quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Revendo o orçamento

Estava revendo o meu orçamento doméstico (uso uma planilha personalizada) e analisando minhas despesas mensais e vi que havia vários pontos em que poderia fazer algumas melhoras:

1. Vi que tinha conta em 3 bancos diferentes; na época abri conta nestes bancos pois um oferecia um fundo multimercado interessante (na época em que eu achava válido investir em um fundo multimercado) e no outro banco eu usava o home-broker. Mas já à algum tempo vi que não precisava de mais que uma conta. Só não vinha tendo tempo nem energia mental para fechar estas contas e acabava pagando muitas tarifas. Agora fechei uma das contas e devo fechar a outra em breve. Pelo menos R$ 40,00 a menos de tarifas bancárias.

2. Estou transferindo a custódia de meus ativos da corretora do banco para outra corretora em que tenho tarifas ligeiramente melhores e um home-broker melhor (não que eu vá usar muito). Mas o principal é que isto me permite fechar a conta no banco.

3. Estava pagando uma tarifa alta do provedor da internet (na verdade um serviço desnecessário, mas que é obrigatório por lei). Liguei lá e consegui um plano melhor; economia de R$ 20,00.

4. Também estava pagando uma tarifa alta de TV por assinatura. Eu particularmente assito muito pouco, mas minha esposa gosta, então não pude simplesmente cancelar. Consegui tambem negociar um pacote mais barato e que atende bem nossas necessidades. Economia de R$ 40,00.

5. Eu e minha esposa gostamos muito de assistir filmes. Resolvi então me cadastrar em uma locadora online (Netmovies) em que consigo alugar filmes com um preço mais barato.

6. Resolvi cancelar um seguro de vida que pago mensalmente. O motivo é que ao analisar melhor vi que não preciso, pois Não tenho filhos; minha esposa não depende financeiramente de mim e em uma eventual fatalidade os ativos que vou deixar para ela são maiores que o que o seguro pagaria; então de maneira alguma ela ficará desamparada. Economia de R$ 153,00 mensais

7. Estou revendo o meu plano de saúde. Tenho um bom plano de saúde e acredito que é uma despesa necessária e importante. Uma opção interessante que estou analisando é mudar para um plano que só cobre despesas hospitalares, que são realmente as grandes despesas, não cobrindo porém consultas e exames de rotina. A economia seria grande, basicamente de 50% da mensalidade do plano de saúde. E eventuais despesas com consultas esporádicas e exames seriam cobertas por um fundo de emergência. Estou analisando. Na verdade muitos médicos não aceitam planos de saúde e voce precisa pagar a consulta particular mesmo.

8. Outra coisa é mudar o meu plano de celular. Pago um pacote de dados para acesso a internet no celular que realmente é algo desnecessário, visto que tenho acesso a internet em casa e no trabalho. Então vou cancelar este pacote de dados. Economia de R$ 40,00.

É isto. Pequenas mudanças que representam em conjunto uma economia razoável e que não vão mudar em nada minha qualidade de vida.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! :D



    Eu tb venho fazendo uma revisão completa em minhas despesas pessoais nos últimos meses, e os resultados têm sido particularmente ótimos!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Hotmar.
    Faz anos que acompanho meu orçamento mensal mas sempre achamos lugar para melhoras.

    ResponderExcluir
  3. Excelente... some tudo, multiplique por 12 + custo de oportunidade e teremos uma diferença bem razoável... parabéns mesmo!

    Não sabia q podia se fazer isso com plano de saúde; qual o seu?

    ResponderExcluir
  4. Meu plano de Saúde é da Sul América; considero um bom plano aqui em São Paulo. A Sul América tem uma opção de plano chamado hospitalar, que só cobre despesas hospitalares. Ontem fiz a mudança do plano. Acredito que para pessoas jovens, com boa saúde, que se cuidam e junto com uma reserva de emergencia para cubrir eventuais consultas e exames é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  5. Investimentos, uma sugestão para reflexão: considera a possibilidade de ter um seguro de acidentes pessoais que cubra eventos como invalidez permanente e morte acidental. Fiz uma pesquisa recente e constatei que os seguros de vida em geral são muito caros para a cobertura de morte natural.

    Já os API (acidentes pessoais individual) oferecem uma relação custo/benefício mais atraente. As mensalidades variam de R$ 30 a R$ 50 nos grandes bancos (Itaú, Bradesco, Santander), e a cobertura de acidentes que causem invalidez permanente / morte acidental fica na faixa de R$ 100 a R$ 200 mil.

    Sob certo ângulo, a invalidez permanente chega a ser pior que a morte, pois os custos de manutenção de uma pessoa inválida/doente em casa são muito altos, e o seguro se destina a cobrir parte dessas despesas, que normalmente se prolongam durante toda a vida de uma pessoa - a morte é um evento de efeitos instantâneos, já a invalidez traz custos que se perpetuam no tempo.

    Seu perfil é parecido com o meu - jovem, sem dependentes, de boa saúde - de modo que um seguro pode ser uma alternativa apenas para ampliação da rede de cobertura - já boa na essência, com as reservas de emergência e planos de saúde hospitalares.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir