terça-feira, 23 de junho de 2009

Receita básica

Os pontos básicos para o sucesso financeiro não são nenhum segredo; pelo contrário, se encaixam mais naqueles assuntos que todo mundo sabe, mas que a maioria acaba não pondo em prática. De uma maneira bem simplista seriam:

1. Invista na sua formação profissional
2. Procure trabalhar em algo que voce goste e lhe de prazer
3. Gaste menos do que voce recebe
4. Poupe a diferença
5. Pague suas dividas e mantenha-se sem dividas
6. Invista as suas economias de maneira inteligente
7. Amplie sua educação financeira
9. Cuide da sua saúde; alimente-se bem e faça exercicios regularmente
10. Procure aproveitar a vida e ser feliz

domingo, 21 de junho de 2009

Fatores que definem a rentabilidade de um investimento

Existem basicamente 3 fatores que estão diretamente ligados a rentabilidade de um investimento:

1. Capital: quanto dinheiro você possui
2. Taxa de juros: quanto o seu dinheiro rende
3. Tempo: quanto tempo o seu dinheiro vai render

Cada um destes fatores tem uma relação direta com o rendimento final, ou seja quanto maior, melhor. Quanto mais capital você tiver, melhor. Quanto maior a taxa de juros que o seu dinheiro rende, melhor. E quanto maior o tempo, maior será o rendimento.

Além disto, quanto maior for um destes fatores, menores podem ser os outros. Ou seja, se você tem muito capital, poderá mesmo com uma taxa de juros menor ter um bom rendimento. E se você tem um longo período de tempo de investimento pode ter um excelente resultado mesmo se tiver pouco capital. E se conseguir uma grande taxa de juros poderá ganhar muito dinheiro mesmo com pouco capital.

Tendo isto em mente, é fácil entender que o melhor investimento para uma determinada pessoa depende do seu objetivo, de quanto capital tem disponivel e de quanto tempo tem para alcançar este objetivo. Alem disto, outro fator importante é qual o nivel de risco que esta pessoa está disposta a aceitar para alcançar este objetivo.

Objetivos

Olá a todos. Este blog tem por objetivo discutir vários tópicos ligados a macro e microeconomia, finanças pessoais, investimentos, bolsa de valores, ações, opções, futuros, câmbio, commodities, e investimentos imobiliários. Tambem trarei sugestões de sites e livros interessantes ligados ao assunto.

Infelizmente existe um grande nivel de ignorância e de desinformação neste assunto e espero que este blog possa ajudar a lançar um pouco de luz neste assunto tão importante para todos.