado, se chegar a 4% esse ano vai estar bom demais. Isso tem atrapalhado o desempenho do Ibovespa na minha opinão.

    Agora sobre Europa, Estados Unidos e Japão o buraco é bem mais em baixo, nós já passamos por isso no passado e o tempo não foi muito nosso amigo. Os mais otimistas com a situação na Europa projetam melhoras para daqui a 2 ou 3 anos no mínimo. Déficit fiscal não é brincadeira, o único jeito de tirar o Estado da berlinda é sacrificando a própria economia.

    ResponderExcluir
  2. IF

    Apesar de apreciar muito seus artigos, tenho que discordar em algumas partes.

    "A economia, como o clima, é um sistema dinâmico e complexo, com muitas variáveis e que por isto é muito difícil de analisar, mas nem por isto devemos desprezar o estudo da economia."

    Achei um pouco tendencioso de sua parte comparar economia com clima. A previsão do tempo é talvez a única ciência que existe hoje capaz de prever em um período de até 3 dias como estará o tempo com uma margem de erro muito pequena. Já a economia, por sua vez, não possui a mesma probabilidade de acerto. Você pode induzir o leitor a acreditar que a margem de erro das duas é a mesma, o que não é verdade.

    "...estamos entrando na época do Pico do Petróleo..."

    Será? Existem muitos estudos contraditórios a respeito disto.

    De resto, o seu alerta é válido e o comentário do FI complementou bem o seu texto.

    ResponderExcluir
  3. "Déficit fiscal não é brincadeira, o único jeito de tirar o Estado da berlinda é sacrificando a própria economia."

    O único jeito de salvar a econimia é sacrificando o estado.

    ResponderExcluir
  4. Anonimo,

    A comparação entre economia e clima é pelo fato de ambos serem sistemas dinâmicos e complexos.

    Sobre o pico do petroleo, como justifica o mundo a beira de uma grande recessão e o petroelo em niveis altissimos (USS 87/barril; Brent USS 112/barril) ?? É só aguardarmos e o tempo vai esclarecer isto.

    Abs

    ResponderExcluir